segunda-feira, abril 28, 2014

FESTA DO DESPIQUE NA ILHA




A Freguesia da Ilha acolhe no segundo fim-de-semana de maio, a XIII Exposição Regional do Limão.
           Este certame para além do objetivo de homenagear a agricultura, é marcado pela forte componente da cultura tradicional, popular e artística regional. De destacar a diversidade de artistas do panorama regional de diversas áreas, conforme a programação prevista bem como, a FESTA DO DESPIQUE. Esta iniciativa decorrerá no dia 11 de maio, pelas 14h30, no Polidesportivo local, a qual contará com repentistas de toda a região.
           A participação dos repentistas será feita em conjunto, por eliminatórias, sendo que o acompanhamento musical é assegurado pela organização.
           Informa-se que as inscrições para os interessados em participar da Festa do Despique estão abertas até ao próximo dia 07 de maio.
           A Festa do Despique é uma iniciativa que certamente contribuirá para preservar, ao longo das gerações, os saberes e vivências do nosso povo, no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso.
Preservar a identidade cultural dos povos, os saberes e vivências das gerações passadas no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso é o objetivo primordial desta festa de despique. E contamos que a XIII Exposição Regional do Limão, possa ser exemplo na valorização da cultura repentista.

Nenhum comentário: