segunda-feira, outubro 11, 2010

Mensagem proferida na despedida do Sr. Padre Rui Pontes

Reverendo Pároco Rui Pontes

No dia de hoje, 10 de Outubro, assinala-se o fim de um ciclo, na Paróquia da Ilha, com a despedida do seu pároco.
Foram 11 anos que ficarão para sempre registados na nossa memória, pela obra física, mas também pela obra espiritual junto desta comunidade cristã.
Em 1999, quando foi nomeado para a Paróquia da Ilha deve ter ficado apreensivo. Viu-se diante desta gente, também apreensiva, e naturalmente curiosa, quanto ao novo pároco designado.

Passado todo este tempo podemos afirmar que o Pe. Rui marcou cada família e cada pessoa da Ilha, pelo exemplo, pela proximidade e sobretudo pela humildade para enfrentar a missão a que estava designado.
O senhor Padre ensinou-nos a não nos sentirmos inferiores, e que o facto de sermos pequenos, não deveria ser motivo para nos acomodar.
Ensinou também, que é possível criar dinamismo se tivermos boa vontade e alegria de viver em comunidade, e isso foi bem presente nos movimentos que dinamizou, e nos novos movimentos que veio a criar.
Motivou a comunidade a dedicar um pouco do seu tempo a favor das actividades da Paróquia e da vida em comum.
Incentivou ao convívio e à partilha em comunidade.
Por estas, e por tantas outras razões deixará saudades e sementes que perdurarão no tempo. O Povo da Ilha não esquece o seu trabalho, não esquece a sua atenção e está profundamente agradecido.
A despedida hoje é emocionante. Este é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver tudo o que passamos.
É hora de valorizar a amizade e os laços de afectividade que foram criados. E por isso intercedemos a Deus que lhe dê muita saúde e que o nosso testemunho possa ser o conforto e incentivo para continuar. Aliás, se houvessem dúvidas quanto aos resultados da sua vinda para cá, o simbolismo deste acto traduz o reconhecimento.
Se tivéssemos de descrever a sua despedida e a síntese deste instante, três sentimentos talvez representassem: emoção, esperança e saudade.

Já está chegando a hora de ir.
Essa frase é bonita para se cantar, mas muito triste para se viver. O Senhor Padre vai e nós ficamos, que bom seria se não houvesse despedida, não houvesse " adeus" mas que continuasse como um bom pastor à frente dos destinos desta comunidade cristã.

Seria bem melhor se em nossas vidas pudéssemos optar e pedir para ficar. Mas não é assim. Não podemos ser egoístas, uma pessoa com as suas qualidades deve ter também a oportunidade de partilhar com outras realidades e outras comunidades.

Sentiremos muito a sua falta, mas sabemos que a sua ida é a continuidade da missão que abraçou aquando da sua ordenação. Entregou a sua vida a Deus para se dedicar à vida dos homens. Por isso, temos a certeza que tudo correrá bem, nesse novo caminho, nas novas paróquias.
As novas paróquias podem se considerar privilegiadas por acolher o Sr. Pe. Rui pois, o seu dinamismo nos movimentos e nas obras realizadas na Igreja, não será esperado desempenho inferior.

Seja sempre essa pessoa amiga e alegre que sempre foi. Uma pessoa que faz um grande trabalho mas que passa discreto.
Por onde andar, lembre que deixou aqui pessoas que lhe querem bem e torcem pelo seu sucesso. Distribua a todos esse sorriso constante que sempre alegra seu rosto de felicidade e que conforta quem o rodeia.
Por estas razões e muitas mais é difícil dizer adeus, é triste ver ir embora uma pessoa, a quem temos muita consideração.

O momento em que o nosso coração se aperta e a nossa alma percebe finalmente os sentimentos que durante tanto tempo foram se acumulando e intensificando.
O dia em que simplesmente temos de dizer adeus, esse em que parte para longe e que deixa esta comunidade, como uma estrela que se afasta de tantas outras no azul do céu.
Neste momento, queremos também destacar duas pessoas, que de entre muitas outras contribuíram para a sua missão nesta paróquia, a irmã Cidália que o acompanhou e ajudou a dinamizar alguns movimentos e a eucaristia, bem como, a Sr.ª Ana que com a sua preparação, e num trabalho pouco visível, ajuda e muito na paróquia.

Em nome de todos os paroquianos, queremos prestar a V. Ex.ª, um afectuoso agradecimento por termos o privilégio de ter partilhado e usufruído da sua entrega e do seu trabalho a Deus e a esta simples comunidade.
Senhor Padre, tenha a certeza que ficará sempre em nossas mentes, pela grandeza da sua humildade, pelo seu coração, pelos seus gestos e pelos seus ensinamentos.

É difícil sorrir com vontade de chorar…
É difícil dizer adeus com vontade de querer ficar…
Muito Obrigado Senhor Padre Rui Pontes!

Nenhum comentário: