segunda-feira, dezembro 03, 2012

Abertura Oficial da XVIII Semana Cultural da Ilha




Desde ontem e até ao próximo domingo, a 'Semana Cultural da Ilha' volta a animar a localidade do Norte ao longo deste oito dias de certame.

Naquela que é já a 18ª edição da iniciativa, este ano o tema é 'Festas & Eventos - A marca de uma terra e das suas gentes'. O presidente da Casa do Povo local assume a "descentralização cultural" para justificar a aposta, enquanto o tema prende-se com "a importância dos eventos na afirmação da freguesia", nas "oportunidades" que as festas e eventos proporcionaram à 'isolada' freguesia do Município de Santana, fazendo com que esta se tornasse "menos ilha e mais integrante na Região", sublinhou António Trindade.

O Centro Cívico é de novo 'a sala de visitas' para as várias iniciativas alusivas à 'longa' semana cultural. Além de cinco exposições ali patentes, há um espaço de livraria. Ontem a música animou a abertura. Primeiro com a voz de Mónica Ascensão, depois com um concerto pelo Ensemble de Guitarras do 'GCEA'.

O secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais presidiu à cerimónia. Considerou na oportunidade que a cultura, além de factor de identidade de um povo "é também um factor de desenvolvimento e de mais-valias para uma localidade e até para a Região". Destacou a múltipla função do evento, até como "factor de diferenciação, que são decisivos para uma localidade ou Região serem competitivos", nomeadamente atraído pessoas. Manuel António Correia registou mesmo que ao "exacerbarem, no bom sentido, a sua cultura e a tornarem conhecida, estão a cuidar do seu próprio desenvolvimento", sustentou.
Hoje à noite há a primeira de cinco conferências a serem promovidas ao longo da semana. Sempre complementadas com motivos de animação diferentes.

Nenhum comentário: