sexta-feira, março 27, 2009

VIII Exposição Regional do Limão - Dias 15, 16 e 17 de Maio



Nos dias 15, 16 e 17 de Maio do corrente ano, na Freguesia da Ilha, no Polidesportivo local, irá realizar-se a VIII Exposição Regional do Limão.
Esta festa é uma homenagem à agricultura, ao agricultor e, particularmente, a um dos produtos mais típicos desta localidade, o limão.
Este ano, serão muitos os motivos de atracção que esta jovem Freguesia do Concelho de Santana reserva a todos os visitantes.
O Programa encontra-se em fase de realização e contará com um leque de iniciativas, de salientar, o Desfile de Trajes Regionais, denominado de Resguardo ou Domingueiro e que se realizará no dia 16 de Maio, em que 4 elementos no máximo desfilam numa passerelle com o seu traje típico da época.
Outro dos momentos altos do certame é a Festa do Despique que será no dia 17 de Maio, atraindo participantes de vários pontos da região, e que compõe o evento com um forte cariz Regional e Tradicional.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas junto da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do evento.
Estas são algumas das razões que servem de mote e de convite a todos quantos queiram aproveitar o terceiro fim-de-semana de Maio em festa, com uma harmoniosa envolvente natural, com os componentes de um arraial madeirense na Freguesia.

terça-feira, março 24, 2009

Dia Mundial da Árvore





No dia 24 de Março, terça feira, a Dr.ª Teresa Carvalho da Direcção Regional de Florestas deslocou-se à fregeusia da Ilha para ajudar os idosos a plantar umas árvores no âmbito do Dia Mundial da Floresta. Todos os idosos aderiram à actividade com bastante entusiasmo e boa disposição, foram vários aqueles que se mostaram disponíveis para dar o seu contributo. Contudo, as árvores não chegaram para todos :(

Nos jardins da Casa do Povo foram plantadas 10 novas àrvores de 3 espécies diferentes. A Drª Teresa, foi uma ajuda preciosa durante a realização desta actividade. Ao longo da plantação, ia dialogando e clarificando todos sobre as árvores que estavam a ser utilizadas. No final desta actividade, realizou-se uma pequena Acção de Sensibilização sobre a importância das florestas e sobre a floresta da Madeira. Mais uma vez, os idosos participaram activamente em toda a actividade, mostrando-se interessados e atentos a tudo que se ia dizendo.

Tal actividade, só foi possível com a ajuda da Drª Teresa que foi uma peça fundamental criando grande empatia com todos os idosos. Um muito obrigado a ela e à Direcção Regional de Florestas que nos forneceu todas as árvores.

Aos "nossos" queridos idosos, mais uma vez, obrigado pelo interesse mostrado e pelo empenho durante toda a actividade! :)


sexta-feira, março 20, 2009

Concurso "Brincar de novo" no Arco de São Jorge - 18 de Março

Numa tarde muito bonita, que parecia anunciar a chegada da Primavera,o grupo do Centro de Convívio deslocou-se à freguesia do Arco de São Jorge, para participar num concurso muito animado, no âmbito da Semana de São José da referida freguesia.

O concurso intitulado "Brincar de Novo",decorreu de uma forma muito animada e divertida para toda a plateia. Todas as equipas tiveram de efectuar 6 provas: uma de teatro, de canto, de declamação, de dança, de prova de sabores e de conhecimento geral. O nosso grupo superou todas as provas com um excelente desempenho, ainda que inicialmente, se mostrassem um pouco ansiosos e nervosos. Porém no final a nossa participação foi um sucesso!!!

Todos os idosos gostaram bastante desta tarde diferente, onde puderam partilhar exeperiências, presenciar as provas dos outros grupos, divertir-se bastante e conviver com todos.
Sem dúvida alguma foi uma actividade muito enriquecedora e animada para todos os participantes.

quarta-feira, março 18, 2009

Conferência: "AVC - Acidente Vascular Cerebral" - Dia 15 de Março

No dia 15 de Março após a Missa Dominical, realizou-se na Casa do Povo da Ilha, uma conferência subordinada ao tema "AVC - Acidente Vascular Cerebral", proferida pela Enfª Gilda Jardim e o Enfº Beto Martins, Técnicos do Centro de Saúde de Santana.
Na Conferência foi mencionado pelo Enfº Beto Martins, os vários cuidados a ter para prevenir a doença, nomeadamente ao nível da alimentação e do exercício físico .
A Enfª Gilda Jardim, exemplificou alguns exercícios típicos de uma recuperação pós - AVC.
O Auditório esteve repleto de pessoas para assistir à conferência de grande relevância.

Acção de Sensibilização sobre a Diabetes - 17 de Março


Dia 17 de Março, terça-feira, os idosos do Centro de Convívio deslocaram-se até ao Centro de Saúde de Santana para uma acção de sensibilização sobre a Diabetes. Esta foi muito importante e esclarecedora para os idosos, uma vez que ,alguns deles possuem esta doença. Aprendemos como pode surgir esta doença, quais as suas consequências, quais os tratamentos e quais são os cuidados a ter para a prevenir, entre muitas outras coisas. Além disso ficamos a saber quais os tipos de Diabetes existentes, assim como, o número de habitantes da Ilha que têm a doença.
Os enfermeiros referiram, que numa fregeusia pequena como a Ilha já estão diagnosticados 23 casos de Diabetes! Esta formação serviu para alertar e esclarecer algumas dúvidas dos nossos idosos. Parabéns aos organizadores e muito obrigado pelo convite.

quarta-feira, março 04, 2009

Desfile de Carnaval do Arco de São Jorge


Dia 20 de Fevereiro, sexta-feira, os idosos da Casa do Povo da Ilha participaram no desfile do Carnaval pelas ruas de São Jorge. Acompanhados pelos outros grupos de idosos, das resepectivas Casas do Povo e instituições do concelho de Santana, esta foi uma manhã cheia de animação. A maioria dos idosos entraram no espírito carnavalesco e mascaram-se a rigor para mais uma manhã de muito convívio, alegria e animação. Parabéns a todos pelos seus disfarces!!!