quarta-feira, outubro 29, 2008

Passeio às Grutas de São Vicente, dia 28 de Outubro




Terça-feira os idosos da Casa do Povo da Ilha foram visitar as Grutas de São Vicente. Apesar da imensa ventania,chuva e frio que se fazia sentir nesse dia ninguém ficou indiferente à beleza, história e cultura que existe em tal espaço. Realmente,o tempo não ajudou muito mas mesmo assim todos os idosos não desanimaram e entre cantorias e muitas piadas lá se realizou mais um dos nossos passeios.

sexta-feira, outubro 17, 2008

Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de Outubro

"Saber escolher e preparar os alimentos é fundamental para uma vida saudável e longa."

Abordar o tema da alimentação é cada vez mais essencial na vida de todos nós, por isso não poderia passar em branco o Dia Mundial da Alimentação. Como tal, a aula de hoje foi dirente, começamos por uma pequena palestra sobre alguns aspectos básicos da alimentação, esclarecendo dúvidas e clarificando algumas das ideias dos nossos idosos. Posteriormente, aprendemos uma canção intitulada:"A carne, o peixe e os ovos" e colorimos algumas imagens relacionadas com a alimentação.
Para finalizar, ingerimos um lanche verdadeiramente saudável, para além do habitual chá ou leite e pão hoje foi servido também uma peça de fruta a todos os idosos. Foi um dia muito agradável e cheio de novas aprendizagens...

terça-feira, outubro 14, 2008

O 1º dia da aula de alfebetização, dia 14 de Outubro

No 1º dia de aulas, todos os idosos estavam muito ansiosos e empenhados em aprender coisas novas. Inicialemnte, a turma foi dividida em 2 grandes grupos de trabalho. Aqueles que já têm alguns conhecimentos de escrita formaram um dos grupos, os outros que não possuem grandes conhecimentos ou já se esqueceram da maioria deles, formaram um outro grupo. Foi uma aula muito produtiva, onde o empenho e a dedicação foram sentidos ao máximo. Todos solicitavam a professora, expondo as suas dúvidas e requesitando um pouco da sua atenção. O espírito de ajuda entre todos também é um facto importante a salientar... A continuar assim julgo que vamos num óptimo caminho!

Aula de organização do material, dia 13 de Outubro

Assim como todas as crianças, que quando começam as aulas têm direito a material novo, os nossos idosos também o tiveram. Este 1º dia de aulas serviu para alunos e professora conhecerem-se melhor e para organizar algum do material, que vai ser necessário ao longo do ano.

Passeio pela aldeia - dia 13 de Outubro

No dia 13 de Outubro, segunda-feira, a professora Vanessa, lançou um desafio aos seus alunos...Levá-la a conhecer a aldeia. Os alunos bastante entusiasmados começaram logo a caminhada! Foi num espírito descontracção e alegria que se realizou a caminhada pela aldeia da Ilha.

Dia do idoso - Ribeira Brava, dia 10 de Outubro




No âmbito do Dia Internacional do Idoso, o Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha, participou nas comemorações realizadas na Ribeira Brava.

Este, foi um dia muito especial para todos os idosos, uma vez que, assistiram a uma missa Campal presidida pelo Reverendo Sr Bispo do Funchal, D. António Carrilho. Seguidamente, ouviram alguns dos conselhos dados pela Polícia de segurança Pública, assim como assistiram à actuação da Banda Local.

Para finalizar, participaram num lanche convívio, realizado com todos os idosos.

Foi uma tarde em grande!