sexta-feira, dezembro 28, 2012

Cantar os Reis 2013

Do dia 05 para dia 06 de janeiro, é Dia de Cantar os Reis na Freguesia da Ilha. Concentração na Casa do Povo da Ilha às 19h para depois percorrermos a Freguesia com os nossos cantares. Participe!

sexta-feira, dezembro 14, 2012

CONCURSO "Natal é Festa"


CONCURSO "Natal é Festa"
Partilhe no Facebook da Casa do Povo da Ilha a foto da sua árvore de natal ou do seu presépio e habilite-se a ganhar uma garrafa de licor de limão. 
A fotografia que tiver mais likes até o dia 8 de Janeiro de 2013 será premiada com uma garrafa de licor. 

http://www.facebook.com/casapovoilha

Conversas com Ana Jesus, utente do centro de convívio da ilha, sobre o Natal

“O Natal, há alguns anos, era muito diferente de agora.
No meu tempo, em minha casa, fazia-se um presépio com o Menino Jesus numa escadinha. Punha-se laranjas, pêros, pastores e alguma verdura, como ainda hoje se faz.
Mas primeiro, uns dias antes do Natal, matávamos o porco.
O meu pai convidava os meus tios e primos para a matança do porco. Ainda temos fotos de quando matávamos o porco. Nesse dia a
 comida era pão com o sangue do porco frito. Na manhã seguinte, cozíamos batatas, semilhas, bacalhau e fígado para o almoço. Para o jantar era carne cozida com os preparos, para que ficasse gostosa. Mas ainda tinha a carne vinho e alhos, para comer nos dias de festa.
No Natal tem as missas do parto, que são tão lindas e as visitas a casa das famílias. Isso da minha parte foi poucas vezes, porque os meus avós faleceram antes de eu nascer. É muito bom estar em família, todos juntos, na paz do Senhor.
Na noite de Natal vamos à missa, cantam as romagens o que também é bonito. Mas, naquele tempo, íamos à missa, na noite de Natal, a São Jorge.
Hoje é perto, porque temos a nossa querida igreja.
Feliz Natal!” Ana Jesus – Utente do Centro de Convívio da Ilha

sexta-feira, dezembro 07, 2012

quarta-feira, dezembro 05, 2012

XVIII Semana Cultural da Ilha - 5 de Dezembro




.Hoje na Semana Cultural da Ilha :

Dia 05 – Quarta – Feira

19h00 - Conferência: “Dimensão social das FESTAS E EVENTOS” *

Nivalda Gonçalves—Dirigente Social

Animação: Tuna Universitária da Madeira

XVIII Semana Cultural da Ilha


Semana da Ilha preenchida por debates - Hoje no Jornal da Madeira
“Festas& Eventos: uma marca de uma terra e das suas gentes” é o tema da edição 2012 da “Semana Cultural da Ilha”, que volta a promover diversas conferências, que, de acordo...com a organização «prometem muitas conclusões quanto às novas linhas de organização de eventos e as suas externalidades no meio onde se realizam, com especial enfoque nas zonas rurais».

Dessa forma, a Casa do Povo da Ilha aponta que o primeiro debate decorreu esta segunda-feira, dia 3, sobre a ”Dimensão Económica das Festas & Eventos”, «num auditório muito participativo».

«A abordagem da dimensão económica ficou a cargo de Helga Silva, formadora e consultora de marketing e de Bruno Rebelo de Sousa, dirigente da Associação de Jovens Empresários da Madeira».

O programa continua esta quarta-feira, com nova conferência pelas 19h, que terá como oradora convidada Nivalda Gonçalves, dirigente social e presidente da ADBRAVA, que abordará a “Dimensão Social”.

Amanhã, dia 6, o enfoque será sobre a “Dimensão da Inovação”, sendo convidado Paulo Lima, da empresa Fresh Citrus, dinamizador de um projecto recentemente premiado na categoria “Dinamismo e Inovação”, pelas ideias do Mini Eco Club e do “hostel” no Seixal, pelo Banco Comercial Português.

Carlos José Pereira, dinamizador cultural, Romano Faria, animador de rádio e DJ, e a artista plástica Fátima Spínola, irão contribuir sobre a “Dimensão Cultural” esta sexta-feira, igualmente às sete da tarde.

Com o sábado a ser dedicado a um “workshop” intitulado “Técnicas de produção e apoio aos evento” e a um espectáculo de teatro, os temas a debate encerram no dia 9 de Dezembro (domingo), na temática da “Dimensão Religiosa”. Essa iniciativa contará com a participação de Gerardo Freitas, membro do secretariado diocesano pastoral, e de Liliana Teixeira, investigadora sobre festas religiosas.

De realçar ainda que, durante a semana, os debates irão decorrer a partir das 19h, e, no domingo, às 10h, no auditório da Casa do Povo da Ilha, sendo abertos ao público em geral.

SOFIA LACERDA

Celebração Eucarística - Dia 9 de Dezembro

~



Integrada nas transmissões da XVIII Semana Cultural da Ilha, no próximo Domingo, dia 9 de Dezembro, pelas 09h00, a Missa Dominical, celebrada pelo Pe. Afonso Rodrigues, será transmitida em direto da Paróquia da Ilha, no canal www.naminhaterra.com.

Onde quer que esteja acompanhe a celebração da Eucaristia. — com Paróquias de Santana e naminhaterra.com.

Hoje na Semana Cultural: Dimensão Social

5 Dezembro 2012

19h00 - Conferência: “Dimensão social das FESTAS E EVENTOS” *

Nivalda Gonçalves—Dirigente Social

Animação: Tuna Universitária da Madeira

terça-feira, dezembro 04, 2012

Encontro população Sénior - XVIII Semana Cultural da Ilha

Animação na Semana Cultural da Ilha



O evento prossegue hoje com o Encontro de população sénior

Eventos têm atraído público ao Centro Cívico da Ilha.

Após um arranque muito positivo com casa cheia, o programa da XVIII Semana Cultural da Ilha prosseguiu ontem com a primeira conferência 'Dimensão económica das Festas & Eventos', que teve como oradores Helga Silva e Bruno Rebelo de Sousa. O programa contemplou ainda um espectáculo com os grupos de dança do Conservatório, Escola das Artes da Madeira, 100%Jovem da Escola B+S Bispo D. Manuel F. Cabral e com o grupo de dança da Casa do Povo da Ilha.

Hoje, a partir das 14 horas, há o encontro de população sénior, com a visita às exposições e animação para a terceira idade com a participação dos Centros de Convívio da Casa do Povo da Ilha, de São Jorge, Faial e de São Roque do Faial, dos centros sociais e municipais da Ribeira Funda e Silveira, e do centro de dia de Santana.

A animação continua amanhã, quarta-feira, com a Tuna Universitária da Madeira, na quinta, dia 6 de Dezembro, com a Associação Cultural e Recreativa Africana da Madeira, e na sexta-feira com um desfile de moda pela KC Models.
No dia 8, haverá um espectáculo de teatro com a participação do curso profissional de Artes de Espectáculo - Interpretação do Conservatório, os grupos de teatro da Casa do Povo de Machico, Santana e Ilha. No domingo há mais.

Espetáculo de Dança - XVIII Semana Cultural da Ilha






RTP Madeira Semana Cultural Ilha

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Vísita às Exposições e Conferência "Dimensão Económica das Festas e Eventos"






Abertura Oficial da XVIII Semana Cultural presidida pelo Sr. Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA

SEGUNDA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2012
POR ÉLIA FREITAS
O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais garantiu, ontem, que as freguesias da Região «são para manter», ao alertar para o facto do mapa autárquico da RAM ser competência da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM).

Manuel António falava na freguesia da Ilha, no concelho de Santana, onde presidiu à abertura da XVIII Semana Cultural local, promovida pela Casa do Povo, liderada por António Trindade.

Numa altura em que a reorganização do mapa autárquico do país, defendida pelo Governo da República tem suscitado dúvidas e alguma contestação por parte das populações, o secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais fez questão de esclarecer esta questão, naquela que é uma das mais jovens freguesias da Madeira.

O governante aproveitou também a oportunidade para enaltecer a iniciativa da freguesia da Ilha, ao defender que a cultura é um factor simultaneamente de identidade de um povo e de competitividade.

Nesta sua deslocação à Ilha, Manuel António foi acompanhado pelo director dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva e pelo presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés.

O programa de abertura contemplou a visita às diversas exposições: “Festas e Eventos da Ilha”, elaborada pela Casa do Povo da Ilha; “Festas e Romarias da Madeira”, pelo Museu Etnográfico da Madeira; “Eventos da Madeira”, por Leonel Martinho; exposição artística, pela artista plástica Fátima Spínola e “Turismo Cultural – Percursos na cidade do Funchal”, pela DRAC. Destaque, ainda, para um típico tapete de flores, elaborado pelos idosos do Centro Cívico.

Concerto do Ensemble de Guitarras da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia na Abertura da Semana Cultural

A Direção Regional de Educação, através do serviço de Educação Artística e Multimédia participou no evento de abertura da XVIII Semana Cultural da Ilha. Este evento decorreu ontem, no Auditório do Centro Cívico da Ilha.

O grupo da DRE/DSEAM que participou neste evento foi o Ensemble de Guitarras, dirigido pelo professor José António Silva, que tocou músicas de diversos estilos: popular, rock e jazz. O concerto contou também com a participação Trio de Guitarras, constituído por professores do serviço de Educação Artística e Multimédia (José Gabriel Freitas, José António Silva e Paulo Esteireiro). O trio tocou temas brasileiros e madeirenses, tendo utilizado instrumentos da tradição popular madeirense, tais como o braguinha e o rajão.

Abertura Oficial da XVIII Semana Cultural da Ilha




Desde ontem e até ao próximo domingo, a 'Semana Cultural da Ilha' volta a animar a localidade do Norte ao longo deste oito dias de certame.

Naquela que é já a 18ª edição da iniciativa, este ano o tema é 'Festas & Eventos - A marca de uma terra e das suas gentes'. O presidente da Casa do Povo local assume a "descentralização cultural" para justificar a aposta, enquanto o tema prende-se com "a importância dos eventos na afirmação da freguesia", nas "oportunidades" que as festas e eventos proporcionaram à 'isolada' freguesia do Município de Santana, fazendo com que esta se tornasse "menos ilha e mais integrante na Região", sublinhou António Trindade.

O Centro Cívico é de novo 'a sala de visitas' para as várias iniciativas alusivas à 'longa' semana cultural. Além de cinco exposições ali patentes, há um espaço de livraria. Ontem a música animou a abertura. Primeiro com a voz de Mónica Ascensão, depois com um concerto pelo Ensemble de Guitarras do 'GCEA'.

O secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais presidiu à cerimónia. Considerou na oportunidade que a cultura, além de factor de identidade de um povo "é também um factor de desenvolvimento e de mais-valias para uma localidade e até para a Região". Destacou a múltipla função do evento, até como "factor de diferenciação, que são decisivos para uma localidade ou Região serem competitivos", nomeadamente atraído pessoas. Manuel António Correia registou mesmo que ao "exacerbarem, no bom sentido, a sua cultura e a tornarem conhecida, estão a cuidar do seu próprio desenvolvimento", sustentou.
Hoje à noite há a primeira de cinco conferências a serem promovidas ao longo da semana. Sempre complementadas com motivos de animação diferentes.

Concerto Ensemble de Guitarras - 2 Dez






Abertura Oficial da XVIII Semana Cultural da Ilha