terça-feira, abril 29, 2008

VII Exposição Regional do Limão


VII Exposição Regional do Limão

Excursões e Feirantes Aderem à Exposição Regional do limão

A Freguesia da Ilha estará em festa nos próximos dias 9,10 e 11 de Maio de 2008 com a sua VII Exposição Regional do Limão, numa homenagem à agricultura, ao agricultor e sobretudo ao produto mais conhecido desta localidade – O Limão.


Estão a ser organizadas excursões de vários pontos da Região para este evento de carácter regional, que este ano levará mais uma vez muitos visitantes a este certame. A Exposição Regional do Limão contará também com as barracas de comes e bebes e muita animação. As festividades desta edição contam com um desfile de folclore, uma exposição de limão, venda de produtos agrícolas, com a Festa do Despique e com a actuação do grupo de música tradicional madeirense Encontros da Eira.


Todos os motivos para um grande arraial madeirense e sobretudo da promoção da mais jovem Freguesia do Concelho de Santana.

quarta-feira, abril 16, 2008

Conferência "A Floresta no Concelho de Santana"




No dia 16 de Abril, realizou-se uma conferência no âmbito do dia Mundial da Floresta intitulada " A Floresta no Concelho de Santana" ao qual foram abordados vários temas tais como: Os parques florestais, os vários tipos de plantas indígenas, entre outros.



Estiveram presentes vários idosos da Freguesia e a conferência teve como orador a Dra Nicola Castro.


Está patente na Casa do Povo da Ilha, uma Exposição alusiva à Floresta no Concelho de Santana de 14 a 18 de Abril de segunda a sexta - feira, das 9h às 20h.











FESTA DO DESPIQUE - 11 DE MAIO

Integrado na VII Exposição Regional do Limão que terá lugar nos próximos dias 9, 10 e 11 de Maio de 2008 decorrerá a Festa do Despique.

As inscrições podem ser feitas junto às casas do povo da Região Autónoma da Madeira ou então directamente para a Casa do Povo da Ilha.

O Despique decorrerá a partir das 15h do dia 11 de Maio.

Participe representado a sua localidade e contribua para preservar a despique da Madeira.


Contacto: 291572026/ 962488561

sábado, abril 05, 2008

ABERTURA DO CENTRO DE CONVÍVIO DA ILHA

No próximo Segunda dia 7 de Abril pelas 15h terá lugar a Abertura Oficial do Centro de Conívio da Ilha. A Visita será presidida pelo Senhor Secretário Regional dos Assuntos Sociais Dr. Francisco Jardim Ramos e demais entidades oficiais.
A Casa do Povo da Ilha está muito orgulhosa por ver a concretização de uma necessidade e pretenção da população idosa da Freguesia.
O Centro de Convívio funcionará das 14h às 17h estando assegurado transporte, actividades e lanche para os idosos que terão assim um espaço para passar uma parte dos seus dias!

sexta-feira, abril 04, 2008

Sessão de Esclarecimento aos Produtores de Limão







Decorreu no dia 3 de Abril na Casa do Povo da Ilha, uma acção de esclarecimento aos produtores de limão, tendo sido abordado várias temáticas desde as pragas nos limoeiros, cuidados especiais a ter com o limão e os tratamentos fitossanitários.



A acção contou com a presença de muitos agricultores da Freguesia e teve como oradores, Técnicos da Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.



quarta-feira, abril 02, 2008

Centro de Convívio na Ilha

A Casa do Povo da Ilha concretizou uma dos seus objectivos de longa data- O Centro de Convívio.
Esta nova valência da Casa do Povo da Ilha veio na sequência da reunião que teve lugar no dia 1 Abril de 2008 na Casa do Povo, estando presentes o Senhor Secretário dos Assuntos Sociais Dr. Francisco Ramos,Senhora Directora do Conselho Directivo da Segurança Social da Madeira Drª Bernardete Vieira, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Santana, Deputado Rui Moisés e o Presidente da Junta de Freguesia, entre outros técnicos dos serviços.

Para além do Centro de Convívio, nas instalações da Casa do Povo dentro em breve estarão a funcionar os serviços de saúde e de segurança social. Por melhores condições e maior dignidade dos serviços à população.

Este é certamente um conjunto de conquistas e de novas valências que vêm enriquecer o dinamismo do Centro Cívico da Ilha, e em particular a Casa do Povo da Ilha.

Segunda Feira pelas 15h terá lugar o acto oficial de abertura do Centro de Convívio onde esperamos a partir de então ocupar as tardes dos idosos da Freguesia.

Um objectivo alcançado, que muito orgulha os órgãos sociais desta instituição. Este novo serviço à população corresponde à sensibilidade e à vontade dos responsáveis governamentais e da autarquia em dotar mais e melhores condições à população desta localidade do norte da Madeira.

Sessão de Cinema - Inatel





No passado dia 28 de Março, decorreu na Casa do Povo da Ilha, uma sessão de cinema com o filme "Birth - O Mistério", da responsabilidade do Inatel, Sr Martinho, contando com a presença de alguns jovens.

Assembleia Geral



Realizou-se no dia 27 de Março, na Casa do Povo da Ilha , a Assembleia Geral que contou com a presença de alguns sócios da Instituição e teve por objectivo dar a conhecer aos sócios, o relatório de contas e de actividades da mesma, bem como, outros assuntos inerentes à Casa do Povo.




O Relatório de Actividades e de Contas da Casa do Povo referente ao ano 2007 foram aprovados por unanimidade.