segunda-feira, abril 22, 2013

Plantas e Usos Tradicionais nas memórias de Hoje - Ilha

Plantas e Usos Tradicionais nas memórias de Hoje - Ilha

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | | Por JM


Continuamos a publicar o saber duma comunidade rural no âmbito das plantas e seus usos tradicionais, da freguesia da Ilha. Este trabalho consistiu no levantamento da flora aromática e medicinal local, com a recuperação do conhecimento e saberes populares, pretendendo-se que contribuía para estimular a diversificação e valorização das atividades rurais.
Os autores e as instituições envolvidas declinam qualquer responsabilidade relativamente à utilização que possa ser dada às informações transmitidas, sendo este trabalho unicamente um registo do saber tradicional desta comunidade rural.
Esta comunidade rural, assim como um pouco por toda a ilha, refere-se a um chá à operação que consiste em deitar água fervente ou em ebulição, cerca de 2-5 minutos, sobre as partes da planta a extrair as propriedades medicinais. O termo infusão é aplicado, nesta freguesia, quando se refere à extração dos princípios ativos através da mistura do chá ou de partes das plantas com aguardente, durante alguns dias.
Nota: Por ser um trabalho no âmbito da etnobotânica, os nomes vulgares e os termos referidos no uso das plantas transcrevem na íntegra a informação transmitida pelos informantes, de acordo com a sua cultura e o seu conhecimento que passou de geração em geração.
Para mais informação é favor consultar o livro, em formato digital em www.pnm.pt.
Mais se informa que os autores desta publicação são: M. Menezes de Sequeira, S. Fontinha, F. Freitas, L. Ramos e Mª G. Mateus e os editores foram a Casa do Povo da Ilha e o Serviço do Parque Natural da Madeira.

Cana-de-açúcar

Nome científico
Saccharum officinarum L.
Origem?
Planta introduzida sudoeste asiático.

Distribuição?
Cultivada para fins alimentares, a baixas e médias altitudes, principalmente na costa sul.

Uso tradicional?
Para acalmar a tosse, foi referido que a cana é aquecida diretamente sobre a chama até ficar mole, em seguida torcida de forma a extrair-se o sumo, o qual é ingerido.

CANELA BRANCA

Nome científico
Peperomia galioides Kunth

Origem?
Planta originária da América Central e do Sul.

Distribuição?
Cultivada para fins medicinais, sobretudo junto às habitações.

Uso tradicional?
O chá das folhas e caule foi referido para dores menstruais, dores de “corpo em geral” e boa disposição. Também para o “corpo em geral” foi mencionado um chá juntamente com outras plantas, tais como erva caninha e erva-cidreira. Para atenuar dores menstruais e estomago foi mencionada a ingestão dum cálice duma infusão de aguardente com alfazema, macela, canela branca e mel de abelha. Para o mesmo efeito foi referida também uma infusão em aguardente de perpétua branca, língua – cervina, canela branca, macela alfazema e mel de abelha. Para mulheres pós-parto mencionaram a ingestão dum cálice pequeno duma infusão em aguardente de alfavaca, sempre noiva, canela branca e madre de louro, que ficava 8 a 15 dias debaixo do estrume de vaca, nos palheiros.

CARQUEJA

Nome científico
Ulex europaeus L. subsp. europaeus

Origem?
Planta introduzida da Europa Ocidental.

Distribuição?
Frequente, naturalizada em zonas de pastos e povoamentos florestais, na generalidade até aos 1500m de altitude.

Uso tradicional?
O chá das flores frescas ou secas foi referido para dores de cabeça, pressão alta, stress, insónias e dores menstruais. Para atenuar dores menstruais foi também mencionado o chá da flor com folha do alho seco.

Nenhum comentário: