terça-feira, agosto 21, 2007

DIA DO EMIGRANTE

A Freguesia da Ilha comemorou no dia 19 de Agosto de 2007, a IV Edição do Dia do Emigrante. Com o decorrer deste evento, fizeram-se várias actividades de carácter recreativo, cultural, desportivo e musical, cujo objectivo foi o reencontro dos Emigrantes com as raízes. Este evento ficou marcado pela grande afluência de Emigrantes vindos de vários países, nomeadamente, França, Inglaterra,Venezuela , África do Sul entre outros.





O dia começou com uma caminhada entre o Lombo Antão Alves e a Freguesia da Ilha, este passeio contou com a amável presença do Centro Cultural e Desportivo de São José.




Esta iniciativa contou com o apoio do Instituto de Desporto da Região Autónoma da Madeira através da iniciativa "Mexa-se pela sua Saúde";



Das 13 às 15h foi transmitido a partir da Freguesia da Ilha o programa da RDP para todo o mundo o "Abraço da Madeira" com a locução do excelente profissional Duarte Rebolo.




Celebração da Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes solenizada pelo Pe. Bernardino, cantada pelo Grupo CTT ( Centro Desportivo Cultural e Recreativo dos CTT).







Após a Celebração Eucarística, segui-se a recepção às entidades oficiais e Emigrantes. As entidades foram recebidas com o tema "Amor a Portugal" pela voz de Énia Caires.

Diversas entidades marcaram presença na cerimónio ofical do Dia do Emigrante na Freguesia da Ilha, transmitindo mensagens de apoio e de agradecimento a todos os emigrantes.






A Drª Celina Cruz, Centro das Comunidades Madeirenses, e o Dr Pedro Ramalho da Direcção Regional da Educação que está a preparar o projecto - criação de uma plataforma de "e-learning", foram os oradores numa conferência que versou o ensino e a aprendizagem do português junto das comunidades portuguesas e, em particular, das madeirenses.






Após a conferência, seguiram-se os jogos tradicionais, um dos momentos mais divertidos deste evento. Foram várias as equipas que participaram nestes jogos, desde Arco São Jorge, Santana, São Roque do Faial e Ilha.










Relembrando as tradições....




Todas as equipas participantes no momento de receber os prémios.




O Grupo "Os Camponeses" da Casa do Povo de São Roque do Faial abrilhantaram este dia e deram um excelente contributo com as magnificas vozes e com as suas canções populares;






O Grupo de Dança e Teatro da Casa do Povo da Ilha deram "o ar da sua graça" e animaram o Dia do Emigrante com as suas famosas danças e peças de teatro que tornaram este dia inesquecível.








O Grupo de Dança da Casa do Povo da Fajã da Ovelha deram-nos um forte contributo com os seus magnificos talentos e com as suas danças e coreografias espectaculares.





A Tuna da Casa do Povo do Faial foi outro o grupo cultural do Concelho de Santana presente no evento que encantou e animou todo o público presente neste dia de homenagem aos emigrantes;






O já conhecido Grupo de Animação "Lírios do Norte" de Santana, participaram neste dia com as suas já conhecidas e tradicionais músicas.



O famoso artista nacional "Cantor Emigrante", Graciano Saga, fechou este evento da melhor forma com temas já conhecidos dos emigrantes e do público em geral, tais como: Santa Lúcia, Vem devagar Emigrante, entre outros temas.




Para tornar este fecho do Dia do Emigrante mais espectacular, a noite acabou com fogo de artifício proporcionando imagens que irão deixar saudades.