segunda-feira, março 25, 2013

Plantas e Usos Tradicionais nas Memórias de Hoje


Plantas e Usos Tradicionais nas memórias de Hoje - Ilha



Esta comunidade rural, assim como um pouco por toda a ilha, refere-se a um chá à operação que consiste em deitar água fervente ou em ebulição, cerca de 2 a 5 minutos, sobre as partes da planta a extrair as propriedades medicinais.
O termo infusão é aplicado, nesta freguesia, quando se refere à extração dos princípios ativos através da mistura do chá ou de partes das plantas com aguardente, durante alguns dias.
Os autores e as Instituições envolvidas declinam qualquer responsabilidade relativamente à utilização que possa ser dada às informações transmitidas, sendo este trabalho unicamente um registo do saber tradicional desta comunidade rural.

Nota: Por ser um trabalho no âmbito da etnobotânica, os termos referidos no uso das plantas transcrevem na íntegra a informação transmitida pelos informantes, de acordo com a sua cultura e o seu conhecimento que passou de geração em geração.
Para mais informação é favor consultar o livro, em formato digital em www.pnm.pt. Mais se informa que os autores desta publicação são: M. Menezes de Sequeira, S. Fontinha, F. Freitas, L. Ramos e M.ª G. Mateus.



Arruda

Nome científico
Ruta chalepensis L.

Origem?
Planta autóctone.

Distribuição?
Cultivada para fins medicinais e de superstição, naturalizada em terrenos rochosos, secos, expostos e costeiros.

Uso tradicional?
O chá das folhas foi referido para combater as dores de cabeça e os problemas intestinais. Para tromboses, foram referidas três utilizações distintas: um chá de folhas, flores e botões (frutos); uma mistura da anterior com noz-moscada; a ingestão de um botão, durante nove dias consecutivos.
Na manhã de São João, em jejum, ingerem 2-3 botões com 5 fendas, para proteger do “mau-olhado”. Para proteção da casa, mencionaram a elaboração dum ramo de tangerineira, alecrim, arruda, laranjeira e oliveira, que no dia de Domingo de Ramos é benzido na Igreja local e depois guardado em casa.



Artemija ou artimija

Nome científico
Tanacetum parthenium (L.) Sch. Bip.

Origem?
Planta introduzida do sul da Europa, norte de África e sudoeste da Ásia.

Distribuição?
Cultivada para fins medicinais e ornamentais, frequente junto às habitações.

Uso tradicional?
O chá das folhas e caule foi mencionado para problemas dos rins, bexiga e infeções urinárias.


Avenca

Nome científico
Adiantum raddianum C. Presl.

Origem?
Planta introduzida da América tropical.

Distribuição?
Frequente em muros e paredes junto a levadas, locais rochosos e húmidos.

Uso tradicional?
O chá de 2 a 3 “folhas” foi mencionado para baixar a febre.

Nenhum comentário: