segunda-feira, maio 11, 2009

Dinâmica das Instituições não depende de subsídios


Dinâmica das instituições não depende de subsídios

A Freguesia da Ilha tem uma dinâmica cultural própria, diz o presidente da Casa do Povo
Data: 11-05-2009

"A Freguesia da Ilha tem consolidado um programa e uma dinâmica cultural próprios", diz ao DIÁRIO o presidente da Casa do Povo. António Trindade salienta que "o grande desafio que se coloca à cultura na localidade passa por continuar a desenvolver essa dinâmica e as actividades junto do público, tendo em conta que existe um trabalho direccionado para as diferentes faixas etárias".

Essa sustentabilidade implica, na sua perspectiva, inovar e empreender. "A dinâmica das instituições não deve estar dependente dos subsídios do Estado". E dá o exemplo da Ilha: "Quem inova, quem dinamiza, tem sempre meios de financiamento, que podem ser encontrados em fundos comunitários, em programas regionais e no desenvolvimento de parcerias", acrescenta.

Conforme salienta, "existe um manancial de oportunidades de financiamento e criação de novos projectos, assim tenhamos tempo e recursos humanos".

Teatro, dança, actividades de formação e ocupação de tempos livres são quatro das várias iniciativas que a Casa do Povo promove.

Como eventos anuais de maior relevância, realiza a Exposição Regional do Limão, marcada para os dias 15, 16 e 17 deste mês, o Dia do Emigrante, a 16 de Agosto, e a Semana Cultural da Ilha, agendada para na última semana de Novembro e que visa a descentralização cultural.

"A Casa do Povo tem ainda outras valências de dinamização local, como o Centro de Convívio, onde funcionam actividades de ocupação dos tempos livres para idosos. Neste momento, estamos a desenvolver um projecto de alfabetização", destaca.

No centro funciona também uma empresa de inserção social que tem como objectivo "apoiar e canalizar para postos de trabalhos desempregados de longa duração", acrescenta.

Ao nível da formação geral, a Casa do Povo dispõe de um Grupo de Dança, um Grupo de Teatro e classes de ginástica para diferentes idades. Disponibiliza também um espaço multimédia gratuito, que está aberto todos os dias.

Conforme refere o responsável, realiza ainda formações esporádicas em áreas técnico-profissionais de acordo com as necessidades da Freguesia. "Neste momento, pretendemos realizar um curso de formação na área informática, que será desenvolvido em parceria de com a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural". Pela frente, a Casa do Povo tem a VIII Exposição Regional do Limão (ver caixa à esquerda). Segue-se, em Agosto, o Dia do Emigrante. A propósito desta iniciativa diz que "para além de promover o reencontro dos emigrantes com as suas raízes, é sobretudo uma forma de mostrar aos luso-descendentes a cultura regional, as tradições e o que é desenvolvido na Freguesia".





Dança, teatro e ginástica são algumas actividades que a Casa do Povo da Ilha promove. A próxima 'Exposição Regional do Limão' (na foto) começa dia 15.

Este ano, o evento incluirá uma conferência, "que abordará temáticas de interesse para os emigrantes e um programa de animação que, como em outros anos, traz à Ilha um artista nacional".


Na perspectiva de António Trindade, a Casa do Povo tem assumido um papel dinamizador em termos culturais. "Muito tem sido feito. Temos condições físicas com a construção, em 2004, da nova sede e do Centro Cívico. Temos também contado com a colaboração da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e das entidades governamentais".


Exposição do Limão

A VIII Exposição Regional do Limão realiza-se nos dias 15, 16 e 17 deste mês, na Freguesia da Ilha.

A abertura oficial está marcada para o dia 15, pelas 16 horas. O programa do evento inclui diversas iniciativas culturais. O Grupo de Percussão e Gaita de Foles do CAO Machico dá um concerto no dia 15, pelas 16h30. À noite actuará, pelas 20h30, o Grupo Infantil de Danças da Casa do Povo da Ilha, seguindo- se um Concurso de Dança, a iniciativa 'Santana Cidade a Cantar' e animação musical.

No dia 16, a 'Tuna D'Arco' da Casa do Povo de Santana actua pelas 17h30. Dança, folclore, o desfile de trajes regionais 'Resguardo', teatro e o grupo Kontraband preenchem a noite. No domingo, há cantares, um desfile pelo Grupo Geringonça, animação de rua, despiques e animação musical. A exposição encerra pelas 22 horas.

Grupo de dança prepara coreografias

O Grupo Infantil de Danças da Casa do Povo da Ilha está a preparar três coreografias que serão apresentadas no próximo dia 15, no âmbito da VIII Exposição Regional do Limão, conforme referiu ao DIÁRIO a responsável, Andreia Jardim.

A actuação está marcada para as 20h30, seguindo-se a participação no Concurso de Danças que se realiza pelas 21 horas.

O grupo, criado em 2006, é constituído por sete elementos com idades entre sete e onze anos. Surge na continuidade do Grupo de Dança da Casa do Povo, constituído há dez anos com o objectivo de ocupar os tempos livres dos jovens, descobrir novos talentos e de participar em diversas actividades de entretenimento.

O Grupo de Teatro da Casa do Povo da Ilha actua também no âmbito da referida exposição. Formado em 2002, conta com 12 elementos, com idades compreendidas entre 10 e 23 anos.

Jardim de plantas e ervas tradicionais

A Casa do Povo da Ilha trabalha neste momento num projecto de criação de um jardim de plantas e ervas tradicionais. Conforme explica o presidente da instituição, António Trindade, funcionará como atracção turística e os produtos poderão ser comercializados.

A iniciativa surge na sequência de uma aposta que tem sido feita na recolha de tradições. Em 2006, a Casa do Povo lançou o livro 'Plantas e Ervas Tradicionais nas Memórias de Hoje', um trabalho realizado em conjunto com o Parque Natural da Madeira e a com a Universidade da Madeira. No âmbito de um projecto de voluntariado juvenil, já efectuou também uma recolha de literatura oral e tradicional que deu origem à publicação 'De boca em boca, de geração em geração'.


In, Diário de Notícias

Nenhum comentário: