segunda-feira, março 11, 2013

Plantas e Usos Tradicionais nas memórias de Hoje - Ilha

"Continuamos a publicar o saber no âmbito das plantas e seus usos tradicionais da população da freguesia da Ilha, inserido numa publicação editada pela Casa do Povo da Ilha..."





Estes excertos de texto refletem como esta comunidade rural usa as plantas, de acordo com o seu conhecimento e cultura, sendo um registo do que foi transmitido aos autores durante as entrevistas realizadas, utilizando a metodologia no âmbito da etnobotânica.
Assim, os autores e as Instituições envolvidas declinam qualquer responsabilidade relativamente à utilização que possa ser dada às informações transmitidas, sendo este trabalho unicamente um registo do saber tradicional desta comunidade rural.
Esta comunidade rural, assim como um pouco por toda a ilha, refere-se a um chá à operação que consiste em deitar água fervente ou em ebulição, cerca de 2-5 minutos, sobre as partes da planta a extrair as propriedades medicinais. O termo infusão é aplicado, nesta freguesia, quando se refere à extração dos princípios ativos através da mistura do chá ou de partes das plantas com aguardente, durante alguns dias.
Nota: Por ser um trabalho no âmbito da etnobotânica, os termos referidos no uso das plantas transcrevem na íntegra a informação transmitida pelos informantes, de acordo com a sua cultura e o seu conhecimento que passou de geração em geração.

ALHO DE BURRO

Nome científico
Allium triquetrum L.

Origem?
Planta introduzida da região Mediterrânica Ocidental.

Distribuição?
Frequente em campos agrícolas, terrenos abandonados, ao longo de levadas e caminhos.

Uso tradicional?
O chá do caule e das folhas foi referido para bronquite.

AMORES DE BURRO ou MURICOS

Nome científico
Bidens pilosa L.

Origem?
Planta introduzida da América do Sul.

Distribuição?
Planta invasora, frequente em terrenos agrícolas, campos abandonados, orlas de floresta e bermas de caminhos, a baixa e média altitude.

Uso tradicional?
O chá dos caules foi mencionado para a diarreia, por vezes adicionam cabelos de milho. Foi referida para o controlo de diabetes, o chá das folhas.

ANIS, ERVA ANIS

ANIS, ERVA ANIS OU ERVA DO CORAÇÃO

Nome científico
Ocimum micranthum Willd.

Origem?
Planta introduzida da América.

Distribuição?
Cultivada para fins medicinais, junto às habitações.

Uso tradicional?
O chá das folhas e do caule foi referido para combater problemas de coração.

Nenhum comentário: