quinta-feira, novembro 19, 2009

Apresentação do Programa da XV Semana Cultural da Ilha - 22 a 29 de Novembro


Um programa intergeracional com o objectivo de atrair novos públicos é a aposta da XV Semana Cultural da Ilha - Gerir Talentos, Gerir Oportunidades, uma iniciativa da casa do povo local, cuja apresentação decorreu ontem no Fórum Fnac, Madeira Shopping.

Pretende-se dar destaque aos actores culturais, porque esta actividade contribui para a descentralização da Cultura", iniciativa que tem início previsto para as 14h30 do próximo domingo, dia 22, e irá terminar a 29 de Novembro.

Trata-se de uma oportunidade que as pessoas da localidade têm para participar e conhecer o melhor que se faz a nível cultural na Região, com oradores de qualidade, a exemplo do que tem acontecido nas anteriores edições.

Já sobre o programa da XV Semana Cultural da Ilha, foi objectivo: "Apostar numa programação que possa ir ao encontro de todas as faixas etárias, desde crianças, jovens e seniores, através de várias iniciativas".

Exposições, debates, espaços de venda quer de produtos locais quer de livros, numa colaboração da Fnac Madeira, para além das actuações de alunos do Conservatório - Escola Profissional das Artes, são alguns dos pólos de interesse da iniciativa que "começa a dar os primeiros passos na interactividade com novos públicos nas acções de debate". No espaço livreiro situado no Centro Cívico da Ilha, estarão disponíveis ao público obras para os mais novos e, também, de âmbito cultural e de Gestão com um desconto de 10%.

A Semana Cultural da Ilha é uma iniciativa que, desde a sua fundação em 1994, tem mantido um importante trabalho na divulgação das diversas vertentes criativas que integram a cultura madeirense, para além de potenciar o interesse da população dessa freguesia do Concelho de Santana, para as iniciativas que integram os programas.

Programa

Semana Cultural da Ilha abre dia 22, domingo, às 14h30, com a recepção aos convidados, seguindo-se, às 15 horas, a abertura oficial presidida pelo presidente da Câmara de Santana e visita às exposições: 'Experiências de Ciência Viva' (Grupo de Química da Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral); instalação artística de Pessoa e Costa; espaços Fnac e Ao Seu Lar; 'Barbie aos 50 anos' (CMF) e miniaturas de sapatos (Maria da Luz); mostra de BD; exposição do Conservatório; e exposição do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha. Seguir-se-á entrega de certificados de participação 'Voluntariado Juvenil 2009'. Depois haverá animação.

Dia 23, a partir das 19 horas: apresentação do 'site' do dia com Pascal Pedro; conferência 'Agir local para a promoção cultural', por Humberto Vasconcelos (empresário e ex-autarca); e animação.

Dia 24, a partir das 19 horas: apresentação do 'site' do dia; conferência 'Gerir uma carreira artística', por Rui Sérgio, coordenador de teatro da Fundação Inatel Nacional; e animação.

Dia 25, quarta-feira, a partir das 15 horas: 'Talentos na Terceira Idade', com os centros de convívio de Santana; actuação musical com a Escola do Caminho Chão; e sessões de cinema pelo Inatel.

Dia 26, a partir das 19 horas: apresentação do 'site' do dia; conferência 'Importância da comunicação na vida artística', por João Filipe Pestana (jornalista e editor da secção cultural '5 Sentidos' do Diário de Notícias); e animação.

Dia 27, a partir das 19 horas: apresentação do 'site' do dia; conferência 'Explorar o potencial dos mercados culturais', por Nuno Morna (director da COM.TEMA); e animação.

Dia 28, a partir das 10 horas: 'Oportunidades nas Expressões Plásticas'; circuito de carros de pau e demonstração de carros de rali; entrega de prémios; a partir das 19 horas haverá teatro com seis formações artísticas.

Dia 29, último dia das iniciativas, que arrancam às 15 horas: recepção aos convidados; visita às exposições; conferência 'Valorize o seu talento', com Vitorino Seixas, da tutela da Cultura; entrega de certificados; e 'stand-up comedy' 'Vou-te Bater! Best of' com Nuno Morna e Pedro Ribeiro.

Nenhum comentário: