terça-feira, novembro 21, 2006

A GASTRONOMIA NO 2º DIA DA SEMANA CULTURAL

A XII Semana Cultural da Ilha continua a debater os usos e costumes da nossa região. No dia 20 de Novembro teve lugar a cozinha rural e a gastronomia coventual. Este debate teve como oradores a D. Rita Ornelas (Técnica dos Serviços de Desenvolvimento Rural) e o Dr. João Dionísio (Vice Presidente da Associação de Escritores da Madeira.

A cozinha rural é sinónimo de alimentação saudável e que esta por sua vez faz-nos viver melhor e que as instituições e as unidades de restauração é que têm na sua mão a possibilidade de salvar a cozinha rural, conservando os pratos tradicionais.
Foi doado pelo Dr. João Dionísio duas receitas de limão da gastronomia tradicional madeirense Secs. XVIII e XIX à Casa do Povo da Ilha.

O Grupo "Profonia" da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral animou e abrilhantou as actividades deste segundo dia da XII Semana Cultural da Ilha.

O Grupo de Reflexão instituido nesta XII Semana Cultural da Ilha sobre os usos e costumes do Concelho de Santana teve ontem a sua primeira reunião de trabalho. Muitos contributos foram dados pelos agentes culturais que irão apresentar as conclusões do seu trabalho por ocasião do encerramento da semana.
O Grupo teve a coordenação da Drª Zita Cardoso- Presidente da Associação de Escritores da Madeira, coadjuvada pela Drª Sandra Martins (Secretária) e o Sr. Carlos Pereira (observador) produtor executivo desta XII Semana Cultural da Ilha.
Participaram diversos agentes culturais:
Drª Fátima Camacho- Casa do Povo do Arco de São Jorge;
Dr.António Trindade e Drª Jerónima Carvalho- Casa do Povo da Ilha;
Dª Águeda Freitas- Casa do Povo de Santana;
Drª Hiolanda - Associação Desportiva e Recreativa do Faial;
Dr. Heliodório Dória- Casa do Povo de São Roque do Faial.

Nenhum comentário: