quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Concurso o "Melhor Mascarado 2007"

Realizou-se na terça-feira de Carnaval, mais uma Edição do "Melhor Mascarado". Tivemos 16 participantes, onde foram destacados 3 vencedores e todos foram premiados. Depois do desfile, procedeu-se a um pequeno convívio, e logo de seguida, o Tradicional porta à porta. Esta é uma das tradições da nossa freguesia que não queremos deixar desaparecer. Todos os anos a Casa do Povo tem a preocupação de reavivar estas tradições, e que com o esforço de todos, é um bom divertimento para miúdos e graúdos.





A tradição cumprida nesta iniciativa da Casa do Povo da Ilha "O Melhor Mascarado 2007"

Passeio dos Grupos da Casa do Povo

Realizou-se na passada 2ª feira, dia 19 de Fevereiro, um passeio e Convivio entre os grupos da Casa do Povo da Ilha, nomeadamente, Grupo de Dança, Grupo de Cordas e Grupo de Teatro, e passaram a tarde no Madeira Shopping e visionaram a película: " A teia da Carlota".









Foi um dia bem passado.







As fotos
























E um bonito Pôr do Sol a abrilhantar o final do dia...

Apresentação do Livro "Plantas e usos tradicionais nas memórias de hoje"


A apresentação oficial do livro de Etnobotânica denominado “Plantas e usos tradicionais nas memórias de hoje”, teve lugar no dia 14 de Fevereiro pelas 16 horas, no Centro de Informação do Parque Natural da Madeira, ao sítio das Neves e contou com algumas entidades nomeadamente, o Director Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Dr. Bernardo Araújo, Drª Susana Fontinha, responável pelo Parque Natural da Madeira, e entre outros.










Este livro é uma compilação de informações recolhidas na Freguesia da Ilha através de inquéritos à população local, sobre os seus usos e costumes na utilização de diversas plantas.
A obra resulta de um projecto que envolveu diversas entidades, nomeadamente, Casa do Povo da Ilha, o Serviço do Parque Natural da Madeira, Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Universidade da Madeira através do seu Departamento de Biologia, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.




Para a recuperação deste património e saberes Tradicionais, contribuiu ainda o grupo de jovens de voluntariado juvenil da Casa do Povo da Ilha.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Festa dos Compadres 2007

A Casa do Povo da Ilha traz como tema à Festa dos Compadres 2007 - O Projecto de Valorização Rural da Achada do Marques. Este projecto prevê a valorização, recuperação e promoção do património natural, cultural e construído. Esta valorização passa pela recuperação e transformação dos palheiros existentes, que actualmente estão cobertos a zinco passando a ter cobertura de colmo. Estes posteriormente serão convertidos em alojamentos para o turismo. Nesta modalidade de turismo de aldeia, haverá incentivos aos agricultores de modo a que estes possam produzir segundo o modo de produção biológico.



Sítio da Achada do Marques


A Casa do Povo da Ilha levou dois carros. o 1º carro representava os "palheiros" antes da intrevenção de valorização rural em que se utilizava para tratar os animais;


No 2º Carro estava retratado a intrevenção do projecto transformando os palheiros em habitações de turismo de natureza;


Os Grupos da Casa do Povo participaram activamente neste cortejo alegórico representando os jogos de infância.

Este grupo da Casa do Povo da Ilha brindou os visitantes da Festa dos Compadres com malassadas e "Ponchilha".