quinta-feira, novembro 25, 2010

Semana Cultural da Ilha vai debater a Cultura Sénior


A Casa do Povo da Ilha volta a organizar a Semana Cultural da Ilha, entre os dias 1 e 8 de Dezembro, numa iniciativa que já vai na 16.ª edição e que este ano pretende reflectir sobre a temática da Cultura Sénior.
De acordo com a informação disponibilizada pelo presidente da Casa do Povo da Ilha, António Trindade, a aposta da entidade organizadora recai numa semana preenchida com conferências, exposições, espectáculos artísticos, cinema e workshops.
As conferências vão debater temas como a “Alfabetização Sénior”, proferida pela especialista em educação sénior, Anabela Chá-Cha; “Cidadania Sénior numa Sociedade em mudança”, por António Jorge Pinto, licenciado em Educação Sénior; “Intergeracionalidade - Choque de Gerações”, por Carlos Andrade, director de serviços da promoção da Acção Social do Centro de Segurança Social da Madeira e “Valores de Fé nas Comunidades Seniores” por Paulo Santos, da Revista Rugas.
Esta iniciativa também já tem confirmado o envolvimento de 14 centros de convívio/dia e comunitários que vão participar nas diversas acções da semana, estando ainda prevista a participação dos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha, que vão contar histórias, tradições e contos antigos para as escolas do Ensino Primário que visitarão este evento.
A Semana Cultural da Ilha também terá um bazar de venda de livros, que este ano vai contar com a presença da livraria Bertrand.

Sofia Lacerda - Jornal da Madeira

Cultura Sénior em destaque na XVI Semana da Ilha | DNOTICIAS.PT

Cultura Sénior em destaque na XVI Semana da Ilha | DNOTICIAS.PT

Cultura Sénior em destaque na XVI Semana da Ilha


A iniciativa principia a 1 de Dezembro e prossegue até ao dia 8

Os cidadãos séniores estarão em foco numa iniciativa que discutirá a Educação nesta faixa etária.
Ferramentas
+a a -a
Interessante
Achou este artigo interessante?

A Casa do Povo da Ilha vai realizar, entre os dias 1 e 8 do próximo mês de Dezembro, a XVI Semana Cultural da Ilha, evento que, segundo os organizadores, "marca a agenda cultural regional e reúne sinergias em torno da reflexão e da abordagem cultural nas mais variadas formas de expressão".

Várias personalidades culturais da Região já colaboraram nesta iniciativa. Este ano, "o maior evento cultural da freguesia e da Casa do Povo da Ilha oferece uma temática muito diversificada e pertinente com a realidade local e com a actividade da instituição promotora - Cultura Sénior". A dinâmica desenvolvida em torno da população sénior permite evidenciar a importância das oportunidades culturais para a Terceira Idade, sobretudo quando propicia novas experiências nos locais de comunidade e de convívio, nunca antes verificadas nas suas vidas, sublinham.

A XVI Semana Cultural da Ilha oferecerá, pois, à comunidade local e aos visitantes um conjunto de iniciativas transversais e dirigidas a diversos públicos. Contempla conferências, exposições, espectáculos artísticos, cinema, workshops e outras actividades.

As conferências versarão diversos temas relacionados com a Cultura Sénior, e "contam com a presença de oradores de reconhecido mérito a nível regional".
A temática da 'Alfabetização Sénior' será abordada por Anabela Chá-Chá, especialista no assunto; 'Cidadania Sénior numa Sociedade em Mudança' é o tema a cargo de António Jorge Pinto, licenciado em Educação Sénior; e 'Intergeracionalidade - Choque de Gerações' é a questão que será abordada por Carlos Andrade, director de serviços da promoção da Acção Social do Centro de Segurança Social da Madeira. Paulo Santos, da revista 'Rugas', falará sobre 'Valores de Fé nas Comunidades Seniores'.

Já confirmado está o envolvimento de 14 Centros de Convívio/Dia e Comunitários, que participarão nas diversas acções da Semana Cultural.
Os idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha colaborarão contando histórias, tradições e contos antigos aos alunos das escolas do Ensino Primário que visitarão a Semana Cultural.

Outra das atracções que tem vindo a integrar as variadas edições da Semana Cultural da Ilha é a presença de um bazar de venda de livros. Noutras edições, já participaram a FNAC, a Funchal 500 Anos ou 'O Liberal', entre outras entidades. Este ano, está já confirmada, refere António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, a presença da Livraria Bertrand, que proporcionará livros sobre cultura, educação sénior e actualidade, que poderão ser adquiridos nas instalações da Casa do Povo.

A sessão de encerramento será presidida pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais. Nesse último dia serão entregues certificados de formação com a presença de Sidónio Fernandes, presidente do Instituto de Emprego da Madeira.

XVI Semana Cultural da Ilha Promove Cultura Sénior

quarta-feira, novembro 17, 2010

Inscrições - II Circuito de Carros de Pau/V Demonstração de Ralis


Estão abertas as inscrições até 26/11/2010 para o II Circuito de Carros de Pau/V Demonstração de Ralis 2010 a realizar-se na Freguesia da Ilha no dia 1 de Dezembro.

terça-feira, novembro 16, 2010

Sessão de Esclarecimento sobre a "Diabetes", pela Enf.ª Soraya Machado

Ontem, dia 15 de Novembro realizou-se pelas 14h30, no auditório da Casa do Povo da Ilha, uma sessão de esclarecimento sobre "Diabetes: Medidas Preventivas para valores glicémios adequados", pela Enf.ª Soraya Machado. Esta iniciativa foi promovida pela Comissão de Endocrinologia do Concelho de Santana, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Concurso "Melhor Pinga S. Martinho 2010"

Ontém pelas 19h00, decorreu na Casa do Povo da Ilha o Concurso "Melhor Pinga S. Martinho 2010". Estiveram presentes no evento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Rui Moisés e o Sr. Presidente da Empresa Terra Cidade, Sr. António Freitas.
A actividade iniciou-se com a apresentação da Lenda de S. Martinho em PowerPoint, pelos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo. Foram recitadas quadras alusivas ao S. Martinho, declamação de adágios e adivinhas populares e entoação da canção "S. Martinho" pelos idosos.
Seguiu-se outro momento importante do concurso, a prova e avaliação do vinho concorrente e a atribuição de prémios aos vencedores:
1º Prémio - Sr. Manuel Assunção Marques Pedro - 1 Jantar para 2 pessoas no Restaurante o Colmo no valor de 30€.
2º Prémio - Sr. Manuel Filipe Gouveia - 1 Livro sobre Conhecimento de Vinhos
3º Prémio - Sr. Abel Gouveia Spínola - 1 Cabaz com castanhas e Nozes.
No final, realizou-se o convívio entre todos os participantes e presentes na Festa.