terça-feira, agosto 16, 2011

Dia do Emigrante cresce de ano para ano



Um dos momentos mais marcantes do Dia do Emigrante foi a actuação dos Canta Brasil. Durante o dia e entre outras iniciativas, decorreu uma conferência sobre “Passos para criar uma empresa rural”.


O Dia do Emigrante, na Ilha, em Santana, voltou a ser coroado com sucesso, com «uma grande afluência» este fim-de-semana naquela freguesia. De acordo com o presidente da Casa do Povo da Ilha, muitas pessoas têm vindo a procurar cada vez mais este cartaz de ano para ano». António Trindade referiu que este ano, há muitos emigrantes naquela freguesia, «mas obviamente que esta iniciativa não se cinge apenas aos emigrantes da localidade», sendo que há uma afluência significativa de pessoas de vária partes da Madeira.
Como enalteceu António Trindade, o evento «é uma homenagem e um tributo aos emigrantes por aquilo que têm feito pela nossa terra. O povo da Ilha tem tentado todos os anos dinamizar esta iniciativa de forma a que seja cada vez mais participativa, em Agosto, que é quando os emigrantes regressam em maior número à Madeira». Actualmente, é «o único evento na Madeira direccionado para a emigração no geral e não apenas para uma comunidade específica». Mesmo assim, ressalvou, o cartaz, que tem crescido de ano para ano, é destinado à população em geral.
Ontem, e entre as diversas iniciativas, António Trindade destacou a conferência subordinada ao tema: ”Passos para criar uma Empresa Rural”, cujo objectivo foi o de dar a conhecer junto dos emigrantes e população local, os procedimentos para a criação de uma empresa num meio rural.
Na vertente lúdica, o responsável pela Casa do Povo da Ilha apontou como ponto alto a actuação à noite dos Canta Brasil. Em conversa com o JM durante a tarde de ontem, António Trindade mostrou-se convicto que a banda brasileira iria atrair muitas pessoas ao local, para assistir a um «espectáculo cheio de movimento, cor e dança».






Jornal da Madeira - 15/08/2011

Actuação dos Grupos Convidados



Actuação dos Grupos Convidados



Actuação dos Grupos Convidados



sábado, agosto 13, 2011

Transmissão do Programa da Rádio Santana



Emigrantes gratificados e homenageados



António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, referiu ao Jornal da Madeira que “o evento é já referência na freguesia e este ano muitos emigrantes estão cá na sua terra. Esta é uma forma de gratificar e homenagear os emigrantes”.



Os emigrantes madeirenses serão homenageados, este domingo, na freguesia da Ilha, Santana pela Casa do Povo local. Durante todo o dia haverá muitas actividades de lazer, recreação e animação musical tendo como cabeça-de-cartaz a banda Canta Brasil. Este evento é uma forma de “gratificar e homenagear os emigrantes”, destaca o presidente da Casa do Povo da Ilha.

António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, referiu ao Jornal da Madeira que “o evento é já referência na freguesia e este ano muitos emigrantes estão cá na sua terra. Esta é uma forma de gratificar e homenagear os emigrantes”.

Este ano haverá, como sempre uma componente de formação, com a realização de uma conferência subordinada ao tema: ”Passos para criar uma Empresa Rural”, cujo objectivo primordial é divulgar e dar a conhecer junto dos emigrantes e população local, os procedimentos para a criação de uma empresa num meio rural, tendo em conta os benefícios e as estratégias a seguir.

Os oradores serão Susana Pinto, do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que falará dos procedimentos técnicos da criação de uma Empresa e Sidónio Fernandes, do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM que abordará os apoios para a criação de emprego, bem como dos apoios à contratação, esta conferência ocorrerá pelas 15:30 horas.

Antes, na parte da manhã, haverá uma caminhada integrada no projecto “Mexa-se pela sua Saúde”, com início na Casa do Povo da Ilha, e seguindo o trajecto - Miradouro do Cabeço do Resto - Cova dos Moleiros e chegada ao Polidesportivo local, ainda de manhã decorrem os Jogos Tradicionais, bem como a transmissão em directo da freguesia da Ilha, do programa “Músicas do Arco da Velha” da Rádio Festival, que se prolonga até ao início da tarde. Pelas 14h00, na Igreja local decorre a celebração da missa dominical em honra a Nossa Senhora do Rosário. Logo após, segue-se a recepção às entidades oficiais, emigrantes e residentes com a interpretação dos hinos pela voz de Mónica Ascensão.

O programa contempla igualmente, a realização de jogos tradicionais. Esta actividade que, a par de proporcionar bons momentos de convívio, pretende contribuir para reactivar passatempos de outros tempos, e sobretudo incutir e fazer conhecer às novas gerações e aos luso-descendentes, as tradições e as brincadeiras ancestrais dos seus pais e avós. Os jogos são diversos, desde a cabra cega, a corda até ao jogo da saca, entre outros. São formadas equipas de 4 elementos, em que pelo menos dois dos elementos são adultos.

Durante a tarde existirá o folclore, com o Grupo “Amigos Populares de Londres”, o Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava e o Grupo Folclórico Luso Venezuelano Encantos de Portugal.

Relativamente à dança, contaremos com o grupo da Casa do Povo Ilha, da Casa do Povo da Quinta Grande, “Soul´s Dance”, do grupo de danças africanas e do ventre da Associação de Africanos da Madeira, bem como com a presença da luso-descendente Anne Sophie Ascensão. Por seu lado, a arte de representar fica a cargo do grupo de teatro da Casa do Povo local.



Animação está garantida

Aproveitando a presença de muitos emigrantes madeirenses de visita à terra, a Casa do Povo da Freguesia da Ilha, em Santana, promovem um tributo àqueles que por razões diversas, procuraram melhores condições de vida em diversos cantos do mundo.

A homenagem ao emigrante é já um acontecimento para a localidade do concelho de Santana, dinamizada pela casa do povo, presidida por António Trindade.

Além da sessão alusiva ao Dia do Emigrante, o programa contempla muitas horas de animação. A oferta tem sido diversificada todos os anos, contando nas diversas edições com a participação individual ou em grupo de luso-descendentes.

O programa da festa dedicada ao Emigrante, conta este ano, além do grupo Canta Brasil, com a participação de grupos luso-descendentes da Venezuela, o Grupo Folclórico Luso Venezuelano Encantos de Portugal e de Londres, o Grupo Amigos Populares de Londres, bem como a participação individual da luso descendente Anne Sophie Ascensão que trará aos presentes um espectáculo de dança.




Canta Brasil é cabeça-de-cartaz

A grande atracção deste dia centra-se na actuação do artista nacional Canta Brasil. Este será um espectáculo com muita cor e movimento, sendo uma estreia absoluta num concerto completo com artista e banda na Freguesia da Ilha, pelas 21 horas.

Esta banda, com mais de década e meia, é oriunda de Salvados – Bahia e continua a surpreender com muito swing e alegria. Com 4 álbuns editados em Portugal e várias colectâneas essa banda que contagia tudo e todos, com músicas cheias de ritmos e boa disposição. Na Ilha, o grupo deve cantar os sucessos "Swing de Rua", "Ana Júlia", "Dormir na praça". Para além da sensualidade das bailarinas, o grupo tem a dança contagiante dos capoeiristas.

As festividades e o programa de animação terminam com as batidas e o som do DJ Andy Lux.

A programação do Dia do Emigrante, reúne todas as condições para que se possa homenagear e recordar outros tempos e outras realidades da ruralidade madeirense. António Trindade considera o certame “importante para a economia local e também regional”, pois movimenta largas centenas de pessoas.


Jornal da Madeira - 13/08/2011

sexta-feira, agosto 12, 2011

Dia do Emigrante - 14 de Agosto


Freguesia da Ilha acolhe a homenagem ao emigrante madeirense



A Casa do Povo da Ilha, em Santana, acolhe no próximo sábado, dia 14 de Agosto, a oitava edição do Dia do Emigrante.
O evento, organizado desde 2004, tem por objectivo prestar homenagem aos emigrantes. Segundo António Trindade, responsável pela Casa do Povo da Ilha, este dia «representa um tributo à sua dedicação em outros países para vencer os desafios das suas vidas, o que se traduziu em externalidades positivas para as localidades de origem e também para a Região Autónoma da Madeira».
Integrado no programa do evento, a casa do povo promove uma conferência subordinada ao tema “Passos para criar uma Empresa Rural”, que decorrerá pelas 15h30. No painel de oradores, constam Susana Pinto, técnica de “front-office” no Centro de Formalidades de Empresas, em representação do Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Feliciano Perestrelo, chefe de divisão de análise e promoção de emprego em representação do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM.
Por seu turno, a oferta de animação tem sido diversificada contando nas diversas edições com a participação individual e em grupo de luso-descendentes.
Este ano, o Dia do Emigrante será animado com a participação de grupos luso-descendentes de Venezuela, nomeadamente o Grupo Folclórico Luso Venezuelano Encantos de Portugal e de Londres, o Grupo Amigos Populares de Londres, bem como a actuação de dança por Anne Sophie Ascensão.
A finalizar o programa destaque para a actuação da banda convidada – os Canta Brasil, prevista para s 21 horas.

Jornal da Madeira - 12/08/2011

terça-feira, agosto 02, 2011

Conferência sensibiliza emigrantes a investir em meio rural










Dia do Emigrante com Canta Brasil


Os emigrantes serão homenageados, no próximo dia 14 de Agosto, na freguesia da Ilha, Santana pela Casa do Povo da Ilha. Durante todo o dia haverá muitas actividades de lazer, recreação e animação musical tendo como cabeça-de-cartaz a banda Canta Brasil.
Este ano haverá uma conferência subordinada ao tema: ”Passos para criar uma Empresa Rural”. Esta acção de informação insere-se no programa de comemorações do “Dia do Emigrante”, cujo objectivo primordial é divulgar e dar a conhecer junto dos emigrantes e população local, os procedimentos para a criação de uma empresa num meio rural, tendo em conta os benefícios e as estratégias a seguir.
Os oradores serão Susana Pinto, do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que falará dos procedimentos técnicos da criação de uma Empresa e Sidónio Fernandes, do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM que abordará os apoios para a criação de emprego, bem como dos apoios à contratação.
Para além da acção de informação, o programa contempla igualmente, a realização de jogos tradicionais. Esta actividade que, a par de proporcionar bons momentos de convívio, pretende contribuir para reactivar passatempos de outros tempos, e sobretudo incutir e fazer conhecer às novas gerações e aos luso – descendentes, as tradições e as brincadeiras ancestrais dos seus pais e avós.
Os jogos são diversos, desde a cabra cega, a corda até ao jogo da saca, entre outros. São formadas equipas de 4 elementos, em que pelo menos dois dos elementos são adultos. As inscrições estão abertas a todos quantos queiram participar, tendo que efectuar a inscrição na Casa do Povo da Ilha, em horário de expediente. Normalmente participam equipas representantes das diversas freguesias do concelho de Santana, bem como de emigrantes e residentes da Freguesia. Nesta edição, os jogos tradicionais irão decorrer pelas 11 horas, no Polidesportivo da Freguesia da Ilha.
O Dia do Emigrante, iniciativa que se realiza pelo oitavo ano consecutivo, estão agendadas diversas actividades, entre elas Teatro, Música, Dança, Folclore, Gastronomia, sorteios e contará com a actuação da banda convidada – Canta Brasil.