quinta-feira, julho 03, 2008

PROMOVER A VIDA - Conferência "Osteoporose"

Integrado no projecto “Promover a Vida” na Casa do Povo da Ilha, coordenado pela Drª Lídia Jardim na próxima sexta-feira pelas15h30 terá lugar uma conferência subordinada ao tema “Osteoporose”. A conferência terá como oradores a Enfª Gilda Jardim e o Enfº Beto Martins do serviço do Centro de Saúde de Santana e tem como objectivo alertar e consciencializar sobre esta patologia.

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fractura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.

Esta acção de sensibilização é aberta à população em geral e terá a especial participação dos idosos que frequentam o Centro de Convívio na Casa do Povo da Ilha. Recordamos que a Casa do Povo da Ilha possui um espaço mais dinâmico e mais frequentado com diversas valências ao serviço da população: Centro de Convívio, Actividades Culturais, Empresa de Inserção “Ao Seu Lar”, Centro de Saúde, Segurança Social e Espaço Net.

Nenhum comentário: