quinta-feira, março 29, 2007

Inauguração da Exposição "Rostos no Tempo"

Teve lugar ontem pelas 19h no Núcleo Museológica da Casa do Povo da Ilha a inauguração da exposição “Rostos no Tempo” da autoria de Gilberto Garrido. Nesta inauguração tiveram presentes diversas entidades do Concelho de Santana.

A exposição foi complementada com a intervenção do Prof. Duarte Mendes, ex-autarca de São Vicente que começou por enaltecer estas iniciativas e por elogiar o trabalho do autor da exposição na preservação da identidade que certamente ficará nas memórias com este acervo fotográfico.

Após a exposição teve lugar uma peça de teatro encenada pelos alunos do 1º ano do Conservatório Escola das Artes coordenado pelo Prof. Eduardo Luís. No público estiveram presentes elementos dos grupos de teatro e de movimentos culturais do Concelho de Santana.

A Exposição “Rostos no Tempo” visa homenagear as pessoas mais idosas da comunidade local, que deixaram de forma indelével, ao longo da sua vivência, fortes marcas, através da sua forma de ser e de estar, que hoje caracterizam a identidade desta freguesia.

Esta exposição conta com o apoio da Junta da Freguesia e Casa do Povo da Ponta do Pargo e com o patrocínio da Câmara Municipal da Calheta que desde logo incentivaram a ideia pela sua importância, não só emocional como também histórica e etnográfica da comunidade local que importa preservar.

A Casa do Povo da Ilha aproveita a oportunidade para convidar as escolas e toda a população a visitar esta exposição patente no seu Núcleo Museológico.

Relembramos que esta exposição estará patente no Centro Cívico da Ilha de 28 de Março a 27 de Abril e que poderá ser visitada nos dias úteis das 9 às 20h.

Semana de São José do Arco de São Jorge

A Casa do Povo da Ilha esteve presente em mais uma edição do Concurso "Brincando entre Freguesias", inserido na comemorações da Semana de São José no Arco de São Jorge. Este certame, da organização da Casa do Povo do Arco de São Jorge, realizou-se no passado dia 23 de Março, com a participação de alguns elementos dos grupo de jovens desta instituição, nomeadamente, de teatro, de dança e do grupo de cordas. O Grupo de Dança, também esteve presente no Concurso de Dança do dia 24 de Março.

Aqui fica algumas fotos do certame.

segunda-feira, março 26, 2007

Exposição: "Rostos no tempo", de Gilberto Garrido

Terá lugar no dia 28 de Março do corrente ano pelas 19h a inauguração da Exposição “Rostos no Tempo” da autoria de Gilberto Garrido, no Núcleo Museológico desta Instituição.
Esta exposição visa homenagear as pessoas mais idosas da comunidade local, que deixaram de forma indelével, ao longo da sua vivência, fortes marcas, através da sua forma de ser e de estar, que hoje caracterizam a identidade da freguesia da Calheta.
Preparada ao longo de cerca de 2 anos esta exposição é também uma concretização de uma anseio de Gilberto Garrido, que procurando manter e perpetuar os rostos e olhares que marcam a sua memória e no fundo também as memórias de toda uma comunidade, que pela sua proximidade cria fortes afectos e grandes cumplicidades.
Esta inauguração contará com a presença do Dr. João Duarte Mendes Ex-Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, que irá proferir alguma palavras sobre a importância da dinamização dos Núcleos Museológico e da descentralização das oportunidades culturais.
Após a inauguração terá lugar uma encenação teatral pelo Grupo Profissional de Teatro do Conservatório da Escola das Artes da Madeira, intitulada, “O meu caso” de José Régio.
A Exposição estará patente de 28 de Março a 27 de Abril 2007, das 9h às 20h, de segunda-feira à sexta-feira.