segunda-feira, outubro 24, 2011

XVII Semana Cultural da Ilha - 20 a 27 de Novembro 2011

Entre os dias 20 a 27 de Novembro a Freguesia da Ilha, Concelho de Santana, acolhe a XVII edição da Semana Cultural.

O tema central da Semana Cultural de 2011 será “Valores e Desenvolvimento local” e compreenderá diversas iniciativas, nomeadamente, acções relacionadas com as comemorações do 50º Aniversário da Paróquia da Ilha.

O percurso e a afirmação da Ilha tiveram origem na vontade e nos valores humanos e cristãos da comunidade local que, com persistência e determinação, conseguiram a criação da paróquia. Por sua vez, já em 1989, o então sítio da Ilha, foi elevado a Freguesia e subsequentemente foram desenvolvidas um conjunto de infra-estruturas sociais e culturais que conduziram ao progresso e desenvolvimento, daí que esta semana versará em torno deste fenómeno histórico e cultural, que é característico das localidades rurais e regionais.

A exemplo de edições anteriores a organização irá primar pela qualidade do evento, pela pertinência das temáticas e qualidade dos oradores, pela participação de artistas plásticos, pela presença de uma livraria, pelas múltiplas participações das artes de palco e pela promoção da tradição e de actividades desportivas/recreativas.

A Semana Cultural da Ilha, como iniciativa cultural de referência, tem criado diversas oportunidades levando a esta Freguesia, personalidades culturais regionais e nacionais que contribuíram para dignificar a cultura madeirense, a proliferação dos conhecimentos junto dos públicos rurais, contribuindo assim, para a descentralização da cultura nas suas várias formas de expressão.

Nenhum comentário: