terça-feira, março 21, 2006

ENCONTRO REPENTISTA/AO DESAFIO- V EXPOSIÇÃO REGIONAL DO LIMÃO


Nos dias 13 e 14 de Maio de 2006, na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana terá lugar a V Exposição Regional do Limão, e nesta edição está integrado um Encontro Repentista/ Ao Desafio.

A V Exposição Regional do Limão pretende reforçar o seu papel na preservação e valorização dos hábitos e usos tradicionais. Sendo assim, no dia 14 de Maio terá lugar o Encontro Repentista/ Ao Desafio onde se pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa Região para que possam dar o seu contributo neste encontro.

A participação de cada grupo terá a duração de cerca de 10min e a organização garante acompanhamento musical para os grupos que não disponham de suporte musical.
Perde-se no tempo algumas formas musicais A Mourisca, o Xaramba, o Bailinho, os Cantos Religiosos e as Cantigas de Roda.

As variantes orais, continuam a ter no dia de hoje lugar nos arraiais e nos convívios, e contamos que a V Exposição Regional do Limão possa ser palco do exemplo na valorização dos repentistas e dos seus saberes.

Importa cada vez mais preservar a identidade cultural dos povos e essencialmente das gerações passadas. A identidade cultural do povo madeirense deve ser mantida e o Encontro Repentista/ Ao Desafio é um esforço que certamente contribuirá para preservar ao longo das gerações os saberes e vivências do nosso povo, no que concerne à musica por intuição e ao canto por improviso. As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 28 de Abril de 2006. Gratos pela colaboração.

Contactos/ Inscrições e esclarecimentos:
Tel: 291572026 / 962488561/ 291573411Fax: 291573801/ 291573411


e-mail: casapovoilha@mail.telepac.pt
Página: www.casadopovodailha.com

Blog: http://casapovoilha.blogspot.com

segunda-feira, março 20, 2006

TORNEIO "AMIGOS DA ILHA"


No passado dia 19 de Março de 2006 teve lugar na Freguesia da Ilha, por organização da Casa do Povo e do Clube Desportivo local o torneio "Amigos da Ilha". Este torneio contou com 4 equipas e juntou cerca de 30 jovens em torno da prática de desporto saudável.
A equipa vencedora foi "Amigos da Ilha", em 2º Lugar ficou "Diário de Notícias", em 3º Lugar o Clube Desportivo da Ilha e em 4º Lugar a Casa do Povo da Ilha.
Este torneio insere-se no objecto desta Casa do Povo, na promoção do lazer e de estilos de vida saudáveis.

AT

sábado, março 18, 2006

“Ciclos de Vida” em exposição na Ilha




Está patente ao público, desde o passado dia 13, na Casa do Povo da Ilha, a exposição "Ciclos de Vida". Inserida na inauguração do Núcleo Museológico da Casa do Povo da Ilha, um espaço no Município de Santana onde estarão patentes diversas exposições ao longo do tempo e ao longo do ano de 2006, esta iniciativa da Casa do Povo local insere-se numa das conclusões da XI Semana Cultural da Ilha em tornar o Centro Cívico da Ilha um Centro Etnográfico e cultural. A inauguração da exposição de fotografias e utensílios ligados à tradicional tosquia das ovelhas, contou com a presença de diversas entidades, tendo sido “aberta”com uma palestra proferida por Nélio Nunes, director da Casa da Cultura de Santa Cruz, que abordou a importância da dinamização de espaços culturais, bem como, da importância da preservação e valorização cultural numa sociedade cada vez mais globalizada. Este responsável relembrou que nos dias que correm urge estar atentos ao dia-a-dia e à história das nossas populações, para que não se perca de uma dia para outro as nossas vivências e conhecimentos. Evidenciou que os espaços culturais e de exposição podem elucidar as pessoas e poderão servir de elementos pedagógicos fundamentais para o desenvolvimento das crianças e jovens da nossa Região. Por seu turno, Nuno Maciel, vice-presidente da ADRAMA também reforçou o facto desta exposição "Ciclos de Vida" estar inserida no plano de acção da ADRAMA, e que importa cada vez mais preservar a identidade cultural dos povos e essencialmente das gerações passadas. Segundo o mesmo, a identidade cultural do povo madeirense deve ser mantida e este esforço da ADRAMA e da Casa do Povo da Ilha são esforços que se inserem no quadro das competências das instituições e que certamente preservam ao longo das gerações os saberes e vivências do mundo rural. A ADRAMA sendo uma instituição do meio rural e que serve instituições do meio rural através desta iniciativa pretende reforçar a importância do saber popular e da tradição como testemunho para as gerações mais jovens e vindouras. Aquela exposição pode ser visitada até ao dia 13 de Abril das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 20h nas instalações da Casa do Povo da Ilha. Como refere o presidente da Direcção da Casa do Povo da Ilha, «este espaço pretende oferecer uma panóplia de cenários da vida quotidiana, das zonas rurais, ainda possíveis de captar pelos olhares "urbanos" mais atentos às vivências genuínas e francas destas gentes que, perspectivando o futuro, não negam a autenticidade dos saberes e da cultura que lhes foram legados». A Casa do Povo da Ilha aproveita para convidar a população do Município de Santana e não só, a visitar esta exposição que é um contributo para enriquecer sobre as raízes e as vivências do povo madeirense ao longo dos tempos".

In JM, 2006-03-16

Ilha promove mostra "Ciclos de Vida




A Casa do Povo da Ilha abriu no dia de ontem na sua sede uma exposição denominada "Ciclos de Vida". Esta é uma exposição da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, ADRAMA que envolve quarenta fotografias das tradicionais tosquias das ovelhas e alguns utensílios de tecelagem.

A exposição em causa mostra uma panóplia de cenários da vida quotidiana das zonas rurais particularmente ligadas às tosquias e aos cuidados com a lã e estará patente ao público até ao dia 13 de Abril de 2006, no horário de expediente daquela instituição, ou seja, entre as 9h e as 12h30m e as 14h e as 20h.

A iniciativa segundo António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha insere-se na criação de um núcleo museológico naquela instituição, espaço esse que pretende ser também uma zona de debates sobre as diversas exposições que estão previstas para o corrente ano. Os artistas e personalidades convidadas podem deixar as suas impressões sobre as suas vivências no campo artístico ou ainda debaterem a importância dos espaços onde habitualmente se realizam estes mesmos eventos.

A abertura da exposição "Ciclos de Vida" contou com a presença de Nélio Nunes, director da Casa da Cultura de Santa Cruz que abordou a importância daquela instituição na dinamização cultural junto das populações.

In DN, 2006-03-15

Alcoolismo debatido na freguesia da Ilha





A Casa do Povo da Ilha promoveu no dia de ontem uma acção de sensibilização subordinada ao tema "Malefícios do Álcool", acção que teve como oradores Jaime Vasconcelos, presidente da Associação Anti-alcoólica da Madeira, e Helena Rodrigues, assistente social no concelho de Santana.
Em debate esteve um problema social, o alcoolismo que afecta muitas famílias na Madeira e que no concelho de Santana não foge à regra e tem também uma grande prevalência, com as habituais consequências no seio familiar, laboral e social.
Jaime Vasconcelos, presidente da Associação Anti-alcoólica da Madeira, levou o seu testemunho aos presentes, tentando passar uma mensagem do modo como as pessoas devem usar as bebidas alcoólicas, pois como referiu "proibir as pessoas de beber não é solução, o importante é saber beber", referiu. Na ocasião, destacou ainda o papel que a sua associação tem tido na reabilitação de alcoólicos na Madeira, com um sucesso de reabilitações que ronda os oitenta por cento.
Esta acção, segundo António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade promotora do evento, visou sensibilizar a população local para os malefícios do álcool e alertar para os problemas subsequentes deste vício.
Segundo o mesmo, a realização desta acção pretendeu consciencializar a população local sobre o flagelo do alcoolismo que é um hábito e uma doença que ganha mais frequência na sociedade actual, alertando para os problemas que o alcoolismo traz não só para o alcoólico como também para todo o meio envolvente, a família, a comunidade e o grupo de trabalho, referiu ao DIÁRIO o presidente da casa do Povo da Ilha.
Os participantes nesta acção foram brindados no final com um concerto da Orquestra de Acordeões do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

In DN, 2006-02-13

Malefícios do álcool em conferência

Decorreu ontem na freguesia da Ilha uma acção de sensibilização subordinada ao tema “Malefícios do Álcool”. Esta acção teve como oradores o presidente da Associação Anti-alcoólica da Madeira, e a assistente social Helena Rodrigues. Segundo o presidente da Casa do Povo da Ilha esta iniciativa permitiu alertar “consciências sobre o flagelo do alcoolismo, que é cada vez um hábito e uma doença que ganha cada vez mais frequência na sociedade mundial. Na verdade o alcoolismo traz não só para o alcoólico problemas, como também para todo o meio envolvente, a família, a comunidade e o grupo de trabalho”. Problemas que relacionam o alcoolismo como uma doença coronária na evolução fisiopatológica levando os alcoólicos a esquecerem-se dos efeitos gravíssimos a médio e a longo prazo no organismo foram objecto de análise nesta sessão de esclarecimento. Para António Trindade o alcoolismo é “bem aceite socialmente. Quando somos convidados a ir à casa de alguém oferecem-nos logo "um copo" e não uma sandes, uma broa... Existe pressão social no sentido em conduzir os indivíduos ao consumo deste tipo de bebidas para que exista a aceitação no seu grupo ou comunidade”. Por outro lado as bebidas alcoólicas são de fácil acesso. Para o responsável pela acção esta serviu para “alertar a nossa consciência, se calhar a nossa mão, a nossa generosidade e hospitalidade contribui para a desgraça de muitos indivíduos e de muitas famílias”.

In JM, 2006-02-13

Ilha assinalou aniversário da Casa do Povo




A Casa do Povo da Ilha comemorou esta segunda-feira o seu 15.º aniversário. Para comemorar esta data a direcção da Casa do Povo organizou uma exposição fotográfica que estará patente ao público até ao final deste mês. Para o dia da criação da Casa do Povo foi reservada a entrega de certificados de um curso de formação profissional. O décimo quinto aniversário iniciou-se na passada semana com a inauguração da exposição fotográfica intitulada “Uma Ilha Selvagem” da autoria de Rui Cunha. Esta é uma exposição com cerca de três dezenas de fotografias do autor que poderá ser visitada até ao próximo dia 30, na sede da Casa do Povo, nos dias úteis, entre as 9 e as 20 horas. Ontem, dia da criação da Casa do Povo da Ilha, ocorreu a entrega de certificados de um curso de formação profissional na área de “Empregado de Alimentação e Bebidas”, promovido pela Casa do Povo da Ilha com o apoio do Fundo Social Europeu através da Direcção Regional de Formação profissional. Concluíram este curso com aproveitamento 12 formandos. A Casa do Povo da Ilha tem ao longo destes quinze anos promovido diversos cursos de formação para a sua população, para além disso organiza anualmente diversas iniciativas que visam proporcionar momentos de animação e convívio à sua população, como por exemplo a semana cultural e a exposição do Limão.

In JM, 2006-01-24

Freguesia da Ilha fechou semana cultural




Literatura música tradicional e ambiente foram alguns dos temas desta iniciativa
A Casa do Povo da Ilha encerrou no dia de ontem a décima primeira edição da sua Semana Cultural, evento que levou à freguesia da Ilha na última semana uma série de actividades nos diferentes domínios artísticos, desde a literatura ao cinema, passando pela fotografia, música, dança e teatro.
A sessão de encerramento contou com a presença de Bernardo Araújo, director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural que na ocasião reconheceu o mérito da Casa do Povo da Ilha na organização do evento e a importância do mesmo na dinamização cultural das populações.
António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, apresentou algumas das conclusões da iniciativa, de onde se destaca a proposta de que a música tradicional madeirense, assim como as obras de alguns dos escritores regionais deveriam ser estudados nas escolas da Madeira.
A abertura do centro Cívico da Ilha a exposições de arte temporárias foi também outra das novidades deixada no final deste evento cultural pelo presidente da Casa do Povo da Ilha.
O programa do dia de ontem contemplou também uma conferência dinamizada pelo Parque Natural da Madeira e pelos serviços de Desenvolvimento Rural, subordinada ao tema "A floresta autóctone e a importância da preservação dos costumes, património e hábitos tradicionais".
MARIONETAS E DANÇA COMPLETAM PROGRAMA
A marcar o dia estiveram ainda o espectáculo de marionetas apresentado por Carlos Aveiro e a actuação dos alunos do curso profissional de dança do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM).
Actuações seguidas com interesse pelo público.

In Dn, 2005-11-28

Obra de Baltazar Dias deve ter mais atenção

O repto foi lançado ontem por Rui Nepomuceno na alocução que proferiu sobre a vida e obra do escritor
Segundo Rui Nepomuceno, pelas lacunas que se verificam na vida e obra de Baltazar Dias, escritor madeirense do século XVI, este devia ser estudado mais profundamente pelos investigadores da Universidade da Madeira.
As declarações foram feitas na sessão sobre Baltazar Dias, integrada na XI edição da semana cultural da Casa do Povo da Ilha que reservou o dia de ontem para a divulgação de trabalhos de escritores madeirenses.
O orador adiantou que Baltazar Dias, um escritor popular da escola vicentina, continua a ter peças que são representadas em Portugal, no Brasil e, até, em São Tomé, como o próprio pôde constatar há alguns anos quando visitou aquele país de África Equatorial e assistiu à representação da peça "A Marquesa de Mântua".
Na sessão de literatura que decorreu no auditório da Casa do Povo da Ilha, houve ainda espaço para outros escritores madeirenses recitarem peças do escritor madeirense que nasceu no Norte da ilha, restando dúvidas se o mesmo é natural de Santana ou do Porto da Cruz.
Ao DIÁRIO, Isabel Fagundes, da Associação de Escritores Madeirenses, congratulou-se com esta iniciativa da Casa do Povo da Ilha que permitiu a divulgação das obras de escritores madeirenses.

Marionetas "visitam" amanhã a Ilha




Um espectáculo de marionetas por Carlos Aveiro, na Casa do Povo da Ilha, pelas 16h30, marca, amanhã, o último dia da XI Semana Cultural da freguesia do concelho de Santana.
Este evento surge na sequência do sucesso das apresentações de "A Magia das Marionetas", no auditório da RDP-Madeira. Antes, às 15h00, decorre a conferência "A Floresta Autóctone e a Importância da Preservação dos Costumes, Património e Hábitos Tradicionais", onde participam elementos do Parque Natural da Madeira e dos Serviços de Desenvolvimento Rural. Segue-se a actuação dos alunos do curso profissional de dança do Conservatório, pelas 16h00, decorrendo, às 17h00, o termo da Semana Cultural com a entrega dos certificados da Oficina de Arte "Criar Recriando".

In DN, 2005-10-26

ILHA TEM MAIS CULTURA



A Casa do Povo da Ilha abriu ontem a XISemana Cultural, evento que contou com a presença do secretário regional do Turismo e Cultura.
Na ocasião, João Carlos Abreu referiu-se ao mérito do evento, não só por levar até aquela freguesia nortenha diversas formas culturais capazes de educar esteticamente as suas gentes, mas também por dignificar o centro cívico local.
A marcar esta semana cultural estão diversas exposições que abordam diferentes facetas da cultura popular regional e de outras que se mostram na Ilha através da exposição fotográfica de Paulo Freitas "Gentes e Terras".
No que se refere à cultura madeirense, encontra-se retratada nas exposições de pintura, de bordados e peças da Empresa Dart, do traje regional, e de peças do Museu Etnográfico da Madeira.
O programa prossegue hoje com Nelson Veríssimo e Mário André que proferirão duas conferências, respectivamente "O campo e a cidade" e "O repentismo na Tradição". Haverá ainda espaço para uma oficina de arte e música por um grupo de São Roque do Faial.

In DN, 2005-10-28

Evento cultural na freguesia da Ilha

A freguesia da Ilha recebe de 20 e 27 de Novembro a 11ª edição da sua Semana Cultural, evento organizado pela Casa do Povo.
O tema central deste evento será a cultura popular, realizando-se exposições, conferências e um "workshop". As mostras centrar-se-ão nos jogos tradicionais, nos trajes típicos e nos instrumentos mais característicos da freguesia. Uma das conferências já confirmadas conta com a presença da Associação de Escritores da Madeira e versará a temática da representatividade da literatura oral e tradicional. Ao longo desta semana cultural passarão pela freguesia da Ilha diversos grupos de animação, da música ao teatro e à dança.
Ao DIÁRIO, António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha adiantou que o evento «pretende divulgar a cultura popular da freguesia no sentido de valorizar as diferentes tradições culturais da população da freguesia da Ilha». Em agenda estão também algumas sessões de cinema que decorrerão no auditório da Casa do Povo local, espaço que irá albergar as diferentes actividades culturais que decorrerão ao longo de toda aquela semana.

In Dn, 2005-10-28

Dia do Emigrante



A Casa do Povo da Ilha promove, no próximo domingo, o Dia do Emigrante, que envolverá um conjunto de actividades dirigidas aos emigrantes daquela localidade que neste período do ano regressam à terra natal.
A partir das 14 horas, na sede da Casa do Povo local, decorrerá uma conferência subordinada ao tema "A Comunicação Social como ponto de Encontro dos Emigrantes" que terá como conferencistas Agostinho Silva, do DIÁRIO, Sandra Rodrigues, do Correio de Caracas, Sílvio Mendes, do Jornal da Madeira, e Maria João Delgado, chefe de gabinete do secretário dos Recursos Humanos.
Durante a tarde decorrerão actividades lúdico-desportivas, com a realização de jogos tradicionais, sessões de humor e as actuações da Tuna Cedros de São Roque do Faial, "Cantares do Norte", Mónica Cristiana, grupo de danças e teatro da Casa do Povo da Ilha.
A animação musical nocturna estará a cargo dos finalistas do concurso "Santana Cidade a Cantar", do dueto luso-venezuelano Sandra e Ricardo Rodrigues e do conjunto musical Os Antonianos.
Segundo António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, adiantou, ao DIÁRIO, «esta iniciativa tem por objectivo homenagear os emigrantes pelo seu importante papel no desenvolvimento da freguesia», referiu.

In Dn, 2005-08-13

Limão e Broa de Mel


Quer ficar a saber mais sobre o limão? Propomos que de amanhã até domingo visite a Ilha e veja a IV Exposição sobre esse citrino. Autarquia e casa do povo locais promovem a iniciativa onde o duo Broa de Mel, ao actuar às 18h00 do último dia, é a atracção.
«É segunda vez que actuamos na Ilha. A primeira foi uma surpresa com o público a reagir muito bem com o nosso reportório ao vivo. E é com muita alegria que aceitámos este convite» são as palavras de Maria José que com José Carlos forma o Broa de Mel, duo que se tornou conhecido a partir de 1982 no Festival RTP da Canção. «Temos conseguido, ao fim de mais de vinte anos, manter um público fiel ao nosso reportório. E isso tem-nos dado grande força para continuarmos», admite.
Entre as surpresas que o duo irá apresenta está "Maria Madalena". «Esta canção tem sido uma surpresa pelo carinho e aceitação que tem tido do público. E também "Não Pesar", uma balada romântica que as pessoas gostam muito, para além de "Passear Contigo» entre tantas outras » revela Maria José que ao lado de José Carlos convida «o público para o espectáculo dos Broa de Mel».
A abertura da IV Exposição Regional do Limão realiza-se amanhã às 17h00, com a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais. Seguem-se a entrega de Certificados do Curso de Tela, realizado pela Casa do Povo da Ilha; a apresentação das conclusões da Iniciativa Jovem - Grupo Informal de Jovens "De Boca em Boca de Geração - Literatura Oral e Tradicional; lançamento do "Manual da Cultura do Limoeiro em Modo de Produção Biológica", editado pela Junta de Freguesia da Ilha e ainda uma conferência versando a cultura, aspecto paisagístico e a tradição gastronómica do citrino. Seguem-se, pelas 20h30, momentos musicais pela Associação Flores de Maio e por formações de despique.
Um concurso infantil de desenho sobre o limão, concurso e passeio a pé (Achada do Teixeira/Pico Ruivo/Ilha) são as acções previstas para sábado. Enquanto no domingo, para além do duo Broa de Mel, há um desfile sobre o limão pela Geringonça, prosseguindo o programa com os grupos das casas do povo da Ilha, S. Roque do Faial, Santana, Arco de S. Jorge, Associação Desportiva e Cultural do Faial e ainda magia e malabarismo por Rui Texas e Duarte Faia, respectivamente... se calhar, também sobre o limão.
Enfim... motivos mais que suficientes para que se divirta e que, também, fique a saber mais sobre o citrino da... Ilha.

In Dn, 2005-03-21

Laurissilva debatida na freguesia da Ilha






A Laurissilva foi o tema de uma conferência que decorreu no dia de ontem no auditório da Casa do Povo da Ilha, numa iniciativa conjunta do Parque Natural da Madeira, da Direcção Regional de Agricultura e daquela Casa do Povo.
Esta actividade integrou-se nas comemorações do dia mundial da árvore e pretendeu chamar a atenção da população local para as potencialidades da nossa floresta mais característica, a Laurissilva.
Além de ter sido explicado à população local as principais características da floresta Laurissilva e as necessárias preocupações com a sua protecção, foi destacada também a sua importância em vários domínios, nomeadamente o seu contributo no fabrico de alguns produtos tradicionais que se podem obter a partir de algumas plantas e árvores desta floresta, como sejam o azeite de louro, algumas ervas medicinais ou mesmo a sua importância na produção do mel de abelha.
Ao longo do dia de ontem esteve também patente uma exposição na sede da Casa do Povo da Ilha sobre a floresta Laurissilva.
António Ascensão, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade co-promotora do evento, referiu que a mesma se enquadra numa série de actividades, que visam aproximar a população local da floresta Laurissilva, numa freguesia em que esta floresta ocupa grande parte do seu território.

In DN, 2005-03-21

Ilha aposta na formação

Orçamento de 2005 prevê 115 mil euros para a realização de um curso para desempregados
O plano e orçamento da Casa do Povo da Ilha para o corrente ano, aprovado recentemente em Assembleia Geral, daquela instituição tem como maior destaque a realização de um curso de formação dirigido a desempregados de longa duração no domínio da restauração e bar.
Num orçamento que ronda os 150 mil euros, cerca 115 mil destinam-se à realização do curso, cujo financiamento é assegurado pelo apoio do Fundo Social Europeu.
Entre o programa de actividades encontra-se também a realização de mais uma semana cultural daquela freguesia, no seguimento de uma tradição que tem já alguns anos e que no último ano juntou na Ilha vários artistas.
A instituição tem no activo diversos grupos recreativos nas áreas de teatro, dança e música tradicional que garantem a dinamização cultural, pelo que a participação em diferentes eventos dentro e fora da freguesia é também um dos propósitos do presidente, AntónioTrindade.

In Dn, 2005-02-13

Teatro encerrou ciclo cultural na Ilha

Mais iniciativas cénicas foi a ideia lançada
O teatro na Madeira precisa de mais encontros e iniciativas para que os diferentes grupos teatrais da Região possam mostrar o seu trabalho.
A ideia foi deixada por Eduardo Luís, Director do Teatro Experimental do Funchal, que participou na conferência que encerrou a 10ª semana cultural da Ilha, que decorreu nesta freguesia. Eduardo Luís e Zé Abreu foram os oradores convidados da conferência que abordou o panorama teatral regional e onde ficou também o repto para que fosse lançado um encontro regional dos grupos teatrais da casas do povo da Madeira.
Ao longo da tarde de ontem o teatro foi o tema dominante na ILHA tendo passado pelo palco da sede da Casa do Povo local, quatro grupos teatrais, do Curral das Freiras, Ponta do Sol, Caniçal e o grupo anfitrião.António Ascensão, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do evento, salientou o sucesso da iniciativa que juntou naquela freguesia figuras regionais representantes das diferentes artes, que ao longo da semana levaram o seu testemunho sobre a forma artística que abraçaram.
Presente no evento esteve o director regional de Agricultura, Manuel Pita, que fez um dos seus últimos actos públicos antes de abandonar funções, salientando na ocasião, a evolução que a freguesia da Ilha teve nos últimos anos, bem patente no centro cívico que acolheu a semana cultural, edifício que com as suas diferentes valências veio abrir as portas da cultura à população daquela freguesia. A Casa do Povo da Ilha aproveitou a sessão de encerramento de evento para homenagear sócia fundadora, Jerónima Carvalho que ao longo de alguns anos foi a grande dinamizadora da cultura na freguesia da Ilha.

Melhor mascarado escolhido na Ilha

Numa iniciativa da Casa do Povo da Ilha decorreu no dia de ontem no auditório daquela instituição a segunda edição do concurso carnavalesco denominado "o melhor mascarado".
O concurso pretendeu fomentar o espírito carnavalesco entre os jovens da freguesia da Ilha, incentivando-os a construir as tradicionais máscaras que são um dos elementos mais marcantes da quadra carnavalesca naquela freguesia.
Destinado à camada juvenil da freguesia, o concurso, segundo o presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do evento, António Ascensão Trindade, "pretendeu manter viva a tradição dos mascarados junto dos mais jovens e fomentar o desenvolvimento da criatividade num espírito carnavalesco de boa disposição e convívio entre todos os participantes, adiantou ao DIÁRIO aquele responsável.
Depois de realizada a selecção do melhor mascarado, seguiu-se a ronda de todos os mascarados pelas principais artérias da freguesia, em que estes foram de casa em casa reclamando por "malassadas".
Integrada nas actividades da Casa do Povo da Ilha esta foi a segunda edição do concurso do melhor mascarado da freguesia numa iniciativa que juntou cerca de duas dezenas de concorrentes.

In DN, 2005-02-09

ILHA PROMOVE "ASSALTO" ÀS CASAS

Com o objectivo de recuperar uma das mais antigas tradições da freguesia, a Casa do Povo da Ilha, no concelho de Santana, promove, esta tarde, um grande "assalto".
Num costume muito próprio, os mascarados andam, então, de casa em casa, a pedir as saborosas "malassadas", fazendo renascer, de forma original e divertida, um uso dos antigos.
É assim que se vive o Carnaval nesta freguesia nortenha, onde a festa não tem o "objectivo comercial" de conquistar adeptos, mas sim divertir os locais.
Entretanto, nas instalações da Casa do Povo, decorrerá também um concurso pelas 18h30 e que tem por finalidade premiar o "Melhor Mascarado de 2005".

In DN, 2005-08-02

Casa do Povo da Ilha celebra 14º aniversário





A data será comemorada no próximo domingo, dia 23 de Janeiro
A Casa do Povo da Ilha (Santana) celebra o 14º aniversário no próximo domingo, dia 23 de Janeiro.
Esta data será assinalada com um concerto de angariação de fundos para as vítimas do maremoto do sudeste asiático, um espectáculo que tem início marcado para as 17h00.
Este evento, cujas entradas terão o valor unitário de três euros, conta com a participação dos dois grupos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, nomeadamente do Trio "New Sounds" e do Ensemble de Percussão. O espectáculo irá decorrer no auditório do Centro Social e Paroquial da Ilha.
Ainda no âmbito das comemorações do aniversário da Casa do Povo da Ilha, a sede da colectividade recebe, no domingo, pelas 18h30, a cerimónia de entrega de certificados de participação no Programa Voluntariado Juvenil.
A celebração da data termina pelas 19h00, com um convívio entre os vários membros da referida Casa do Povo.

In DN, 2005-01-20

Freguesia da Ilha promove voluntariado




A Casa do Povo da Ilha viu recentemente aprovados, pelo Instituto da Juventude da Madeira, dois projectos integrados no Programa de Voluntariado Juvenil. Estes projectos arrancaram já no passado dia 15 de Março e prolongam-se até ao mês de Setembro.
Um dos projectos está subordinado ao tema "Idosos e Acamados em Animação" e consiste na visita dos jovens aos lares domiciliários dos idosos, promovendo uma série de actividades que visam proporcionar animação e entertenimento a esta camada da população da freguesia da Ilha.
O outro projecto em curso intitula-se "Recolha de Literatura Oral e Tradicional e Receitas Antigas da Freguesia da Ilha". Os jovens participantes neste projecto irão proceder à recolha de contos, quadras, lendas e canções antigas que posteriormente serão editados numa brochura alusiva ao tema.
Todas estas acções têm o apoio logístico e material da Casa do Povo da Ilha que, deste modo, segundo o seu presidente, António Trindade, demonstram muito interesse pelas tradições da terra e pelo voluntariado dos jovens desta freguesia do concelho de Santana.

In DN, 2004-03-25

Iniciativa da Casa do Povo daquela freguesia

O habitual encontro de convívio de Natal dirigido aos idosos e crianças da freguesia da Ilha decorreu no novo auditório da localidade – que está integrado no centro cívico – e juntou cerca de meia centena de crianças e idosos que foram ainda agraciados com prendas e um lanche.
Ao longo da tarde do passado dia 29, desfilaram no palco do auditório os diferentes grupos recreativos daquela instituição, nomeadamente o grupo de teatro, dança e cantares, a que se juntou o grupo recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial.
Além da habitual música de Natal e da dramatização de autos alusivos à quadra natalícia, houve a actuação de palhaços e a declamação de poesia.
António Trindade, presidente da Direcção da Casa do Povo da Ilha justificou o facto desta actividade se ter realizado apenas nesta altura, pelo facto de crianças e idosos da freguesia nesta altura do ano participarem em outras actividades organizadas quer pelas autarquias, quer pelas escolas, tendo sido esta uma data consensual para a realização desta habitual festa de Natal, que é levada a cabo por aquela instituição desde há alguns anos.
Já no dia 31 a Casa do Povo da Ilha organizou o tradicional baile-convívio de fim-de-ano que decorreu num dos miradouros daquela freguesia, tradição esta também que já tem alguns anos.

In DN - 2005-01-02

Melhor mascarado escolhido na Ilha


Iniciativa da Junta apoia disfarces tradicionais
Numa iniciativa da Casa do Povo da Ilha decorreu no dia de ontem no auditório daquela instituição a segunda edição do concurso carnavalesco denominado "o melhor mascarado".
O concurso pretendeu fomentar o espírito carnavalesco entre os jovens da freguesia da Ilha, incentivando-os a construir as tradicionais máscaras que são um dos elementos mais marcantes da quadra carnavalesca naquela freguesia.
Destinado à camada juvenil da freguesia, o concurso, segundo o presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do evento, António Ascensão Trindade, "pretendeu manter viva a tradição dos mascarados junto dos mais jovens e fomentar o desenvolvimento da criatividade num espírito carnavalesco de boa disposição e convívio entre todos os participantes, adiantou ao DIÁRIO aquele responsável.
Depois de realizada a selecção do melhor mascarado, seguiu-se a ronda de todos os mascarados pelas principais artérias da freguesia, em que estes foram de casa em casa reclamando por "malassadas".
Integrada nas actividades da Casa do Povo da Ilha esta foi a segunda edição do concurso do melhor mascarado da freguesia numa iniciativa que juntou cerca de duas dezenas de concorrentes.

In Diário de Notícias, 2005-02-09

É preciso preservar a arte pública




Comentário de Ricardo Veloza, que ontem deu uma conferência sobre escultura pública na Casa do Povo da Ilha
"Escultura Pública na Madeira" foi o título e o tema da conferência ontem proferida por Ricardo Veloza na Casa do Povo da Ilha. A iniciativa inseriu-se no âmbito da "Semana Cultural da Ilha", que teve a sua abertura oficial anteontem e cujas actividades se prolongam até ao dia 28. Para além de várias actuações de grupos de dança, teatro ou música, estão previstas conferências de personalidades como Rui Camacho e Roberto Moniz (música tradicional), Graça Berimbau (artes plásticas) Eduardo Luíz e Zé Abreu (teatro) ou Maria Aurora (literatura), entre outros eventos.
Falando por um público maioritariamente constituído por estudantes do Secundário e pessoas idosas, Ricardo Veloza procurou tornar a sua linguagem facilmente inteligível e adaptada à circunstância. Citando múltiplos exemplos bem conhecidos de esculturas expostas em espaços públicos da _Região, Veloza abordou as características e as funções específicas deste género de obras de arte, que, «pela sua grande exposição, podem motivar tanto o agrado como a crítica, pelo que o artista que envereda pela arte pública tem de estar preparado para as reacções que eventualmente possam surgir».
Num comentário ao DIÁRIO sobre as circunstâncias de preservação da arte pública na Região, o escultor considerou que há peças de grande importância (por exemplo do escultor Francisco Franco) que se encon tram no Funchal em estado de degradação, pelo que é urgente preocuparmo-nos com a sua recuperação. O problema, referiu, assenta sobretudo na falta de verba, porque, opina, há sensibilidade para esta questão por parte do presidente da CMF.
Outro problema é o do enquadramento da arte pública: muitas vezes os artistas concebem uma peça para um determinado espaço, e a mesma acaba por ser colocada noutro, o que prejudica a sua leitura.

In Diário de Notícias, 2004-11-23

Semana cultural prossegue na Ilha




A Casa do Povo da Ilha está a levar a efeito mais uma edição da semana cultural. Trata-se da décima primeira edição do evento que pretende levar à população local momentos de animação e de cultura. Com início na tarde de ontem, a semana cultural incidirá sobre a temática da “Cultura popular” com a abordagem de várias temáticas nesta vertente da cultura. A semana cultural iniciou-se, ontem, e contou com a presença de João Carlos Abreu, secretário Regional do Turismo. Hoje, está prevista a realização de duas conferências: uma sobre “A campo e a cidade”, por Nelson Veríssimo e outra “O repentismo na tradição” por Mário André, que terão lugar pelas 19:00 horas. Depois segue-se animação com o Grupo recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial e uma oficina de arte “Criar recriando”, que estará aberta durante toda a semana. Amanhã haverá cinema com três sessões às 11, 15 e 20 horas com os filmes: “À procura de Nemo”; “A canção de Lisboa” e “O aviador”, respectivamente. No dia seguinte é dedicado ao traje regional. Refira-se que estão patentes em diversas salas do centro cívico da Ilha diversas exposições, sendo uma sobre o traje regional. Durante toda a semana ocorrem actividades paralelas com uma oficina de arte “Criar Recriando”, interacção com Bibliotecanima e artistas plásticos. A realização desta semana cultural deve-se à convergência de instituições e pessoas, numa semana que tem o objectivo de promover e pensar na cultura madeirense e essencialmente nas tradições do meio rural.

In Jornal da Madeira, 2005-11-21

Semana Cultural na Ilha




Teve lugar, na manhã de ontem, a conferência de imprensa que serviu para apresentar o programa da XI Semana Cultural da Ilha. Um certame que se realizará de 20 a 27 de Novembro e no qual desfilarão personalidades que se evidenciam pela dedicação e preservação do património histórico.
A Casa do Povo da Ilha levará a efeito mais uma edição da Semana Cultural. Trata-se da décima primeira edição do evento, que pretende levar à população local momentos de animação e de cultura. Para este ano, a Semana Cultural incidirá sobre a temática da “Cultura popular” com a abordagem de várias temáticas nesta vertente da cultura. Teve lugar, ontem, a conferência de imprensa onde foi apresentado o programa da XI Semana Cultural da Ilha, que contou com a presença do presidente da Casa do Povo da Ilha, o presidente da Junta de Freguesia da Ilha e o vereador com o pelouro dos Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Santana. Os intervenientes realçaram que a Semana Cultural da Ilha é já um cartaz promocional da freguesia, dos seus hábitos e tradições. O sucesso obtido ao longo das Semanas Culturais da Ilha, versando áreas díspares, permitiu que este evento continue a ser uma prioridade desta Casa do Povo e da freguesia. António Trindade frisou que, «graças ao desenvolvimento e à convergência de instituições e pessoas, é possível, ano após ano, melhorar a oferta cultural, numa semana em que se pretende promover e pensar na cultura madeirense e, essencialmente, nas tradições do meio rural», acrescentando que, «hoje, a freguesia da Ilha tem condições físicas para promover uma Semana Cultural, com espaços dignos e adequados para exposições e conferências. Estamos certos de que o esforço de todos, dirigentes, participantes e colaboradores, que ao longo do tempo deram o seu melhor por esta Semana Cultural, tem sido a chave para a proliferação de ideias e de conhecimentos que dimensionem a cultura em escala regional». A Semana Cultural inicia-se pelas 15 horas deste domingo com o Grupo de Cordas da Casa do Povo local e um espectáculo de comédia do Grupo de Dança e Teatro desta freguesia. Durante toda a semana ocorrerão momentos de animação musical com actuações de diversos grupos recreativo-culturais do concelho de Santana, para além do Ensemble de Clarinetes e da Dixieband do Gabinete Coordenador de Educação Artística, que actuarão na noite do dia 26.

In Jornal da Madeira, 2005-11-17

Prova do vinho novo na freguesia da Ilha



A Casa do Povo da Ilha volta a organizar a Festa de São Martinho com o intuito de manter viva a tradição de provar o vinho novo. Esta data será assinalada amanhã, com um concurso de vinhos, “A melhor pinga de São Martinho 2005”, podendo participar todos os interessados da freguesia. Para tal, basta levarem uma garrafa de vinho para a Casa do Povo e ali um júri, constituído para o efeito, provará os vários vinhos e escolherá os melhores da freguesia. Esta é uma forma de manter a tradição de provar o vinho novo no dia de São Martinho. No final da tarde, toda a população interessada pode deslocar-se à Casa do Povo da Ilha para provar o vinho novo, que este ano deverá ser de boa qualidade. Para além do vinho, não faltarão ainda outras iguarias características desta época, nomeadamente o pão de casa, as castanhas assadas, o bacalhau assado e o gaiado seco, que servirão de “dentinho” para a prova do vinho. Também a animação não deverá faltar, com a actuação de grupos da Casa do Povo. O presidente da Casa do Povo da Ilha, António Trindade, salientou ao JORNAL da MADEIRA que o concurso é uma competição salutar e que permite manter viva a tradição de provar o vinho novo no dia de São Martinho. Por outro lado, segundo António Trindade, esta é uma forma de incutir na população a necessidade de melhorar a qualidade vitivinícola, uma vez que o vinho “seco” tradicional tem tendência a acabar com a introdução das novas castas. Além do convívio e entretenimento da população na Casa do Povo, um grupo organizado por aquela instituição visitará várias casas da freguesia para provar o vinho. Esta é uma forma de contribuir para a manutenção das tradições da freguesia. Com a realização desta iniciativa, a tradição da prova do vinho novo ainda se mantém na freguesia da Ilha e noutras localidades, onde a população se junta em pequenos grupos e, ao som do tocar dos búzios ou de outra animação sonora, vai-se deslocando de casa em casa a provar o vinho.

In Jornal da Madeira, 2005-11-10

IV Exposição Regional terminou ontem na Ilha

Limão biológico marca o futuro do sector
Terminou ontem na freguesia da Ilha, em Santana, a IV Exposição Regional do Limão. Com a presença de Paulo Santos, sub-director regional de Agricultura, em representação do Governo Regional, a mostra, que serviu para mostrar, pela quarta vez, as potencialidades de uma produção que está fortemente concentrada no concelho de Santana, mas que ainda está a dar os primeiros passos em termos de derivados. É que ainda não há o hábito de os produtores fazerem doce ou compota de limão, mas António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, está esperançado que os produtores tomem a decisão de apresentar, em próximas edições, produtos derivados daquele citrino. Ontem houve missa na igreja paroquial da Ilha e a distribuição de prémios aos melhores produtores e animação com o grupo musical “Broa de Mel”. António Trindade garante que o próximo passo importante a dar é aumentar a quantidade de produção de limão biológico, até porque a produção começou no ano passado. Este ano, em números totais, foram produzidas mais de 830 toneladas de limão.

Um programa atractivo e diversificado

Já aliada à mostra, se realiza um programa aliciante onde a música, a dança e o desporto se conjugam para o sucesso do evento. Entre os vários números que constituem o programa, salienta-se, no campo da música e dança tradicional as actuações da Associação "Flores de Maio, pelas 20 horas de hoje, seguindo-se um animado despique entre os ""Xaramba"", da Casa do Povo de Santana, a Associação Refúgio da Freira e a senhora Conceição da Serra de Água. às 22h30 os "Xarabanda" actuarão com a conhecida qualidade que sempre demonstraram. Sábado é a vez do Concurso de desenho para crianças sob o tema "O Limão da Nossa Terra". O torneio de bilhar vai, certamente, atrair as atenções dos amantes da modalidade, o mesmo acontecendo com os amantes dos passeios a pé quando, pelas 14 horas se iniciar o passeio a pé Achada do Teixeira-Pico Ruivo-Ilha. O dia termina com o espectáculo "Santana Cidade a Cantar". O Domingo abre com as recepção às entidades oficiais que terão as boas-vindas dadas pelo Grupo de Cordas da Casa do Povo da Ilha. Às 13 horas a habitual missa solene, cantada pelo Grupo de Jovens da Paróquia da Ilha. O Geringonça, pelas 14 horas terá, a seu cargo, o desfile sob o tema "Exposição Regional do Limão", seguindo-se a visita à Exposição pelas entidades presentes, com intervenção das mesmas e entrega de prémios aos agricultores. O Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial precede, pelas 14h50 a actuação do da casa do Povo de Santana. Pelas 15h50 é a hora da magia por Rui Texas e Malabarismo com Duarte Faria. A "Tuna D'Arco" da Casa do Povo de São Jorge, actua antes do Grupo de Teatro e Danças da Casa do Povo da Ilha, seguindo-se, pelas 18h00 a actuação do Dueto Nacional "Broa de Mel. Variedades com o grupo Nova Geração, da Associação Desportiva e Cultural do Faial encerra a IV Exposição Regional do Limão.

In Jornal da Madeira, 2005-05-20

IV Festa do Limão




A festa numa Ilha dentro da ilha
A quarta Exposição Regional do Limão, tal como as anteriores, reveste-se de uma importância especial, não apenas para a freguesia da Ilha, onde decorre, mas para a Região em geral já que ela reflecte o esforço, ou pelo menos uma parte do esforço que vem sendo feito no que diz respeito à agricultura. Trata-se de uma organização conjunta da Junta de Freguesia e Casa do Povo da Ilha, da Secretaria Regional dos Recursos Naturais e Ambiente e Câmara Municipal de Santana o que só por si, revela o interesse da exposição que, no fundo não mostra apenas o limão, dado que, paralelamente haverá a participação de empresas vocacionadas para a comercialização de produtos para a agricultura, nomeadamente máquinas e terá lugar uma conferência, proferida pelo Engenheiro Luís Ferreira, sobre temas relacionados com a a agricultura e o lançamento do livro "Manual da Cultura do Limoeiro em Modo de Produção Biológica, da responsabilidade da Junta de Freguesia, com o financiamento da ADRAM e este lançamento é importante, uma vez que estamos interessados em incrementar este tipo de agricultura não apenas na Ilha, mas também na Achada do Marques, já que se trata de uma zona classificada, onde o ambiente tem de ser respeitado em todas as vertentes, incluindo o que diz respeito a um projecto turístico, para desenvolver a partir de 2007 e no qual, a agricultura biológica se inclui. No que respeita ao limão, propriamente, e como é do conhecimento de todos, ele não tem apenas utilidade na culinária, nomeadamente em temperos, mas há uma série de utilidades que vão dos chás, à poncha, aos doces, tartes, gelados, bebidas e outras. Não obstante se venha a constatar uma quebra na produção, nomeadamente por se tratar de algumas árvores já de certa idade, está a proceder-se à replantação de árvores novas o que, num futuro mais ou menos breve, entre três a quatro anos, poderá garantir o triplo da produção. Não obstante essa quebra, a resposta dos agricultores tem sido excelente, basta dizer que, este ano contamos chegar aos trezentos expositores o que, para um produto como o limão é, realmente, muito bom e a resposta não vem, apenas da Ilha, temos produtores de todo o concelho de Santana e até de outros concelhos.

In Jornal da Madeira, 2005-05-20

Festa do Limão realiza-se na Ilha






Realiza-se no próximo fim-de-semana a quarta edição da Exposição Regional do Limão. Para além da mostra do fruto, haverá animação musical durante os dias do certame, com destaque para a primeira eliminatória da sexta edição do concurso “Santana cidade a cantar”, no sábado, e para o duo “Broa de mel”, no domingo. A apresentação deste evento, que reunirá cerca de 300 expositores, foi realizada ontem na Casa do Povo da Ilha. Na apresentação desta exposição, Manuel João Jesus começou por realçar a presença de cerca de 300 expositores, no polidesportivo da freguesia, nesta exposição do citrino. O aparecimento desta festa deveu-se à «existência de grande produção, com difícil escoamento». O autarca da Ilha referiu que na freguesia têm surgido novas plantações e que se tem verificado uma melhoria em termos de qualidade, tendo mesmo o número de agricultores aumentado gradualmente. Para este ano, a Direcção Regional da Agricultura dará algumas árvores aos agricultores da freguesia como forma de apoio e incentivo à produção do limão. Manuel João salientou que, nos últimos anos, foram recuperadas as levadas da freguesia, numa extensão de 12 quilómetros e foram recuperados nove tanques de água de rega, por parte da Direcção de Agricultura e da câmara municipal. Este benefício tem contribuído para o aparecimento de jovens agricultores com projectos na área dos produtos hortícolas, vinha e do limão.

In Jornal da Madeira. 2005-05-18

Freguesia da Ilha animada com Festa do Limão

Durante três dias, 20, 21 e 22 de Maio, a freguesia da Ilha vai estar em destaque, com a realização da IV Exposição Regional do Limão. Este certame é organizado pela Junta de Freguesia e pela Casa do Povo da Ilha. O motivo da realização daquela exposição na Ilha está relacionado pelo facto de o limão ser uma das principais produções agrícolas daquela freguesia. Assim, aquele evento torna-se importante na medida em que é um meio de divulgação deste produto, que é o principal meio de subsistência de vária famílias. A actividade é também uma oportunidade para a divulgação dos produtos caseiros que se produzem com a utilização do limão, entre os quais bolos, licores, confeitaria e a mais que conhecida poncha, mais conhecida por “ponchilha”. Mas, para além do limão, existirão “stands” de diversas empresas que mostrarão vários tipos de serviços relacionados com a agricultura. É um evento que promove a freguesia da Ilha em vários aspectos, quer na sua cultura quer pela gastronomia, passando pela sua gente. Durante aqueles três dias, haverá muita animação, com actuações de grupos musicais e recreativos regionais. Este ano, a principal atracção musical será a actuação do duo nacional “Broa de Mel”.

In Jornal da Madeira, 2005-05-18

Casas do Povo celebram Entrudo



A Casa do Povo da Ilha e de São Roque do Faial, no concelho de Santana, promovem durante o dia de hoje as tradicionais festas de carnaval, onde não faltarão os mascarados e animação musical, para além de um concurso do melhor disfarce na freguesia da Ilha. A Ilha comemora durante a tarde de hoje o dia do Entrudo, com um concurso de mascarados, que decorrerá no polidesportivo local, durante a tarde. Serão premiados os três melhores disfarces individuais. Também a tradição de “assaltar as casas” será recuperada, uma vez que é tradição neste dia de Entrudo os mascarados irem de porta em porta provar as malassadas desta época de Carnaval. No final do dia haverá um convívio para todos os participantes nesta iniciativa. Por sua vez, em São Roque do Faial, foi preparado um convívio de mascarados entre os sócios da Casa do Povo e outras pessoas que queiram se juntar na sede da Casa do Povo. Para além do convívio entre os mascarados, haverá a confecção das típicas malassadas, que juntamente com o mel de cana saciarão os apetites dos mais gulosos. No final da tarde realiza-se um pequeno baile carnavalesco. O principal objectivo desta actividade é o de incentivar as pessoas para se disfarçarem nesta época de Carnaval. Recorde-se que ao longo dos anos é tradição os populares se disfarçarem e andarem de casa em casa a provar as tradicionais malassadas. Ao longo dos últimos anos a Casa do Povo tem organizado esta festa, que tem tido grande aceitação por parte da população, que aproveita para conviver, uma vez que a música não faltará. Também as malassadas e os sonhos serão confeccionados na Casa do Povo, onde não faltará a canja e a poncha tipicamente madeirense.

In Jornal da Madeira, 2005-02-08

Concerto dá 600 euros para Sudeste asiático



O concerto de solidariedade assinalou o XIV aniversário da Casa do Povo da Ilha. Para além do espectáculo, foi feita a entrega de certificados do Programa de Voluntariado Juvenil.

A Casa do Povo da Ilha comemorou no passado domingo o seu XIV aniversário. Para comemorar esta data, a direcção da Casa do Povo organizou um concerto de solidariedade com o grupo Ensemble e o Trio New Siunds do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), tendo os cerca de seiscentos euros revertidos em favor das crianças que de alguma forma foram vítimas do maremoto ocorrido no Sudeste asiático. O concerto teve lugar no auditório do Centro Social e Paroquial da Ilha. O Trio New Sounds e Ensemble de Percussão do GCEA proporcionaram um concerto agradável, com a duração de aproximadamente uma hora e meio.

As entradas foram pagas num valor de três euros, tendo sido vendidos quase duas centenas de bilhetes, no entanto, ao espectáculo compareceram pouco mais de uma centena de pessoas, cerca de um terço da população da freguesia da Ilha. O dinheiro obtido será depositado numa conta bancária da Caixa Geral de Depósitos para ajuda na campanha da solidariedade para ajudar às crianças do Sudeste asiático. Segundo o presidente da Casa do Povo da Ilha, António Trindade, o concerto decorreu muito bem, tendo a Casa do Povo se associado a esta iniciativa de solidariedade, que tem ocorrido um pouco por toda a parte. Para além do concerto, decorreu a entrega de certificados do Programa de Voluntariado Juvenil, desenvolvido pela Casa do Povo da Ilha em parceria com o Instituto de Juventude da Madeira, e levado a cabo pelos jovens daquela freguesia em duas vertentes: uma sobre os “idosos acamados em movimento” e outra sobre a “recolha de literatura oral e tradicional”.

In Jornal da Madeira, 2005-01-25

Casa do Povo da Ilha assinala aniversário no próximo domingo



Concerto de solidariedade
O Trio New Sounds e Ensemble de Percussão do Gabinete Coordenador de Educação Artística actua pelas 17 horas de domingo, no auditório do Centro Social e Paroquial da Ilha. O custo de cada bilhete é de três euros, cujas receitas recerterão a favor das crianças vítimas do maremoto do Sudeste asiático.
A Casa do Povo da Ilha comemora, no próximo domingo, o 14.º aniversário com um concerto de solidariedade pelo grupo Ensemble do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GEA), em que o dinheiro será revertido a favor das crianças vítimas do maremoto ocorrido no Sudeste asiático. A partir das 17 horas, no auditório do Centro Social e Paroquial da Ilha, terá lugar o concerto do Trio New Sounds e Ensemble de Percussão do GCEA. As entradas são pagas num valor de três euros, sendo o dinheiro destinado à campanha da solidariedade para ajuda às crianças do Sudeste asiático. Segundo o presidente da Casa do Povo da Ilha, António Trindade, a ideia é associar-se à campanha de solidariedade que tem ocorrido um pouco por toda a parte. Para além do dinheiro dos bilhetes de ingresso, outros donativos monetários serão recolhidos para a mesma campanha. Neste momento, a Casa do Povo está a vender os ingressos para o espectáculo, que poderá ser assistido por 150 pessoas sentadas e mais algumas dezenas de pé. Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 14 anos da fundação da Casa do Povo da Ilha. Para além do concerto, haverá a entrega de certificados do Programa de Voluntariado Juvenil. Tratou-se de um programa desenvolvido pela Casa do Povo da Ilha em parceria com o Instituto de Juventude da Madeira levado a cabo pelos jovens da freguesia da Ilha em duas vertentes: uma sobre “idosos acamados em movimento” e outra sobre “recolha de literatura oral e tradicional”. Após o concerto e a entrega de certificados, haverá um convívio para os sócios da instituição e para os intervenientes nesta efeméride.

In Jornal da Madeira, 21-01-2005

CASA DO POVO DA ILHA


O papel das Casa do Povo é fundamental na criação de dinâmicas, especialmente nas zonas rurais onde muitas vezes a monotonia invade as localidades. A Casa do Povo da Ilha localiza-se na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana Madeira.
A Casa do Povo da Ilha, tenta assim, ter um plano de actividades equilibrado, no sentido de dinamizar uma actividade mensalmente, bem como, ter em conta todo o público alvo, nomeadamente as crianças, os jovens, os adultos e os idosos.
Não podemos esquecer ninguém, porque é elementar envolver toda a população nas nossas actividades. Acreditamos que só desta forma podemos contribuir para o desenvolvimento harmonioso das nossas gentes.
Eis as nossas actividades:
- Cantar os Reis
- Concurso de Entrudo
- Participação na Festa dos Compadres
- Dia do Pai
- Dia da Mãe
- Dia da Criança
- Exposição Regional do Limão
- Passeios a Pé
- Torneio “Pedibola de Verão”
- Dia do Emigrante
- Jogos Tradicionais
- Voluntariado Juvenil
- Melhor Vinho de São Martinho
- Semana Cultural
- São Silvestre
Para ficar a saber mais sobre as nossas actividades, porque não uma consultar o nosso calendário de actividades.

Contactos: 291572026
Fax:291573801

e-mail: www.casadopovodailha.com