segunda-feira, agosto 23, 2010

I Festa Regional das Galinhas em S. Jorge - 20 de Agosto 2010


No passado dia 20 de Agosto pelas 19h40, decorreu a actuação do Grupo de Dança da Casa do Povo da Ilha na I Festa Regional das Galinhas em S. Jorge.

terça-feira, agosto 17, 2010

Recepção às Entidades Oficiais - "O Conquistador" na voz de Énia Caires

Recepção às Entidades Oficiais - Hino de Portugal e da Madeira na voz de Mónica Ascensão

Actuação do Grupo de Teatro e Dança da Casa do Povo da Ilha

Ao cair da Noite, foi a vez da actuação da prata da casa, o Grupo de Teatro e de Dança da Casa do Povo da Ilha, com uma arrepiante actuação.

Actuação de Nuno Faria, Grupo de Dança LATIN DANCEFLOOR - Santa Cruz e Duo Sandra e Ricardo

Os Emigrantes e visitantes tiveram a oportunidade de assistir à brilhante actuação do Cantor Nuno Faria, o Duo Sandra e Ricardo Rodrigues e do espectacular Grupo de Dança LATIN DANCEFLOOR de Santa Cruz.


Recepção às Entidades Oficiais e Emigrantes

Grupo de Teatro e Dança do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha

Para dar mais alegria ao evento, o Grupo de Teatro e Dança do Centro de Convívio da Ilha, apresentou uma peça de teatro intitulada "Os Perigos da Internet" e de seguida apresentaram a Dança "Corre, Corre". A orientação do Grupo esteve a cargo da Dra. Elsa Marques.


Recepção às Entidades Oficiais e Emigrantes

Mostra Folclórica de Grupos Luso - descendentes e da Madeira


Durante a tarde seguiu-se um dos momentos altos do evento, a Mostra Folclórica de Grupos Luso - Descendentes e da Madeira, nomeadamente o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz e Grupo Folclórico do Centro Português de Caracas.

Conferência "O Papel dos Emigrantes na Dinamização dos Territórios Rurais"

Pelas 15h30, realizou-se a Conferência subordinada ao tema "O Papel dos Emigrantes na Dinamização dos Territórios Rurais" tendo como oradores, Dr. Nuno Maciel da Adrama, Dr. João Gabriel Vereador da Câmara Municipal de Santana, Dr. Gonçalo Nuno do Centro das Comunidades Madeirenses e Dr. Luís Oliveira da Fundação Inatel. A Conferência foi moderada pelo Dr. António Trindade - Presidente da Direcção da Casa do Povo da Ilha.


Recepção às Entidades Oficiais e Emigrantes

Jogos Tradicionais

Jogos Tradicionais

Recepção às Entidades


Após a celebração da Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes, seguiu-se a recepção às Entidades Oficiais e Emigrantes, estando presentes o Dr. Gonçalo Nuno do Centro das Comunidades Madeirenses, Dra. Odília Garcês - Vice - Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Nuno Maciel - Vice - Pressidente da Adrama, Dr. Heliodoro Dória - Secretário da Direcção da Acaporama, Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Ilha, Sr. Vereador João Gabriel Caldeira - Câmara Municipal de Santana, Dr. Carlos Andrade da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Luís Oliveira da Fundação Inatel e Engª Dalila Gomes a representar a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Jogos Tradicionais

Jogos Tradicionais

Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes

Após a transmissão do Programa "Abraço da Madeira", foi celebrada a Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes, pelo Sr. Padre Rui Pontes.


Programa "Abraço da Madeira"

Após a realização dos Jogos Tradicionais, foi transmitido o Programa "Abraço da Madeira" a partir da Freguesia da Ilha, tendo como responsável o Jornalista Duarte Rebolo. Foram entrevistados o Dr. António Trindade - Presidente da Direcção da Casa do Povo e Sra. Dora Freitas residente na Freguesia.


domingo, agosto 15, 2010

Jogos Tradicionais

Após a Caminhada realizaram-se os Jogos Tradicionais, mais concretamente o jogo do Cântaro com água, saca, corda, cabra cega, tiro ao alvo. Foram 5 as equipas participantes, nomedamente o Arco de S. Jorge, S. Jorge, Santana e 2 equipas eram da Ilha.


Caminhada "Mexa-se Pela Sua Saúde" - 15 de Agosto

A manhã iniciou com a caminhada - "Mexa-se Pela Sua Saúde", tendo como percurso Lombo Antão Alves até ao Sítio do Granel na Freguesia da Ilha. Os Emigrantes tiveram a oportunidade de desfrutar as belas paisagens da Freguesia.


quinta-feira, agosto 12, 2010

Freguesia da Ilha prepara festa para o Dia do Emigrante


A Festa "assume-se como um ponto de encontro".

Desde folclore a jogos tradicionais, teatro e dança, as propostas são diversificadas
E já vão sete e o objectivo continua inalterável: festejar o reencontro dos conterrâneos que em tempos partiram à procura de uma vida melhor. O número, é justamente a soma anual que a Casa do Povo da Ilha mais uma vez organiza o Festa do Emigrante.

Este ano, o evento decorre no próximo dia 15, domingo, nesta localidade serrana pertencente ao município de Santana com a promessa de vasto leque de animação cultural. O destaque recai na agenda de jogos tradicionais, espectáculos de folclore, teatro, dança e conferências dirigidas aos apoios disponíveis através da Associação de Desenvolvimento Rural da Madeira.

A Festa do Emigrante "assume-se como um ponto de encontro", sendo a freguesia um exemplo na taxa de emigrantes, radicados em França, Inglaterra, África do Sul e Venezuela. O presidente da Casa do Povo, António Trindade, recorda que o evento serve de igual modo como "um espaço de divulgação da cultura e de projectos madeirenses".

Tal como nas edições anteriores, a colectividade aposta na actuação de um artista nacional. Assim, António Trindade lembra que Nel Monteiro é o artista convidado, tendo a sua entrada em palco prevista para as 21h30 num palco montando no centro da freguesia.

Este é o primeiro concerto de Nel Monteiro na Madeira. A participação de grupos luso-descendentes, nomeadamente do Grupo de Folclore da Venezuela Puerto de La Cruz, o Grupo Folclórico Madeirense do Clube Santíssimo Sacramento New Bedford e a dupla Sandra e Ricardo Rodriguez estão igualmente asseguradas.
Diário de Notícias - 12-08-2010

terça-feira, agosto 10, 2010

Casa do Povo da Ilha assina protocolo com seguradora Açoreana

Os sócios da instituição da freguesia do norte da Madeira serão os beneficiários

A Casa do Povo da Ilha, concelho de Santana, vai rubricar um protocolo, na próxima quarta-feira, com a companhia de seguros Açoreana, com vista a garantir alguns benefícios aos sócios da instituição.

A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre as duas entidades acontecerá pelas 19h30, no auditório da Casa do Povo da Ilha, sendo que os associados ficarão com algumas vantagens em termos dos produtos promovidos pela empresa de seguros.

Para além desta cerimónia, terá lugar igualmente uma acção de informação sobre os produtos financeiros de seguros da companhia, pelo que toda a população da freguesia foi convidada a participar.
Diário de Notícias - 10-08-2010

segunda-feira, agosto 02, 2010

A 15 de Agosto - “Dia do Emigrante” na Freguesia da Ilha


No próximo dia 15 de Agosto, a freguesia da Ilha, concelho de Santana, acolhe a sétima edição do “Dia do Emigrante”, evento organizado pela Casa do Povo local com o objectivo de comemorar a emigração e o reencontro com as raízes.
Esta festa reserva um programa eclético que contará com uma caminhada a pé, jogos tradicionais, conferência e espectáculos de folclore, dança, música e teatro.
A organização apresenta como grande atracção do evento a actuação do artista nacional Nel Monteiro. Pela primeira vez na Madeira e acompanhado pelas suas bailarinas, Nel Monteiro brindará todos os presentes com um espectáculo que recorda os seus 26 anos de carreira. Os maiores sucessos do artista são, entre outros, temas como “Azar na Praia”, “Allô, Allô Maria Antónia”, “Retrato Sagrado”, “Douro Vinhateiro” e “Casamento à Portuguesa”.
Desde 2004 que a Ilha reserva uma homenagem aos emigrantes e que, simbolicamente, representa um tributo à sua dedicação em outros países para vencer os desafios das suas vidas, o que se traduz em mais-valias para as localidades de origem e também para a Região Autónoma da Madeira.
Em particular, o “Dia do Emigrante” que já é marca da agenda regional, acontece pelo facto de a freguesia da Ilha ter um elevado número de filhos da terra emigrados em especial em França, Inglaterra, África do Sul e Venezuela, e que regressam em férias, na sua grande maioria, no mês de Agosto. Aliás para reforçar a pertinência da iniciativa, os emigrantes da Ilha têm já em conta o agendamento das férias para coincidir com este dia que celebra a emigração e os emigrantes.
Para além do acolhimento aos filhos da terra, o “Dia do Emigrante” é também uma oportunidade para divulgar a cultura e os diversos projectos desenvolvidos localmente e na Região. Por seu turno, a oferta de animação tem sido diversificada contando nas diversas edições com a participação individual e em grupo de luso- descendentes.
De referir também a participação de grupos luso descendentes oriundos dos quatro cantos do mundo, nomeadamente o Grupo de Folclore da Venezuela Puerto de La Cruz, o Grupo Folclórico Madeirense do Clube SS Sacramento New Bedford dos Estados Unidos da América, a dupla Sandra & Ricardo Rodriguez, entre outros.
Jornal da Madeira - 01/08/2010