quarta-feira, abril 26, 2006

"Festa do Despique" na freguesia da Ilha




Integrado no programa das Festa do Limão, a freguesia da Ilha volta a promover um encontro de despique, aberto a toda a população.

As inscrições para a "Festa do Despique" estão abertas até ao dia 28, na Casa do Povo local.
O objectivo da organização é oferecer aos visitantes três horas deste género bem popular, no próximo dia 14 de Maio.

Cada concorrente terá de aguentar 10 minutos de actuação, sempre com muitas rimas e bom humor.

A Festa do Limão é um dos principais cartazes da freguesia, senão o cartaz. Todos os anos leva a este recanto da Costa Norte muitos pessoas de vários locais da Região

In Dn, 2006-04-26

quinta-feira, abril 20, 2006

VOLUNTARIADO JUVENIL


A Casa do Povo da Ilha é promotora de dois projectos de Voluntariado Juvenil - um programa da Direcção Regional da Juventude. Os projectos são designados “Farmácia Popular” e “ Tradição e Etnografia no Núcleo Museológico da Casa do Povo da Ilha”.

Estes, visam estimular a participação cívica em projectos locais e envolve jovens com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos num total de 10 jovens.

O Projecto “Farmácia Popular” visa recolher junto da população as propriedades medicinais de ervas e plantas para que se preserve a riqueza do conhecimento popular e que possa ser transmitido às novas gerações e vindouras. Este projecto conta também com o apoio da Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Parque Natural da Madeira e da Universidade da Madeira na investigação e tratamento de dados com a finalidade de editar um livro com este saber popular. Os custos inerentes à sua publicação serão financiados pela iniciativa comunitária LEADER +.

O projecto “ Tradição e Etnografia no Núcleo Museológico da Casa do Povo da Ilha” visa a recolha de objectos antigos e tradicionais da Freguesia no sentido de ter patente exposições ligadas aos usos e costumes tradicionais da Freguesia da Ilha no seu Núcleo Museológico.

AT 2006-04-20

quinta-feira, abril 06, 2006

Encontro de cantares ao desafio na Ilha





A freguesia da Ilha recebe, no próximo dia 14 de Maio, um Encontro Repentista de cantores ao desafio, evento que se integra na quinta edição da Exposição Regional do Limão.

Segundo António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade promotora do evento, o Encontro pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa Região para que possam dar o seu contributo na área dos cantares ao desafio.

A participação de cada grupo terá a duração de cerca de 10 minutos e a organização garante acompanhamento musical para os grupos que não disponham de suporte musical.

Segundo os organizadores do evento, os cantares ao desafio continuam a ser uma das marcas da identidade cultural madeirense, esperando que este certame contribua para ajudar a preservar as tradições do nosso povo.

As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 28 de Abril de 2006 junto da Casa do Povo da Ilha pelos números de telefone 291 572 026 ou 962488561.

Com esta iniciativa integrada na V Exposição Regional do Limão, a Casa do Povo da Ilha pretende reforçar o seu papel na preservação e valorização dos hábitos e usos tradicionais.
Dinis Mendonça, Correspondente

In DN, 2006-04-06

segunda-feira, abril 03, 2006

PASSEIO A PÉ- 13 DE MAIO PICO RUIVO -ILHA



Nos próximos dias 13 e 14 de Maio terá lugar a V Exposição Regional do Limão. Esta iniciativa contará com debate, actividades ligadas à natureza e com um encontro repentista.

A Exposição Regional do Limão conta com muita animação e é uma mostra do limão e dos agricultores da Freguesia da Ilha Concelho de Santana.

Em sequência no dia 13 de Maio terá lugar um passeio a pé com a Concentração às 14h na Achada do Teixeira onde se caminhará até à Freguesia da Ilha. O percurso tem a duração estimada de 2h30min e é um percurso fácil.

Sendo assim, convidamos aos interessados a tomar parte desta caminhada. Mais informamos que deverão efectuar as inscrições até ao dia 28 de Abril.

As inscrições poderão ser feitas através dos seguintes contactos:

e-mail: casapovoilha@mail.telepac.pt
TEl: 291572026 / 962488561
Fax: 291573801

Estamos disponíveis para eventuais esclarecimentos que possam surgir.

Plantas da Madeira em debate na Ilha




Iniciativa integrou-se nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e do mês do Ambiente
A freguesia da Ilha recebeu ontem uma palestra cujo tema foi "As Plantas da Madeira", num evento organizado pela Casa do Povo local em colaboração com a Direcção Regional de Florestas e que decorreu no auditório do Centro Cívico daquela localidade.

A iniciativa integrou-se nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e do mês do Ambiente e visou sensibilizar a população local para os cuidados a ter com a floresta e com o ambiente, numa freguesia que tem uma grande parte da sua extensão coberta pela Laurissilva.

Segundo António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade promotora do evento, esta actividade inseriu-se na linha de actuação daquela instituição cujo trabalho se tem centrado na preservação das tradições e do património.

Ao DIÁRIO, aquele responsável referiu que a preservação do património natural é um desafio com vista ao aparecimento de novos empreendimentos com viabilidade económica para a freguesia como o que está previsto para a zona da Achada do Marques, no âmbito do turismo rural.

A introdução na freguesia da Ilha da agricultura biológica, cujo crescimento se tem acentuado nos últimos anos, é também um reflexo das preocupações agro-ambientais que se têm verificado naquela localidade nos últimos tempos.
Dinis Mendonça, Correspondente

DN, 2006-04-03

domingo, abril 02, 2006

CONFERÊNCIA "PLANTAS DA MADEIRA"


No âmbito das comemorações do Dia da Floresta a Direcção Regional de Florestas realizou no dia 2 de Abril, uma Palestra sobre “As Plantas da Madeira” pelas 15 horas no auditório da Casa do Povo da Ilha.

Esta acção teve como objectivo sensibilizar para a importância da Conservação da Floresta e divulgar o património florestal da Madeira e foi proferida pela Drª Paula Marília da Direcção Regional de Florestas que abordou as diversas florestas da nossa Região.

Ficou assente que apesar de retiramos todos os benificios da nossa floresta é importante estarmos conscientes dos limites a essa utilização.

Dentro da Floresta destacamos a Zambujal, Laurissilva do Barbusano, Laurisilva do Til e do Vinhático e a Urzal da altitude.

AT

GRUPO DE DANÇA DA CASA DO POVO DA ILHA- I ENCONTRO DE DANÇA NA SEMANA DE SÃO JOSÉ


Teve lugar no passado dia 24 de Março de 2006 a participação do Grupo de Dança da Casa do Povo da Ilha, um encontro que contou com vários grupos de dança.


AT

GRUPO DE TEATRO- SEMANA DE SÃO JOSÉ


Teve lugar no passado dia 20 de Março um espectáculo do Grupo Teatro da Casa do Povo da Ilha na X Semana de São José no Arco de São Jorge