sexta-feira, dezembro 14, 2012

Conversas com Ana Jesus, utente do centro de convívio da ilha, sobre o Natal

“O Natal, há alguns anos, era muito diferente de agora.
No meu tempo, em minha casa, fazia-se um presépio com o Menino Jesus numa escadinha. Punha-se laranjas, pêros, pastores e alguma verdura, como ainda hoje se faz.
Mas primeiro, uns dias antes do Natal, matávamos o porco.
O meu pai convidava os meus tios e primos para a matança do porco. Ainda temos fotos de quando matávamos o porco. Nesse dia a
 comida era pão com o sangue do porco frito. Na manhã seguinte, cozíamos batatas, semilhas, bacalhau e fígado para o almoço. Para o jantar era carne cozida com os preparos, para que ficasse gostosa. Mas ainda tinha a carne vinho e alhos, para comer nos dias de festa.
No Natal tem as missas do parto, que são tão lindas e as visitas a casa das famílias. Isso da minha parte foi poucas vezes, porque os meus avós faleceram antes de eu nascer. É muito bom estar em família, todos juntos, na paz do Senhor.
Na noite de Natal vamos à missa, cantam as romagens o que também é bonito. Mas, naquele tempo, íamos à missa, na noite de Natal, a São Jorge.
Hoje é perto, porque temos a nossa querida igreja.
Feliz Natal!” Ana Jesus – Utente do Centro de Convívio da Ilha

Nenhum comentário: