quarta-feira, maio 31, 2006

Em Santana os Agricultores Visitam Centro



Os formandos do curso de Boas Práticas Agrícolas visitaram ontem o Centro de Desenvolvimento Rural de Santana com a finalidade de os formandos terem contacto directo com as boas práticas agrícolas que se praticam no campo experimental ali existente. Os 14 formandos do curso desenvolvido pela Casa do Povo da Ilha visitaram os diversos campos agrícolas existentes no Centro. Ao mesmo tempo foram-lhes explicadas as melhores técnicas de produção de diversos produtos, nomeadamente os diversos tipos de frutos que ali se cultivam.



Segundo António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, a visita teve como objectivo proporcionar o contacto directo dos formandos com as novas práticas da agricultura e, por outro lado, possibilitou o aconselhamento, “in loco”, de técnicas a adoptar de modo a que os formandos assimilem e ponham em prática estas inovações. Este responsável considera que este curso alerta para a compreensão como a actividade agrícola pode contribuir activamente para a conservação do solo e da água, recursos estes que, sendo preciosos, devem ser mantidos para as gerações actuais e vindouras.

In JM 2006-05-31

domingo, maio 21, 2006

V EXPOSIÇÃO REGIONAL DO LIMÃO- FOTOREPORTAGEM


As Entidades oficias provam uma "PONCHILHA".


Associação Geringonça- Animou o centro da Freguesia com o ritmo da canção "Limão Dourado"


Mónica Ascensão a intérprete da canção "Limão Dourado" subiu várias vezes ao palco e encantou a Festa. Uma voz magnífica da Freguesia da Ilha.


Encontro Repentista um cartaz que superou todas as expectativas.


Prova de Desenho para os mais novos...


Grupo de Teatro e Dança da Casa do Povo da Ilha com o seu brilho, movimento e qualidade.


Passeio a Pé

terça-feira, maio 16, 2006

CLIPPING

http://www.jornaldamadeira.pt/supnot.php?Seccao=16&id=42711&sup=1&sdata=2006-06-22

http://www.dnoticias.pt/default.asp?file_id=dn010103310506

http://www.rtp.pt/index.php?article=238764&visual=16

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2006/05/13a.htm

http://www.rtp.pt/index.php?article=238764&visual=5

Madeirenses mantêm o "sim" à UE 20 anos após a integração



Do ensino à cultura e aos órgãos autárquicos as opiniões não divergem: a adesão de Portugal à União Europeia foi positiva
Vinte anos completados sobre a integração de Portugal na União Europeia (UE), os parceiros sociais da Região Autónoma da Madeira mantêm o sim à adesão.
Da cultura aos órgãos autárquicos, as opiniões pouco divergem quanto aos benefícios dos apoios europeus, num arquipélago que viu crescer, nos últimos anos, uma grande diversidade de infra-estruturas públicas.
Na área desportiva, Carlos Pereira, presidente do Club Sport Marítimo, vai mais longe ao defender que a integração no espaço europeu imprimiu uma nova forma de praticar desporto na Região. Ainda assim, o dirigente verde-rubro considera que os clubes deveriam ter a possibilidade de aceder directamente aos apoios comunitários (ver texto em baixo).
E, se o acesso aos fundos estruturais e a construção de estradas e de equipamentos de lazer lideram os argumentos pró-União Europeia, o desenvolvimento cultural também não é indiferente à população regional.
Óscar Silva é o rosto da Associação Cultural e Desportiva de São José, desde 2001. O dirigente desta colectividade socorre-se da sua experiência para realçar a grande evolução que o sector sofreu nas últimas duas décadas. Um factor que associa a maior capacidade de financiamento do Governo a um despertar de consciências para a importância destes eventos e do voluntariado, na sociedade actual.
«Não hesito em dizer que, nos últimos anos, o associativismo deu um salto qualitativo. As associações cresceram em número e ganharam na melhoria dos métodos de trabalho», refere.

No que aos órgãos autárquicos diz respeito, a vertente cultural assume igualmente grande relevo. António Trindade, líder da Casa do Povo da Ilha, não tem dúvidas que a evolução de mentalidades, resultado de um maior contacto com outras culturas e visível pela "banalização" dos intercâmbios culturais, é uma das grandes vantagens da integração de Portugal na UE.
Da mesma forma, os benefícios económicos representaram um grande avanço para as casas do povo e juntas de freguesia que, ressalva o autarca, passaram a usufruir de programas comunitários «indispensáveis à sua modernização».


Mas se a União Europeia é ainda tida como um grande aliado de Portugal, já a gestão do país sobre os fundos estruturais não escapa a alguns reparos. Tânia Teixeira, responsável pelo Clube da Europa da Escola Jaime Moniz, atribui esta má gestão do dinheiro europeu a «uma nítida falta de planeamento», quer por parte do Executivo, quer por responsabilidade das entidades que os receberam.

«Há em Portugal uma cultura do curto prazo. Parte do dinheiro atribuído para a agricultura e para a pesca, por exemplo, foi usado para a aquisição de bens ao invés de ser investido», justifica a docente.

EURO PREJUDICA ARTESANATO
Não obstante a facilidade de mobilização, a entrada de Portugal para a UE poucas consequências trouxe aos níveis da procura turística. A opinião é de Marco Ferreira.
No entender do director do Hotel Vila Baleira, a escolha dos destinos turísticos baseia-se mais na economia de cada país. E, embora os turistas continuem a preferir a Região, são as actividades indirectamente ligadas ao sector turístico as mais penalizadas, já que a transição do Escudo para o Euro «encareceu muito os produtos regionais, o artesanato e os serviços de táxi».
Positivo é, sublinha o empresário, o intercâmbio de profissionais, sobretudo se for considerada a falta de mão-de-obra no nosso país, e uma maior aposta na formação subsidiada pelos fundos europeus.
«Depois, há os benefícios indirectos trazidos pelos investimentos. Nos últimos cinco anos, por exemplo, o Porto Santo ganhou imenso em infra-estruturas», conclui.
Patrícia Gaspar

segunda-feira, maio 15, 2006

Mercado do Livro na Freguesia da Ilha


Integrada na quinta edição da Exposição Regional do Limão, na freguesia da Ilha, a Associação de Escritores Madeirense promove o Mercado do Livro Madeirense.

A iniciativa que decorre na sede da Casa do Povo local é, segundo Isabel Fagundes, responsável daquela Associação, mais uma oportunidade para «divulgar as pessoas que escrevem na Madeira e levar a literatura dos autores madeirense mais próximo das populações».
Sem esquecer a importância da comercialização, Isabel Fagundes, ao DIÁRIO ressalvou que este tipo de iniciativas é uma boa forma das populações de diferentes pontos da Ilha se familiarizarem com o que vai sendo escrito na Região.

Esta destacou o apoio que aquela associação tem recebido de juntas de freguesia e casas do povo na divulgação da literatura de autoria regional.

Os visitantes que passarem pela freguesia da Ilha nestes dias poderão apreciar todo o tipo de obras de escritores madeirenses. Obras que vão do ensaio à narrativa, passando pela poesia e pela literatura infantil. O mercado conta ainda com um vasto leque de obras editadas pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais.

A abertura do mercado do livro foi assinalada com a recitação de alguns poemas da autoria da escritora madeirense Gisela da Silva, alusivos à freguesia da Ilha, ao limão e aos encantos da nossa terra e das flores.

Dinis Mendonça, Correspondente

Produtores de limão queixam-se de preços baixos



Os agricultores produtores de limão da freguesia da Ilha queixaram-se no dia de ontem dos baixos preços com que são pagos pelos citrinos na origem, adiantando também desconhecerem qualquer tipo de apoio ou de incentivo à produção.

Ao DIÁRIO, um grupo de produtores de limão que também apresentava o seu produto na Exposição Regional do Limão, fez chegar o seu descontentamento com o preço que é pago à produção na origem, a qual muitas vezes não ultrapassa os quarenta cêntimos por quilo.
Além dos preços baixos, os agricultores queixaram-se também da falta de mão-de-obra para trabalhar na terra, sendo aquela que por vezes existe demasiado cara, aumentando de tal forma os custos de produção que em alguns casos há produtores que perdem parte da produção por não terem meios de a recolher.

A juntar ao quadro já de si difícil, estão as pragas que nos últimos anos têm atingido os limoeiros e diminuído os ganhos de produção do citrino. Perante este quadro, a festa do limão foi mais apreciada pelos forasteiros que na tarde de ontem se dirigiram em grande número à freguesia da Ilha e onde puderam assistir ao desfile da Associação Geringonça que apresentou uma coreografia alusiva ao limão que percorreu o centro da freguesia e o espaço onde esteve implantada a Exposição do Limão, a qual recebeu também o Encontro Repentista que juntou cantores ao desafio de Toda a Região.

Dinis Mendonça, Correspondente

Nova versão da “Poncha”


bebida vai chamar-se “ponchilha” e deverá ser colocada este ano no mercado


Uma versão alaranjada da célebre "poncha" madeirense deverá ser colocada ainda este ano no mercado sob a designação de "ponchilha", disse o presidente da Casa do Povo da localidade onde vai ser criada a nova bebida. A nova bebida vai chamar-se "ponchilha", distingue-se da receita clássica por incluir também sumo de laranja e vai ser produzida com citrinos produzidos exclusivamente na ilha. A revelação foi feita por António Trindade a propósito da quinta edição da exposição regional do Limão, uma iniciativa destinada a valorizar esta produção agrícola da Ilha, que decorre este fim-de-semana e conta com a participação de 320 expositores. O cultivo do limoeiro na Madeira remonta ao tempo das descobertas, quando era consumido pelos marinheiros para combater o escorbuto, uma doença provocada pela falta de vitamina C que abunda nos limões e que pode ser fatal. A produção espalhou-se um pouco por toda a ilha, mesmo em pequenas propriedades e quintais, ocupando uma área total de 87 hectares que produzem anualmen- te um pouco mais de 800 toneladas. Desta área, mais de metade está concentrada no concelho de Santana e este ano só na pequena freguesia da Ilha a produção aguardada é de 100 toneladas, de acordo com António Trindade. Devido ao crescimento na produção, surgiu a ideia de criar uma pequena empresa visando a produção e comercialização no mercado regional de licores e de "ponchilha" — confeccionada com aguardente, limão, mel e sumo de laranja, produ- tos todos produzidos na freguesia —bebidas devidamente certificadas e com garantia de qualidade, adiantou António Trindade. O projecto será apoiado pelo IVM e pelas direcções do Comércio e Indústria e do Ambiente e deverá estar implementado já em Agosto e Setembro deste ano.

In JM

Freguesia com novos projectos para garantir o futuro



Mais produção biológica maior qualidade no limão

A Junta de Freguesia e a Casa do Povo da Ilha estão hoje empenhadas no fortalecimento da produção agrícola do limão na freguesia e na demanda por um produto de qualidade cada vez maior. Mas para que isso seja uma realidade, é preciso «pensar na qualidade do produto através da classificação por produção biológica», conforme diz Manuel Jesus.

Ao longo dos últimos 5 anos, a Exposição Regional do Limão tem vindo a crescer em dimensão e em importância para a freguesia da Ilha. Mais “madura”, a organização deste evento anual, a cargo da Junta de Freguesia e da Casa do Povo da Ilha, inovou esta quinta edição da Exposição Regional do Limão introduzindo algumas novidades. A primeira delas prende-se com o local de realização da exposição das produções dos agricultores inscritos, que passou a ficar localizada ao centro do polidesportivo da Ilha, rodeada pelos habituais stands (que este ano são 12) de empresas e entidades oficiais. Com isto, «permitimos uma melhor circulação das pessoas no recinto», explica Manuel Jesus, presidente da Junta de Freguesia local. Além da apresentação de um hino ao limão, ocorrida ontem na abertura oficial da Exposição, e dos painéis de discussão relacionados com o limão e com a produção biológica e convencional deste citrino, que também aconteceram ontem, outras das novidades introduzidas é a realização de um encontro repentista, um despique repescado da Semana Cultural que conta com a participação de três grupos, e o aproveitar do evento para esclarecer a população e os agricultores àcerca da importância e das vantagens da produção biológica, através da distribuição de panfletos informativos. Isto porque, segundo Manuel Jesus, «as pessoas ouvem sobre os benefícios da agricultura biológica e de outros procedimentos e técnicas agrícolas com vista à melhoria das suas produções e da qualidade do produto, mas depois fica por ali». É por isso, prossegue o presidente da Junta de Freguesia da Ilha, «que a Junta candidatou-se a um projecto de uma operação biológica, em que a Casa do Povo, que é a instituição que irá dar continuidade à operação, realiza uma série de recolhas de limão e faz o seu aproveitamento para produzir e comercializar derivados do limão». Esta operação, «que será posta em prática dentro de pouco tempo», conta com a parceria de uma empresa que «irá aproveitar o limão que não se consiga vender para servir de ingrediente aos vários sub-produtos previstos fabricar e, posteriormente colocá-los à venda aos turistas e restantes visitantes que se deloquem à Ilha, gerando assim mais uma fonte de rendimento, e mais importante, alguns postos de trabalho», frisa Manuel Jesus. Mais limão biológico Neste momento, o limão continua a ser a cultura predominante da agricultura da freguesia, tendo-se vindo inclusivamente a assistir a um aumento de produção.

Aumento este que se deve, em parte, ao incentivo desta entidade autárquica ao plantio de limoeiros, à ajuda da Direcção Regional de Agricultura, com a recente doação de 700 limoeiros e de alguns produtos de tratamento, e ao apoio técnico da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. Além disso, conta Manuel Jesus, «temos aberto estradas agrícolas e a Secretaria ajudou-nos a cimentar mais de 12 mil metros de levadas e a reconverter tanques de água de regra». Assim com este incremento na produção do limão na freguesia da Ilha, «já estamos a pensar na qualidade do produto através da classificação por produção biológica», diz Manuel Jesus. «A Junta de Freguesia tem um projecto de 5 mil metros quadrados dedicados à produção biológica do limão, da qual, este ano, já foram vendidos cerca de 175 quilos. Este será um exemplo e, apesar de sabermos que haverá sempre a produção convencional, julgo que toda a gente vai aderir à produção biológica no futuro, porque precisamos cada vez mais da qualidade». Fim-de-semana de festa Limão exposto na Ilha Decorre este fim-de-semana mais uma edição (a quinta) da Exposição Regional do Limão, na freguesia da Ilha, em Santana. Uma vez mais, espera-se uma grande adesão dos madeirenses, até porque o tempo assim o convida e o programa de animação promete “festa rija”. Não obstante as festividades e as iniciativas previstas no programa oficial deste evento terem já se iniciado no dia de ontem, o certo é que ao longo dos dias de hoje e de amanhã esta freguesia de Santana será o centro da Ilha, a julgar pelo sucesso obtido em edições anteriores e pela animação prevista em torno da própria exposição.

Aliás, ontem, o primeiro dia do evento, já se pôde constatar isso mesmo na freguesia da Ilha, após um dia repleto de actividades, com jogos inter-geracionais, a inauguração do Mercado do Livro/DRAC, que incluiu a recitação de poemas pela Associação de Escritores da Madeira, painéis de discussão e esclarecimento subordinados aos temas “Benefícios do limão na saúde” e “Novas perspectivas e técnicas para a cultura do limoeiro na Região” e a apresentação oficial de um hino ao limão, intitulado “Limão Dourado” e com letra de António Trindade, música e arranjos de António Barbosa e interpretação de Mónica Cristiana. Com tudo preparado para o “teste de fogo”, as entidades organizadoras da V Exposição Regional do Limão, que são a Junta de Freguesia e a Casa do Povo locais, reservaram no entanto para estes dois dias um programa de animação digno de um dos primeiros eventos do calendário de festas regionais. Programa Sábado, 13 de Maio • Centro Cívico da Ilha — Casa do Povo da Ilha 9:30 Reabertura do Mercado do Livro/DRAC 10:00 Formação “O Limão na Culinária” Prova de Desenho alusivo ao Limão 14:00 Concentração na Achada do Teixeira e Passeio a Pé • Polidesportivo 17:00 Grupo de Dança “100% Jovem” 17:30 Grupo de Cordas da Casa do Povo da Ilha 18:00 Grupo de Flores Belas — Atelier de Artes Plásticas da Câmara Municipal do Funchal 18:20 Tuna da Casa do Povo do Faial 18:50 Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Jorge 19:20 Grupo “Os Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial 19:50 Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana 20:20 “Nova Geração” Associação Desportiva e Recreativa do Faial 20:50 Grupo de Teatro e Dança da Casa do Povo da Ilha 21:00 Encerramento do Mercado do Livro/DRAC 21:30 Trio “Nova Onda” • Discoteca ao ar livre Domingo, 14 de Maio • Centro Cívico da Ilha — Casa do Povo da Ilha 9:30 Reabertura do Mercado do Livro/DRAC • Polidesportivo 10:00 Jgos Tradicionais “O Pião” pelo GRupo de Romaria Antigas do Rochão da Camacha • Adro da Igreja 11:30 Recepção das Entidades 12:00 Missa solenizada pelo GRupo Coral da Casa do Povo da Boaventura • Polidesportivo 13:00 Associação “Geringonça” — Desfile pela freguesia com o tema “Exposição Regional do Limão” 13:30 Visita à Exposição do Limão, pelas Entidades presentes, com intervenção das mesmas e entrega de prémios ao agricultores 14:30 Grupo de Cantares do Imaculado Coração de Maria 15:00 Encontro Repentista/Ao Desafio — Festa do Despique 19:00 Espectáculo Musical com o grupo “Banda D’Além” 21:00 Encerramento da V Exposição Regional do Limão Associação projecta o futuro Incentivar a agricultura e potenciar o turismo A Associação dos Proprietários das Serras da Freguesia da Ilha viu recentemente aprovado um projecto de reflorestação da zona compreendida entre a Encumeada alta e o Pico Ruivo. Este projecto, que representa um investimento de 25 mil euros, resultou no plantio de uveiras e urzes em toda aquela zona alta da freguesia, faltando concluir a construção de um tanque de rega, previsto para o próximo Verão. Além disso, esta Associação, criada após a retirada de gado das serras madeirenses, irá receber até ao ano de 2024 um subsídio anual de 13 mil euros do IFADAP, pela perda do rendimento do Montado. Esta verba destina-se ao funcionamento da própria Associação em benefíco da freguesia e da sua população, permitindo-lhe proceder a trabalhos de manutenção e melhoramento de veredas, miradouros, etc., entre outros. Um dos projectos que a Associação dos Proprietários das Serras da Freguesia da Ilha tem previstos a curto/médio prazos prende-se com o estímulo à agricultura, actividade principal da freguesia, e o fomento de atractivos turísticos na Ilha. Tomando em consideração o facto de existirem na freguesia agricultores desempregados, um desses projectos visa incentivar a reinserção dessas pessoas na actividade, contractando-as para trabalhar em terrenos específicos arrendados pela Associação e com recurso a máquina agrícolas. No entanto, este projecto, que tem como objectivos finais a criação de postos de trabalho e a comercialização das produções agrícolas conseguidas sob este regime como forma de gerar fundos para a Associação, apenas poderá seguir em frente após a construção do posto de abastecimento agrícola previsto para a freguesia.

No âmbito dos novos atractivos turísticos da freguesia, a Junta de Freguesia da Ilha deu início a um projecto de melhoramento da Achada do Marques. Este projecto, que se encontra presentemente sob a alçada da Associação, pela capacidade de garantir a sua continuação, visa a recuperação dos palheiros lá existentes e zonas circundantes e a sua candidatura a fundos comunitários encontra-se presentemente em análise na Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. Conseguindo-se concluir este projecto com o envolvimento e contributo de todos os proprietários dos palheiros a renovar, entende-se que a Achada do Marques será o segundo parque temático da Região.
JM
Clique aqui para consultar mais notícias de Região

CINEMAS


Filmes em exibição
.
PUB

sexta-feira, maio 12, 2006

Exposição do Limão na Ilha



A V Exposição Regional do Limão, que começa hoje e prolonga-se até domingo na Freguesia da Ilha, em Santana, conta com um programa vasto e diversificado, onde se destacam um encontro de despique, um desfile pela Associação Geringonça e um espectáculo pelos Banda D’Além. Este ano, o certame conta com 320 expositores e 12 stands, resultado da crescente produção de limão.


A produção de limão na Freguesia da Ilha tem vindo a aumentar, sendo que a expectativa para este ano é de mais de 100 toneladas de limão, revelou ontem Manuel João Jesus. O presidente da Junta de Freguesia da Ilha falava durante a apresentação oficial do programa da V Exposição Regional do Limão, que decorreu nos Jardins de Santa Luzia, no Funchal. De acordo com o responsável, este certame, desde a sua primeira edição, «tem trazido benefícios para a Ilha, nomeadamente melhoramentos de regadios, de tanques e de estradas agrícolas». O certame começa hoje e prolongar-se-á até domingo, com um programa vasto e diversificado. Conta com 320 expositores e 12 stands (no interior do Polidesportivo da Ilha). A abertura oficial da festa do Limão está marcada para as 19h00, numa cerimónia presidida pelo secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia. Para além da exposição, o programa desta festa conta com uma forte componente cultural e musical, no qual se destacam o Mercado do Livro com recitação de poemas pela Associação de Escritores da Madeira (às 19h00 de hoje), um encontro de despique (domingo, às 15h00) e um espectáculo pelo grupo Banda D’Além (no domingo, às 19h00). A visita à exposição do limão pelas entidades oficiais e a cerimónia de entrega de prémios aos agricultores está também agendada para domingo, às 13h00. Este evento será precedido de um desfile pela Associação Geringonça pelas ruas da freguesia. No sábado, o destaque vai para as actuações de vários grupos musicais do concelho de Santana, a partir das 17h00. O troféu desta edição da Exposição Regional do Limão é da autoria do artista plástico Marcelino Caldeira. Esta iniciativa conjunta da Junta de Freguesia e Casa do Povo da Ilha conta com os apoios da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santana, Direcção Regional dos Assuntos Culturais e da Associação de Escritores da Madeira, entre outras entidades.
Odília Gouveia
IN JM

quinta-feira, maio 11, 2006

Exposição Regional do Limão com Festa do Despique

Organização estima que este ano a produção de citrinos se aproxime das 100 toneladas
O programa da V exposição Regional do Limão foi apresentado, ontem, pelo presidente da Casa do Povo da Ilha (Santana), junto ao Jardim de Santa Luzia.
A principal inovação deste ano é a Festa do Despique, que terá lugar na Junta de Freguesia da Ilha, onde haverá canto e rima por improviso no próximo domingo, no dia 14.
As três vertentes do programa são a tradição, a valorização e a promoção da freguesia. O certame envolve ainda três sectores importantes, nomeadamente a economia, o social e o cultural na agricultura.
O presidente António Ascensão Trindade diz que a Festa e Exposição Regional do Limão é uma «homenagem aos agricultores», e que este é «um contributo positivo para a valorização dos produtos regionais».
O programa será diversificado e o evento abre ao público na tarde de hoje.
Pelas 19h00, será a abertura oficial com a presença do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia.
Para além de António Ascensão Trindade, estiveram presentes na apresentação do programa o vereador da Câmara Municipal de Santana, José António Freitas, e o presidente da Junta de Freguesia da Ilha, Manuel João Jesus.
Outra das inovações deste evento foi a imagem de marca do troféu da autoria do artista plástico Marcelino Caldeira, obra que apela ao movimento e que servirá de marca para as várias edições da Exposição Regional do Limão.
Foi também feita a apresentação da canção oficial da exposição, intitulada "Limão Dourado", música que servirá para o desfile que irá realizar-se no dia 14.
António Ascensão Trindade adiantou ainda que, para este ano, espera que sejam vendidas «100 toneladas de limão».
A V Exposição Regional do Limão encerra domingo, às 19h00, com o grupo musical Banda D´Além.
Nádia Franco


APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA


V Exposição Regional do Limão


Sexta 12 de Maio

Polidesportivo
16:00- Abertura com Jogos Intergeracionais “Limão - Tradição”.

19:00- Cerimónia Oficial presidida por Sua Excelência o Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais Dr. Manuel António Correia.

19:20- Apresentação da Canção “Limão Dourado” com Letra de António Trindade, Música e Arranjos de António Barbosa e Interpretação de Mónica Cristiana.

Centro Cívico da Ilha - Casa do Povo
19:30- Inauguração do Mercado do Livro com Recitação de Poemas pela Associação de Escritores da Madeira.

20:00 -Painel:
Benefícios do Limão na Saúde - Dr. Ricardo Oliveira (Nutricionista)
Novas perspectivas e Técnicas para a Cultura do Limoeiro na Região – Engº José Carlos Marques - Direcção de Desenvolvimento da Agricultura Biológica.

Polidesportivo
21:00- Actuação das artistas Mónica Cristiana e Anabela

21:30- Banda de Rock da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral

21:00- Encerramento do Mercado do Livro / DRAC

Discoteca ao Ar Livre
Arte Circense com Música House - Grupo Anima-te

Sábado 13 de Maio

Centro Cívico da Ilha - Casa do Povo da Ilha
9:30- Reabertura do Mercado do Livro/DRAC

10:00- Formação “O Limão na Culinária”

10:00- Prova de Desenho alusivo ao Limão

14:00- Concentração na Achada do Teixeira e Passeio a Pé.

Polidesportivo
17:00- Grupo de Dança 100% Jovem

17:30- Grupo de Cordas da Casa do Povo da Ilha.

18:00- Grupo Flores Belas – Atelier de Artes Plásticas da Câmara Municipal do Funchal.

18:20- Tuna da Casa do Povo do Faial

18:50- Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Jorge

19:20- Grupo os Camponeses da Casa do Povo de São Roque do Faial

19:50- Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana

20:20- Nova Geração – Associação Desportiva e Recreativa do Faial

20:50- Grupo de Teatro e Dança da Casa do Povo da Ilha

21:00- Encerramento do Mercado do Livro /DRAC

21:30- Trio “Nova Onda”

Discoteca ao Ar Livre


Domingo dia 14 de Maio

Centro Cívico da Ilha - Casa do Povo da Ilha
9:30 – Reabertura do Mercado do Livro/DRAC.

Polidesportivo
10:00- Jogos Tradicionais “O Pião” pelo Grupo de Romarias Antigas do Rochão da Camacha.

Adro da Igreja
11:30- Recepção das Entidades

12:00- Missa solenizada pelo Grupo Coral da Casa do Povo da Boaventura.

Polidesportivo
13:00- Associação Geringonça - Desfile pela Freguesia com o tema “Exposição Regional do Limão”.

13:30– Visita à Exposição do Limão, pelas Entidades presentes com intervenção das mesmas e entrega de prémios aos agricultores.

14:30- Grupo de Cantares do Imaculado Coração de Maria.

15:00- ENCONTRO REPENTSTA/ AO DESAFIO – FESTA DO DESPIQUE

19:00- Espectáculo Musical com o Grupo “Banda D`Além”
21:00- Encerramento da V Exposição

Exposição do Limão com Mercado do Livro

Este ano a freguesia da Ilha juntou os dois eventos num só
Pela primeira vez a Exposição Regional do Limão vai contar com um Mercado do Livro no programa. A iniciativa decorre na freguesia da Ilha, concelho de Santana, no próximo fim-de-semana.

O Mercado do Livro, dinamizado pela Associação de Escritores da Madeira e pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais, acompanha assim a V edição do certame regional, a apresentar esta tarde, pelas 16h00, no Jardim de Santa Luzia.

António Cruz, Lídio Araújo, Isabel Fagundes, Gisela da Silva, Marco Freitas e João França são alguns dos escritores representados com as suas obras ao longo dos 3 dias no espaço da Casa do Povo.

Na inauguração do Mercado, sexta-feira pelas 19h30, haverá um recital de poesia com Gisela Freitas, onde vai declamar um conjunto de poemas dedicados ao local.

O Mercado do Livro é uma iniciativa com alguns anos. O objectivo é dar a conhecer os trabalhos de escritores regionais por toda a Região.
Paula Henriques

Tradição do despique sobe ao palco na Ilha



Primeiro Encontro Repentista de Cantores ao Desafio realiza-se no âmbito da 5ª edição da Festa do Limão

A freguesia da Ilha recebe no próximo domingo, dia 14 de Maio, o primeiro Encontro Repentista de cantores ao desafio, evento que se integra na quinta edição da Exposição Regional do Limão.
Segundo António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade promotora do evento, o Encontro pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa Região para que possam dar o seu contributo na área dos cantares ao desafio.

A participação de cada grupo terá a duração de cerca de 10 minutos e a organização garante acompanhamento musical para os grupos que não disponham de suporte.

Segundo os organizadores do evento, os cantares ao desafio continuam a ser uma das marcas da identidade cultural madeirense, esperando que este certame contribua para ajudar a preservar as tradições do nosso povo.

As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 10 de Maio, junto da Casa do Povo da Ilha pelos números de telefone 291 572 026 ou de telemóvel 962488561.
Com esta iniciativa, integrada na V Exposição Regional do Limão, a Casa do Povo da Ilha pretende reforçar o seu papel na preservação e valorização dos hábitos e usos tradicionais.
Dinis Mendonça, Correspondente

In Dn, 2006-05-08