segunda-feira, abril 30, 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A FESTA DO DESPIQUE - EXPOSIÇÃO DO LIMÃO

Nos próximos dias 12 e 13 de maio, na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana, realizar-se-á a XI Exposição Regional do Limão.

Neste evento insere-se a Festa do Despique a qual, além de reforçar o papel da Casa do Povo da Ilha na preservação e valorização dos hábitos e tradições, pretende reunir representantes das diversas Freguesias da nossa região para que possam mostrar as habilidades numa das principais tradições dos arraiais madeirenses.

Os interessados a participar e a cantar, por improviso, na Festa do Despique Madeirense devem efetuar a sua inscrição até ao dia 09 de maio de 2012, na Casa do Povo local, em horário de expediente ou através dos seguintes contactos: Telf. 291572026 ou Tlm. 962488561 ou e-mail. casapovoilha@mail.telepac.pt.

Mais informamos que a Festa do Despique, um dos principais atrativos do certame, terá lugar no dia 13 de maio, Domingo, pelas 15h00, no Polidesportivo local, sendo que o acompanhamento musical dos repentistas participantes é garantido pela organização.

Preservar a identidade cultural dos povos, os saberes e vivências das gerações passadas no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso é o objetivo primordial desta festa de despique.

Perde-se no tempo algumas variantes orais que continuam a ter no dia de hoje, lugar nos arraiais e convívios, e contamos que a XI Exposição Regional do Limão, possa ser exemplo na valorização da cultura repentista.

Actuação Dança - Dia Mundial da Dança, Casa da Cultura de Santana


sexta-feira, abril 20, 2012

XI Exposição Regional do Limão 2012


Mostra do Limão em Maio

A freguesia da Ilha acolhe a XI edição da Exposição Regional do Limão nos dias 12 e 13 de Maio, promovida pela Casa do Povo local.
Lembrando que «esta é uma justa homenagem ao agricultor e ao produto com maior expressão nesta localidade, o limão», a organização está a preparar um programa «ecléctico», com diversas atracções, como a gastronomia, o folclore, teatro, dança, animação musical. Um dos pontos altos será a «já emblemática Festa do Despique, em que se pretende reunir representantes das diversas localidades da Região, para que possam dar o seu contributo neste encontro».
A Festa do Despique está marcada para o dia 13, sendo que as inscrições poderão ser feitas na Casa do Povo da Ilha ou através dos contactos 291572026 e 962488561.

Sofia Lacerda

Jornal da Madeira - 20/04/2012

Exposição Regional do Limão na Ilha

A XI Exposição Regional do Limão está marcada para o segundo fim-de-semana de Maio na freguesia da Ilha. Organizada pela Casa do Povo da Ilha, o evento é uma homenagem aos agricultores e ao produto com maior peso na produção local.

O programa da festa inclui a gastronomia, o folclore, teatro, dança, animação musical, bem como a Festa do Despique, em que se pretende reunir representantes de várias localidades da Região. Os interessados podem fazer as inscrições na Casa do Povo local, em horário de expediente, ou através dos seguintes contactos: Telf. 291572026 ou Tlm. 962488561.



Diário de Notícias da Madeira - 20/04/2012

quinta-feira, abril 19, 2012

XI Exposição Regional do Limão na Ilha

segundo fim de semana de maio

Nos dias 12 e 13 de maio terá lugar, na Freguesia da Ilha, mais uma edição da Exposição Regional do Limão. Esta é uma justa homenagem ao agricultor e ao produto com maior expressão nesta localidade, o limão.

A organização está a preparar um programa eclético com diversas atrações nomeadamente, a gastronomia, o folclore, teatro, dança, animação musical, bem como a já emblemática Festa do Despique, em que se pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa região para que possam dar o seu contributo neste encontro.

No que diz respeito à Festa do Despique, um dos principais atrativos do evento, está apontada para o dia 13 sendo que as inscrições podem ser feitas na Casa do Povo local, em horário de expediente, ou através dos seguintes contactos: Telf. 291572026 ou Tlm. 962488561.

Estes são alguns dos motivos que servem de mote a todos quantos queiram aproveitar o segundo fim-de-semana de Maio em festa, com uma harmoniosa envolvente natural, quer em família, quer através de excursões, à qual a Casa do Povo faz convite a todos os Madeirenses.