segunda-feira, junho 03, 2013

Plantas e Usos Tradicionais nas memórias de hoje na freguesia da Ilha

O Parque Natural da Madeira prossegue com a sua divulgação do saber de uma comunidade rural, no âmbito das plantas e seus usos tradicionais, da freguesia da Ilha. Este trabalho consistiu no levantamento da flora aromática e medicinal local, com a recuperação do conhecimento e saberes populares, pretendendo-se que contribua para estimular a diversificação e valorização das atividades rurais.



Continuamos a publicar o saber duma comunidade rural, no âmbito das plantas e seus usos tradicionais, da freguesia da Ilha. Este trabalho consistiu no levantamento da flora aromática e medicinal local, com a recuperação do conhecimento e saberes populares, pretendendo-se que contribuía para estimular a diversificação e valorização das atividades rurais.



Os autores e as instituições envolvidas declinam qualquer responsabilidade relativamente à utilização que possa ser dada às informações transmitidas, sendo este trabalho unicamente um registo do saber tradicional desta comunidade rural.



Esta comunidade rural, assim como um pouco por toda a ilha, refere-se a um chá à operação que consiste em deitar água fervente ou em ebulição, cerca de 2-5 minutos, sobre as partes da planta a extrair as propriedades medicinais. O termo infusão é aplicado, nesta freguesia, quando se refere à extração dos princípios ativos através da mistura do chá ou de partes das plantas com aguardente, durante alguns dias.



Nota: Por ser um trabalho no âmbito da etnobotânica, os nomes vulgares e os termos referidos no uso das plantas transcrevem na íntegra a informação transmitida pelos informantes, de acordo com a sua cultura e o seu conhecimento que passou de geração em geração.



Para mais informação é favor consultar o livro, em formato digital em www.pnm.pt.



Os autores desta publicação são: M. Menezes de Sequeira, S. Fontinha, F. Freitas, L. Ramos e Mª G. Mateus. Edição da Casa do Povo da Ilha e do Serviço do Parque Natural da Madeira.


 
--------------------------------------------------------------------------------

Erva Cidreira

 

Nome científico: Melissa officinalis L. subsp. officinalis



Origem: Planta introduzida da Ásia.

 

Distribuição: Cultivada para fins medicinais junto às habitações e naturalizada ao longo de linhas de água.

 

Uso tradicional: Foi mencionado o uso do chá das folhas e caule como calmante para dormir e boa disposição. Por vezes adicionam, para a boa disposição, a hortelã pimenta e a alfazema. Para atenuar dores de barriga referiram a mistura da erva caninha com erva cidreira e para o “corpo em geral” o chá da planta com berbina ou canela branca.


 
Erva de Santa Maria


Nome científico:



Solanum nigrum L.



 

Origem:



Planta autóctone.







Distribuição:



Frequente em terrenos cultivados ou abandonados, junto a paredes e ao longo de caminhos. Frequente dos 0 aos 1500 metros de altitude.


 

Uso tradicional:



O chá de folhas e caules foi indicado para atenuar as dores menstruais.


 

Espadana


 

Nome científico



Phormium tenax J. R. Forst & G. Forst.


 
Origem?



Planta introduzida da Nova Zelândia.



0



Distribuição?



Cultivada em jardim como ornamental.

 

Uso tradicional?



Foi referida a utilização da seiva proveniente do interior das folhas que ainda se encontram dobradas para colar envelopes.


 








Nenhum comentário: