terça-feira, fevereiro 05, 2013

A tradição das fendeiras...



As fendeiras eram um grupo de pessoas que iam à casa uma das outras de noite para fazer vários trabalhos, como esfolhar as maçarocas de milho, descascar feijão e principalmente, trabalhos de artesanato.
Faziamos retalhos de panos, embrulhava-se em novelos para não embaraçar uns nos outros, depois eram metidos no tear para tecer as cobertas e tapetes.

Para as peças de lã, tinham de apartar, abrir, cardar e fiar a lã. Depois de fiada, tirava-se do fuso, colocava-se as maçarocas de lã no caneleiro para encher as canelas para meter na lançadeira e depois tecer no tear para fazer as calças, os coletes de lã.

Em relação ao linho, é um pouco diferente e muito mais trabalhoso, por isso é que as pessoas usam a expressão “os tormentos do linho”. O linho é semeado, mondado das ervas, depois de maduro é apanhado, ripado no ripanço para tirar a semente, depois é posto aos molhos na água durante oito dias, depois é tirado e estendido a secar ao sol. É amassado com a massa em cima de um tronco de pau, depois é gramado na grama e sedado no sedeiro. É fiado na roca, sarilhado no sarilho, fica em meadas, depois é cozido numa panela com ervas e cinza peneirada, lavado e posto a “cuarar” para clarear mais e é enchido em canelas no caneleiro para meter na lançadeira e tecer no tear o lindo pano que se faz as belas toalhas que todas as pessoas ficam encantadas, também se faziam camisas de homem, lençóis…

No fim do trabalho, lá pela meia-noite, às vezes uma da manhã, os donos faziam uma panela de milho com carne de porco e deitavam num alguidar de barro grande e toda a gente comia do mesmo alguidar.

Utente do Centro de Convívio da CP Ilha 
Ana Marques da Silva

Nenhum comentário: