sexta-feira, janeiro 24, 2014

Casa do Povo da Ilha privilegia social e cultura

O trabalho social e o cultural são as prioridades da Casa do Povo da Ilha, que assinalou ontem 23 anos de existência. Com iniciativas incontornáveis da agenda de eventos regional como a “Semana Cultural da Ilha”, a “Exposição Regional do Limão” e o “Dia do Emigrante”, o presidente desta instituição, António Trindade, releva também o trabalho social desta Casa do Povo. «Temos uma empresa de inserção, a ocupação de tempos livres, para jovens e crianças (através dos grupos culturais) e também temos à nossa responsabilidade o centro de convívio, no qual participam nas actividades idosos, diariamente».
Congratulando-se por a Casa do Povo registar «um processo contínuo de desenvolvimento», este dirigente atribui esse facto «a todas as pessoas que se têm dedicado a esta causa, de uma forma altruísta, dedicando-se à promoção da localidade e das suas pessoas».
Com quase um quarto de século de vida, os desafios futuros passam por «continuar a potenciar as nossas particularidades, que são muitas, ao nível da gastronomia, do artesanato e das plantas tradicionais, entre outras», apontou António Trindade. Dessa forma, o responsável afiançou que são objectivos da Casa do Povo «garantir a sustentabilidade da instituição» e «continuar a desenvolver esta actividade permanente de apoio social, de resposta às necessidades, sobretudo de uma população envelhecida. Queremos também continuar a ter um papel importante na criação de emprego e, a este respeito, temos criados sete postos de trabalho directo (através da empresa de inserção)».
Por outro lado, a sessão comemorativa de ontem também contemplou a entrega de certificados aos participantes nas formações realizadas no âmbito do projecto Q3 – Qualificar o 3.º Setor Madeira. «Uma formação que foi destinada às forças vivas da instituição, no sentido de dar melhores competências para o exercício das funções e para a dinamização do dia-a-dia da instituição», explicou o presidente da Casa do Povo.

Nenhum comentário: