sexta-feira, maio 30, 2008

Dia da Criança

No próximo domingo, após a Missa Dominical, realizar-se-á a Festa do Dia da Criança com muita animação e espectáculo para todas as crianças da Freguesia da Ilha. Estarão presentes os palhaços Pipocas e Laranjinha a animar a Festa e fazer rir a todos!

Venha e Participe!

Exercícios Físicos




Após a realização do curso de pintura, os idosos tiveram a oportunidade de colocar em prática alguns dos exercícios já anteriormente adquiridos e que são uma forma de obter estilos de vida mais saudáveis.


Curso de Pintura

Iniciou-se esta sexta - feira, o curso de pintura para os idosos da Freguesia da Ilha, uma forma de demonstrar os seus talentos e aptidão na área da pintura, realizando diversos trabalhos com diversas técnicas a aplicar.








terça-feira, maio 27, 2008

Conferência sobre os problemas cárdio - vasculares



No passado domingo, realizou-se uma conferência alusiva aos problemas cárdio - vasculares, possíveis sintomas, factores de risco que contribuem para o desenvolvimento de doenças do foro cárdio - vascular e possíveis formas de prevenção. Foram muitas as intervenções por parte das pessoas que se encontravam a assistir com o objectivo de obter mais informação acerca dos hábitos que deverão ter para evitar o desencadeamento deste tipo de doença.

A conferência foi realizada por dois técnicos da área da saúde.





Exercícios Físicos no Centro de Convívio da Ilha



No passado dia 23 de Maio, o Centro de Convívio da Ilha, teve a visita de um técnico de enfermagem do Centro de Saúde da Ilha, no intuito de realização de exercícios físicos com os idosos, a fim de estes criarem hábitos de vida saudáveis.





domingo, maio 25, 2008

Visita ao Centro de Dia do Faial



No dia 14 de Mai0, foi realizada uma visita ao Centro de Convívio do Faial por parte dos idosos do Centro de Convívio da Freguesia da Ilha.

Foi um dia muito bem passado e bem animado entre esta faixa etária, pois tiveram a oportunidade de usufruir de bons e alegres momentos com jogos de cartas e recitação de poemas alusívos à comemoração dos 4 anos de existência do Centro de Convívio do Faial.

terça-feira, maio 20, 2008

Voz de 'Burrito' encabeça 'Dia do Emigrante' na Ilha


Fernando Correia Marques canta a 17 de Agosto temas do seu novo disco 'Paixões Ardentes'
Data: 12-05-2008


Paixões Ardentes' é o título do novo disco de Fernando Correia Marques, o trabalho que disse trazer à Madeira, no próximo mês de Agosto.

O cantor popular, celebrizado pelo seu 'Burrito' e outros temas festivos, apresentará o álbum, com lançamento previsto para Junho, no 'Dia do Emigrante', a realizar-se como habitualmente na freguesia da Ilha.

O concerto está marcado para domingo, dia 17 Agosto. Sobre o conteúdo do novo registo discográfico, a lançar pela Espacial, adianta que traz novidades, nomeadamente a introdução de um novo bicho, a foca, na sua paleta de personagens. O animal foi escolhido também para sensibilizar para o perigo de extinção, justificou.

De resto, 'Paixões Ardentes' mantém a linha popular que tanto tem agradado os fãs de Fernando Correia Marques.

'Carocha do Amor', 'A Pulga e eu', 'Agarra que é bom', 'Zibidum', 'O Burrito', 'Carlitos, Carlitos', 'Põe Piri Piri', 'Coco Louco', 'Casar em Portugal', 'O Bichinho', 'Altar do mundo' são temas que o celebrizaram ao longo de cerca de 30 anos de carreira, a celebrar no próximo ano.

Nesta regresso à Madeira, a solo, além de cantar os temas mais famosos, cantará certamente alguns dos temas de 'Anda cá...i...Anda', um disco lançado em 2007, composto pelo tema homónimo e ainda por 'Agarra que é bom', 'Apaixonados sem ninguém', 'Com Portugal no Coração', 'És Pedaço de mau Caminho', 'É já a Seguir, Minha Linda', 'Dá-me a Chave do teu Coração', 'Não vivo sem Mulher', 'Sou Prisioneiro do teu Amor' e 'Vou Partilhar...'.

DVD em 2009

Este ano, o artista tem planos para gravar um DVD ao vivo, que lançará no decorrer de 2009, por altura das comemorações das três décadas a cantar a solo, escrever e compor temas musicais.

Fernando Correia Marques vem à Madeira com prazer, afirmou. Os amigos que guardou de outros 'campeonatos', nomeadamente da Federação Portuguesa de Futebol, contribuem em grande medida para este sentimento. O actor popular confessa-se o fã nº2 do Marítimo. "Aproveito para matar saudades", disse. Além da carreira de cantor, durante vários anos dedicou-se ao futebol profissional. Uma paixão que não morreu, mesmo com o afastamento dos relvados.

Homenagem aos quem partiram

O 'Dia do Emigrante' na Ilha é uma das principais festividades da freguesia de Santana, juntamente com a 'Festa do Limão' que se realiza na próxima semana. O objectivo principal é homenagear os emigrantes pelo seu contributo no desenvolvimento local.

O programa festivo desta quinta edição deverá contar, à semelhança dos anos anteriores, com um vasto programa recreativo, composto pela actuação de vários grupos regionais.

Parte da discografia

'Anda Cá... i... Anda' 2007
'Casar em Portugal' 2005
'Não me Leves a Mal' 2003
'A Bicharada' 2001
'Rendido ao Amor' 1999
'Sei Que Vou Sobreviver' 1998
'Carocha do Amor' 1997
'A Pulga e eu' 1996
'Cuidado Corações' 1995
'Não Mexa, Não Mexa' 1994
'Tum, Tum, Tum' 1993
'Popular Mix' 1992
'E Do Fundo do Meu Coração' 1992
'Gato Chico' 1990
'Uma Casa com Jardim de Rosas' 1989.


Paula Henriques , In Diário de Notícias

Festa do Despique 2008

Actividades no Grande Domingo da Exposição Regional do Limão

Entrega de Prémios- Torneio de Bilhar e Prémios aos Agricultores

segunda-feira, maio 12, 2008

Encerramento da VII Exposição Regional do Limão


A reabertura iniciou com a chegada dos romeiros e com a presença do Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho.


Chegou ao fim, mais uma edição da Exposição Regional do Limão na Freguesia da Ilha. Foram vários os visitantes e participantes, que por aqui passaram e abrilhantaram a festa.

O Grupo de Animação Geringonça participou na festa e deu um forte espectáculo com as suas coreografias magníficas e trajes muito graciosos.



Após a participação do Grupo Geringonça, procedeu-se à entrega de prémios quer dos participantes no torneio de bilhar, decorrido no sábado, quer dos agricultores, participantes na Exposição do Limão.






Ao longo do dia, o programa foi diversificado, tendo-se realizado a Festa do Despique, que contou com a presença de vários participantes na já tradicional Festa integrada na Exposição Regional do Limão.



O Grupo Alegria de Viver do CCD de São José, abrilhantou o evento com as suas danças magníficas e coreografias destemidas.




O Grupo "Encontros da Eira" marcaram a sua presença no certame com as já conhecidas músicas tradicionais, típicas deste Grupo da Camacha.




A Ponta do Pargo, apresentou várias músicas do seu reportório e bem conhecidas do público em geral.
No final, a Tuna Estundantina Académica da Madeira, deu um forte contributo ao certame, animando todos aqueles que por aqui passavam.

domingo, maio 11, 2008

Exposição do Limão - Actividades de Sábado





O dia iniciou com o Programa de Rádio "Limão Dourado" em directo da Freguesia da Ilha pela Rádio Santana FM.


Logo após, deu-se início aos jogos de mesa realizados pelos idosos do Centro de Dia da Casa do povo da Freguesia da Ilha.



Às 15h, foi realizado um Torneio de Bilhar pelo Clube Desportivo da Freguesia da Ilha, tendo sido atribuídos prémios aos melhores.





O Grupo de Tocares e Cantares " Os Camponeses " da Casa do Povo de São Roque do Faial, marcaram a sua presença com as suas músicas já conhecidas do público.




O Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Boaventura abrilhantou a festa e animou a todos quantos estavam presentes.

A Tuna D`Arco da Casa do Povo do Arco de São Jorge animou a festa e encantou a todos com as suas músicas bem animadas e muito alegres.






Ao cair da noite, estiveram presentes o Grupo Lírios do Norte, sendo a sua presença já habitual nos eventos culturais da Instituição.





O Grupo de Folclore do Porto Moniz, encantou-nos e abrilhantou a Festa com muita Alegria e animação.



O Grupo de Teatro da Casa do Povo da Ilha, deu um forte contributo ao evento, transmitindo muita alegria e entusiamo.




Para finalizar a noite, realizou-se o desfile de trajes Regionais em que participaram várias Casas do Povo, nomeadamente da Ilha, Porto Moniz, Santana, Machico, Quinta Grande, Gaula, Camacha, Campanário, Santa Cruz e Boa Nova.

Também os Cool Feel Band, deram um grande espectáculo ao certame.

sábado, maio 10, 2008

VII Exposição Regional do Limão




No dia 9 de Maio, pelas 18 h, deu-se início à abertura da VII Exposição Regional do Limão com a visita técnica a pomares de limoeiros no Sítio da Achada do Marques por sua Ex.ª o Sr Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Dr. Manuel António Correia. Estiveram presentes várias entidades do Concelho .





Logo após a abertura do certame, foram visitados os vários stands expositores tais como: Ao Seu Lar, Casa do Povo da Ilha, AJAMPS, Associação Santana Cidade Solidária, Semilha, Direcção Regional de Florestas, entre outros.





Ao cair da noite, realizou-se o concurso de dança, onde participaram as várias Casas do Povo, nomeadamente a Ilha, Boaventura, São Jorge, Fajã da Ovelha, Santa Cruz, Santo da Serra, Ponta Delgada, Faial e Encarnação. No final, foram atribuídos prémios aos 3 melhores concorrentes.