domingo, maio 15, 2011

Produção de limão está a aumentar

O presidente do Governo encerra domingo à tarde a Festa do Limão, um fruto que fornece já dois terços do mercado interno. A meta do executivo é atingir os 100% e acabar com a importação do fruto.




A produção de limão subiu de 640 toneladas em 1999, para as cerca de 780 actuais, um aumento na ordem dos 22%. Foram números avançados ontem à tarde pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, na abertura da X Exposição Regional do Limão, que decorre este fim de semana na freguesia da Ilha, em Santana.
A exposição deste ano atingiu os 451 expositores, contra os 387 do ano passado.
O último recenseamento geral agrícola de 2009, diz que a área de produção subiu igualmente 22% nos últimos 10 anos e o valor pago ao produtor registou um crescimento de 55%, do que resulta um valor unitário superior. Estes resultados vão ao encontro dos objectivos do Governo Regional para a agricultura: mais quantidade e mais valor, associados à qualidade.
Manuel António Correia salientou ainda que a quota de mercado do limão é cada vez maior. É que por via do aumento da produção, a Região tem vindo a reduzir as importações, sendo que o limão produzido na Madeira, já ocupa dois terços do mercado regional, e a prioridade é atingir os 100%, «um progresso muito grande», tanto mais que já há produtores com projectos para aumentar a sua produção.
Manuel António Correia desmentiu alguns agricultores que se queixam de atrasos nos pagamentos quando vendem no Mercado Abastecedor. O Governo Regional não é comprador naquele mercado e se há pagamentos em atraso será aos compradores que se deve pedir contas.
No programa da festa estão inscritos uma demonstração agro-alimentar, mostra de instrumentos musicais populares da Madeira, música,teatro, jogos, folclore e a missa dominical, lançamento do livro “”Agricultando”, de Joaquim Leça e a conferência “Agricultura com futuro, agricultores com sucesso”, com Luís Bonito e Luís Sardinha.

Nenhum comentário: