sexta-feira, maio 27, 2011

'Segue o teu Sonho' em exibição na Casa do Povo da Ilha

'Segue o teu Sonho', de Sean McNamara, é o filme que vai estar em exibição na sessão de cinema, integrada no Circuito de Cinema promovida pela Fundação Inatel, na Casa do Povo da Ilha, concelho de Santana.

O filme de 2004 será exibido segunda-feira, às 14 horas, destinando-se à população daquela freguesia do interior norte da ilha da Madeira.

Diário de Notícias - 27/05/2011

quinta-feira, maio 26, 2011

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho 2011

No dia 1 de Junho, a partir das 19h00, decorrerá na Casa do Povo da Ilha, várias actividades com as crianças e idosos da Freguesia da Ilha para assinalar o Dia Mundial da Criança.

As actividades a se concretizarem são atelier de pintura - Pintar e Personalizar um Pássaro de Água com a Dª Filomena Mira, jogos tradicionais de interior, e no final realizar-se-á um convívio.

Sessão de Cinema da Fundação Inatel - 30 de Maio



Dia 30 de Maio, pelas 14h00, a Casa do Povo da Ilha, organiza em conjunto com a Fundação Inatel, uma Sessão de Cinema integrada no circuito promovido pela Fundação.
Para esta sessão está programado o filme “Segue o teu Sonho”, de Sean McNamara. No elenco estão alguns dos jovens actores do cinema americano, como Hilary Duff, Oliver James e Rebecca de Mornay.
É um filme de 2004, que conta a história de Terry, uma menina doce e feliz que compunha e cantava as suas próprias canções. Um dia, juntamente com o irmão Simon, decide fugir para ver uma das bandas preferidas de ambos. Mas um trágico acidente vitima Simon deixando Terry receosa de voltar a cantar. Com o apoio da tia e da mãe esconde ao pai que vai para uma escola de música em Los Angeles, onde a esperam novas aventuras e novos amigos.

domingo, maio 15, 2011

Festa do Despique Madeirense




Festa do Despique Madeirense acompanhado pelo Grupo de Cordas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha e de Tocadores de música repentista/instrumentos tradicionais.

Recepção às Entidades Oficiais e entrega de prémios aos Agricultores





Recepção às Entidades Oficiais e intervenção de Sua Excelência o Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim.

Missa Dominical - 15 de Maio




Celebração da Missa Dominical pelo reverendo Pároco Afonso e cantada pelo Grupo Coral da Paróquia da Ilha.

Grupo de Teatro e Amigos da Música - 14 de Maio


Festa do Limão com Despique

A X Exposição Regional do Limão vai decorrer nos dias 13, 14 e 15 de Maio, na freguesia da Ilha, em Santana.
Esta X edição «contará com todos os ingredientes que compõem um verdadeiro arraial Madeirense, desde a gastronomia, o folclore, teatro, dança, animação musical, bem como a já típica Festa do Despique, em que se pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa região para que possam dar o seu contributo neste encontro», informa a Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do certame.
Segundo António Trindade, presidente da instituição, «a Festa do Despique é uma iniciativa que certamente contribuirá para preservar, ao longo das gerações, os saberes e vivências do nosso povo, no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso». As inscrições para este evento estão já abertas, sendo que os interessados em participar podem inscrever-se na Casa do Povo da Ilha ou através dos contactos telefónicos 291572026 ou 962488561.
Saliente-se que a Festa do Limão costuma levar milhares de pessoas àquela freguesia. O fim-de-semana em causa está incluído na agenda de excursões de diferentes partes da Região, e que «têm tido um papel de relevo e de reconhecimento nesta festa do povo, e que muito contribuem para o sucesso da mesma, por isso convidamos os responsáveis pela organização de excursões a participarem deste arraial madeirense», pediu, em comunicado, o responsável pela organização.

Produção de limão está a aumentar

O presidente do Governo encerra domingo à tarde a Festa do Limão, um fruto que fornece já dois terços do mercado interno. A meta do executivo é atingir os 100% e acabar com a importação do fruto.




A produção de limão subiu de 640 toneladas em 1999, para as cerca de 780 actuais, um aumento na ordem dos 22%. Foram números avançados ontem à tarde pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, na abertura da X Exposição Regional do Limão, que decorre este fim de semana na freguesia da Ilha, em Santana.
A exposição deste ano atingiu os 451 expositores, contra os 387 do ano passado.
O último recenseamento geral agrícola de 2009, diz que a área de produção subiu igualmente 22% nos últimos 10 anos e o valor pago ao produtor registou um crescimento de 55%, do que resulta um valor unitário superior. Estes resultados vão ao encontro dos objectivos do Governo Regional para a agricultura: mais quantidade e mais valor, associados à qualidade.
Manuel António Correia salientou ainda que a quota de mercado do limão é cada vez maior. É que por via do aumento da produção, a Região tem vindo a reduzir as importações, sendo que o limão produzido na Madeira, já ocupa dois terços do mercado regional, e a prioridade é atingir os 100%, «um progresso muito grande», tanto mais que já há produtores com projectos para aumentar a sua produção.
Manuel António Correia desmentiu alguns agricultores que se queixam de atrasos nos pagamentos quando vendem no Mercado Abastecedor. O Governo Regional não é comprador naquele mercado e se há pagamentos em atraso será aos compradores que se deve pedir contas.
No programa da festa estão inscritos uma demonstração agro-alimentar, mostra de instrumentos musicais populares da Madeira, música,teatro, jogos, folclore e a missa dominical, lançamento do livro “”Agricultando”, de Joaquim Leça e a conferência “Agricultura com futuro, agricultores com sucesso”, com Luís Bonito e Luís Sardinha.

Mostra de Instrumentos Musicais Populares da Madeira


Actuação dos Grupos - 14 de Maio





Actuação dos Grupos, nomeadamente Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Serra de Água, Grupo de Cantigas de Norte a Sul da CP da Ponta do Pargo, Grupo de Tocares e Cantares da CP Imaculado Coração de Maria, Grupo "O Brinquinho" da CP Caniço, Grupo de Tocares e Cantares "Os Camponeses" da CP S. Roque do Faial, Grupo de Folclore da Associação Monte Verde

Demonstração Agro-alimentar - Centro de Convívio da CP Ilha


Stands Expositores - X Exposição Regional do Limão








Neste certame, estão representadas algumas empresas e Direcções, nomeadamente a Secretaria Regional do Ambiente, Direcção Regional de Florestas, Acaporama, Casa do Povo da Ilha, Ajamps, Associação de Agricultores da Madeira, ACINM,stand de venda dos agricultores e os pássaros de água.

sábado, maio 14, 2011

Programa de Rádio "Limão Dourado" - 14 de Maio


Entrega de Troféus aos 3 Grupos de Dança vencedores





No final foram atribuídos prémios aos 3 Grupos Vencedores, tendo ficado em 1º lugar o Grupo de Dança "Soul´s Dance" da Casa do Povo da Quinta Grande, 2º lugar "Seven - Latin Street Dancers" e 3º lugar "Nova Geração" da Associação Cultural e Desportiva do Faial.

Concurso de Dança - 13 de Maio


Concurso de Dança - 13 de Maio





Realização do Concurso de Dança com a participação de alguns Grupos de Dança, nomeadamente "Seven - Latin Street Dancers", "Nova Geração", Grupo de Dança da CP Sto António da Serra, "Soul´s Dance", "100% Jovem", Grupo de Dança do Centro Comunitário da Ribeira Grande e Grupo de Dança da Casa do Povo da Ilha.

Conferência "Agricultura com Futuro, Agricultores com Sucesso" e Apresentação do Livro "Agricultando"





Realização da Conferência "Agricultura com Futuro, Agricultores com Sucesso" tendo como oradores, os Empresários Agrícolas, Luis Bonito e Luis Sardinha e o Comentador Eng.º Luis Ferreira. Após a Conferência, seguiu-se a apresentação do Livro "Agricultando", da autoria do Eng.º Joaquim Leça.