domingo, novembro 22, 2009

Cultura em Foco na Freguesia da Ilha







Inaugura-se, hoje, pelas 14h30, na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana, a XV Semana Cultural da Ilha, pelo Presidente do Município, Dr. Rui Moisés.

A Semana Cultural da Casa do Povo da Ilha, é uma das actividades de marca da instituição e da própria Freguesia. Esta iniciativa surgiu com o objectivo de divulgar e promover os traços mais genuínos locais e evidenciar as particularidades locais, especialmente no que concerne à gastronomia, artesanato e usos e costumes. Esta, é também, um contributo de descentralização cultural que oferece à população local e visitante, oportunidades culturais de referência. É um projecto pensado para a Freguesia da Ilha, para ser vivido por todos, quem visita e queira conhecer e participar.

A XVª Edição tem como tema de fundo “Gerir Talentos, Gerir Oportunidades” e dá o enfoque nos actores culturais e na gestão de carreiras artísticas. O programa oferecido pela organização gira à volta da reflexão sobre os talentos e as oportunidades culturais e sobre a gestão das oportunidades nesta área ao nível regional.
Esta iniciativa cultural, que ocorre de 22 a 29 de Novembro, oferece um conjunto de oportunidades culturais para todas as idades, tais como conferências, exposições, espectáculos, cinema, teatro, dança, espaços de venda e provas de automobilismo e de carros de pau.

As conferências versam diversos temas e contam com a presença de oradores de reconhecido mérito a nível regional. Este ano conta também, com a presença do ex-Director do Teatro da Trindade em Lisboa e responsável pela área do teatro no Departamento da Cultura da Fundação Inatel, o Rui Sérgio, que profere uma das palestras, com o tema “Gerir uma Carreira Artística” na próxima terça feira, dia 24 de Novembro. Mas para além deste tema, também serão proferidas outras conferências sobre “Agir local na promoção Cultural” da responsabilidade de Humberto Vasconcelos, “Importância da Comunicação na vida artística” tendo como orador João Filipe Pestana, “Explorar o Potencial dos Mercados Culturais” por Nuno Morna finalizando no dia 29 com Vitorino Seixas que abordará a temática “Valorize o Seu Talento”.

São diversas as atracções e oportunidades que constam no Cento Cívico da Ilha como venda de obras de arte, de produtos da empresa de inserção local “Ao Seu Lar” e com uma livraria da responsabilidade da FNAC Madeira, que oferece aos visitantes 10% de desconto em todos os seus livros infanto-juvenis, de gestão cultural e talentos.

As actividades para os idosos não foram esquecidas e já na próxima Quarta-Feira, a dinamizadora do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha, Prof. Florbela Sampaio, organiza o espectáculo “Talentos na Terceira Idade” que contará com a presença de todos os centros de convívio do Concelho de Santana.

Para o próximo Sábado, dia 28 terá lugar o I Circuito de Carros de Pau e a IV demonstração de Rally, que a partir das 14h irá atrair muitos forasteiros para apreciar a tradição associada aos carrinhos de pau e ter a experiência de ser co-piloto por um dia.

A Semana Cultural termina com a entrega de certificados do curso de teatro pelo Senhor Director Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng.º Bernardo Melvill de Araújo e com o espectáculo de Stand Up Comédia “Vou-te Bater. Best Of!” da responsabilidade do comediante nacional Pedro Ribeiro e de Nuno Morna.

Esta indicativa só é possível fruto da convergência de esforços de instituições governamentais e autárquicas locais, de instituições particulares e de artistas individualmente representados no espaço com os seus trabalhos.

Todos os motivos para um convite de visita à Freguesia da Ilha e à sua Semana Cultural que abre as actividades deste evento a toda a população da Região Autónoma da Madeira.
Consulte artigos da imprensa regional:
Diário de Notícias:
Jornal da Madeira:

Nenhum comentário: