PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA
SEGUNDA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2012
POR ÉLIA FREITAS
O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais garantiu, ontem, que as freguesias da Região «são para manter», ao alertar para o facto do mapa autárquico da RAM ser competência da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM).
Manuel António falava na freguesia da Ilha, no concelho de Santana, onde presidiu à abertura da XVIII Semana Cultural local, promovida pela Casa do Povo, liderada por António Trindade.
Numa altura em que a reorganização do mapa autárquico do país, defendida pelo Governo da República tem suscitado dúvidas e alguma contestação por parte das populações, o secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais fez questão de esclarecer esta questão, naquela que é uma das mais jovens freguesias da Madeira.
O governante aproveitou também a oportunidade para enaltecer a iniciativa da freguesia da Ilha, ao defender que a cultura é um factor simultaneamente de identidade de um povo e de competitividade.
Nesta sua deslocação à Ilha, Manuel António foi acompanhado pelo director dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva e pelo presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés.
O programa de abertura contemplou a visita às diversas exposições: “Festas e Eventos da Ilha”, elaborada pela Casa do Povo da Ilha; “Festas e Romarias da Madeira”, pelo Museu Etnográfico da Madeira; “Eventos da Madeira”, por Leonel Martinho; exposição artística, pela artista plástica Fátima Spínola e “Turismo Cultural – Percursos na cidade do Funchal”, pela DRAC. Destaque, ainda, para um típico tapete de flores, elaborado pelos idosos do Centro Cívico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário