
Aqui divulgamos e promovemos as actividades e valências da Casa do Povo da Ilha!
terça-feira, novembro 30, 2010
sexta-feira, novembro 26, 2010
quinta-feira, novembro 25, 2010
Semana Cultural da Ilha vai debater a Cultura Sénior

De acordo com a informação disponibilizada pelo presidente da Casa do Povo da Ilha, António Trindade, a aposta da entidade organizadora recai numa semana preenchida com conferências, exposições, espectáculos artísticos, cinema e workshops.
As conferências vão debater temas como a “Alfabetização Sénior”, proferida pela especialista em educação sénior, Anabela Chá-Cha; “Cidadania Sénior numa Sociedade em mudança”, por António Jorge Pinto, licenciado em Educação Sénior; “Intergeracionalidade - Choque de Gerações”, por Carlos Andrade, director de serviços da promoção da Acção Social do Centro de Segurança Social da Madeira e “Valores de Fé nas Comunidades Seniores” por Paulo Santos, da Revista Rugas.
Esta iniciativa também já tem confirmado o envolvimento de 14 centros de convívio/dia e comunitários que vão participar nas diversas acções da semana, estando ainda prevista a participação dos idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha, que vão contar histórias, tradições e contos antigos para as escolas do Ensino Primário que visitarão este evento.
A Semana Cultural da Ilha também terá um bazar de venda de livros, que este ano vai contar com a presença da livraria Bertrand.
Sofia Lacerda - Jornal da Madeira
Cultura Sénior em destaque na XVI Semana da Ilha | DNOTICIAS.PT
Cultura Sénior em destaque na XVI Semana da Ilha
A iniciativa principia a 1 de Dezembro e prossegue até ao dia 8
A Casa do Povo da Ilha vai realizar, entre os dias 1 e 8 do próximo mês de Dezembro, a XVI Semana Cultural da Ilha, evento que, segundo os organizadores, "marca a agenda cultural regional e reúne sinergias em torno da reflexão e da abordagem cultural nas mais variadas formas de expressão".
Várias personalidades culturais da Região já colaboraram nesta iniciativa. Este ano, "o maior evento cultural da freguesia e da Casa do Povo da Ilha oferece uma temática muito diversificada e pertinente com a realidade local e com a actividade da instituição promotora - Cultura Sénior". A dinâmica desenvolvida em torno da população sénior permite evidenciar a importância das oportunidades culturais para a Terceira Idade, sobretudo quando propicia novas experiências nos locais de comunidade e de convívio, nunca antes verificadas nas suas vidas, sublinham.
A XVI Semana Cultural da Ilha oferecerá, pois, à comunidade local e aos visitantes um conjunto de iniciativas transversais e dirigidas a diversos públicos. Contempla conferências, exposições, espectáculos artísticos, cinema, workshops e outras actividades.
As conferências versarão diversos temas relacionados com a Cultura Sénior, e "contam com a presença de oradores de reconhecido mérito a nível regional".
A temática da 'Alfabetização Sénior' será abordada por Anabela Chá-Chá, especialista no assunto; 'Cidadania Sénior numa Sociedade em Mudança' é o tema a cargo de António Jorge Pinto, licenciado em Educação Sénior; e 'Intergeracionalidade - Choque de Gerações' é a questão que será abordada por Carlos Andrade, director de serviços da promoção da Acção Social do Centro de Segurança Social da Madeira. Paulo Santos, da revista 'Rugas', falará sobre 'Valores de Fé nas Comunidades Seniores'.
Já confirmado está o envolvimento de 14 Centros de Convívio/Dia e Comunitários, que participarão nas diversas acções da Semana Cultural.
Os idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha colaborarão contando histórias, tradições e contos antigos aos alunos das escolas do Ensino Primário que visitarão a Semana Cultural.
Outra das atracções que tem vindo a integrar as variadas edições da Semana Cultural da Ilha é a presença de um bazar de venda de livros. Noutras edições, já participaram a FNAC, a Funchal 500 Anos ou 'O Liberal', entre outras entidades. Este ano, está já confirmada, refere António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, a presença da Livraria Bertrand, que proporcionará livros sobre cultura, educação sénior e actualidade, que poderão ser adquiridos nas instalações da Casa do Povo.
A sessão de encerramento será presidida pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais. Nesse último dia serão entregues certificados de formação com a presença de Sidónio Fernandes, presidente do Instituto de Emprego da Madeira.