quarta-feira, maio 02, 2012

Festa do despique na Ilha a 13 de Maio

Abertas inscrições para despique e exposição do limão



Nos próximos dias 12 e 13 de Maio, na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana, realizar-se-á a XI Exposição Regional do Limão.


Neste evento insere-se a Festa do Despique a qual, além de reforçar o papel da Casa do Povo da Ilha na preservação e valorização dos hábitos e tradições, pretende reunir representantes das diversas Freguesias da nossa região para que possam mostrar as habilidades numa das principais tradições dos arraiais madeirenses.
Os interessados a participar e a cantar, por improviso, na Festa do Despique Madeirense devem efectuar a sua inscrição até ao dia 9 de Maio de 2012, na Casa do Povo local, em horário de expediente ou através dos seguintes contactos: Telf. 291572026 ou Tlm. 962488561 ou e-mail. casapovoilha@mail.telepac.pt.

Mais se informa que a Festa do Despique, um dos principais atractivos do certame, terá lugar no dia 13 de Maio, Domingo, pelas 15 horas, no Polidesportivo local, sendo que o acompanhamento musical dos repentistas participantes é garantido pela organização.

Preservar a identidade cultural dos povos, os saberes e vivências das gerações passadas no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso é o objectivo primordial desta festa de despique.

Perde-se no tempo algumas variantes orais que continuam a ter no dia de hoje, lugar nos arraiais e convívios, e a organização conta que a XI Exposição Regional do Limão, possa ser exemplo na valorização da cultura repentista.

Diário de Notícias - 30/04/2012

Nenhum comentário: