segunda-feira, agosto 02, 2010

A 15 de Agosto - “Dia do Emigrante” na Freguesia da Ilha


No próximo dia 15 de Agosto, a freguesia da Ilha, concelho de Santana, acolhe a sétima edição do “Dia do Emigrante”, evento organizado pela Casa do Povo local com o objectivo de comemorar a emigração e o reencontro com as raízes.
Esta festa reserva um programa eclético que contará com uma caminhada a pé, jogos tradicionais, conferência e espectáculos de folclore, dança, música e teatro.
A organização apresenta como grande atracção do evento a actuação do artista nacional Nel Monteiro. Pela primeira vez na Madeira e acompanhado pelas suas bailarinas, Nel Monteiro brindará todos os presentes com um espectáculo que recorda os seus 26 anos de carreira. Os maiores sucessos do artista são, entre outros, temas como “Azar na Praia”, “Allô, Allô Maria Antónia”, “Retrato Sagrado”, “Douro Vinhateiro” e “Casamento à Portuguesa”.
Desde 2004 que a Ilha reserva uma homenagem aos emigrantes e que, simbolicamente, representa um tributo à sua dedicação em outros países para vencer os desafios das suas vidas, o que se traduz em mais-valias para as localidades de origem e também para a Região Autónoma da Madeira.
Em particular, o “Dia do Emigrante” que já é marca da agenda regional, acontece pelo facto de a freguesia da Ilha ter um elevado número de filhos da terra emigrados em especial em França, Inglaterra, África do Sul e Venezuela, e que regressam em férias, na sua grande maioria, no mês de Agosto. Aliás para reforçar a pertinência da iniciativa, os emigrantes da Ilha têm já em conta o agendamento das férias para coincidir com este dia que celebra a emigração e os emigrantes.
Para além do acolhimento aos filhos da terra, o “Dia do Emigrante” é também uma oportunidade para divulgar a cultura e os diversos projectos desenvolvidos localmente e na Região. Por seu turno, a oferta de animação tem sido diversificada contando nas diversas edições com a participação individual e em grupo de luso- descendentes.
De referir também a participação de grupos luso descendentes oriundos dos quatro cantos do mundo, nomeadamente o Grupo de Folclore da Venezuela Puerto de La Cruz, o Grupo Folclórico Madeirense do Clube SS Sacramento New Bedford dos Estados Unidos da América, a dupla Sandra & Ricardo Rodriguez, entre outros.
Jornal da Madeira - 01/08/2010

Nenhum comentário: