quarta-feira, maio 12, 2010

800 Toneladas de Limão


Produção de 2010 deverá ser idêntica à de 2009; neste fim-de-semana, há festa na Ilha

800 toneladas de limão

A produção de limão de 2010 deverá rondar as 800 toneladas, valor idêntico ao ano passado. Actualmente com 1.450 agricultores numa área total de 87 hectares, o sector viu, de 2000 a 2009, um decréscimo na produção. Contudo, destacou Bernardo Araújo, melhorou-se a qualidade do produto, que se reflectiu numa maior valorização comercial. Este fim-de-semana, há Festa do Limão na Ilha.


A produção de limão deverá manter-se, este ano, com números idênticos aos do ano passado. Ontem, na apresentação do programa da IX Exposição Regional do Limão, que decorre este fim-de-semana, na freguesia da Ilha, em Santana, o Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural salientou que existem actualmente 1.450 agricultores, uma área de cerca de 87 hectares, com uma produção de 800 toneladas. Valores idênticos aos registados no ano passado, explicou Bernardo Araújo.
O governante sublinhou que «os agricultores têm mantido a dinâmica do sector através da plantação de novos e/ou replantação de antigos pomares. Os serviços da DRADR forneceram, em 2009, aos agricultores cerca de 810 plantas de qualidade, mais 40 do que em 2008m as quais também permitem repor as condições de produção de pomares afectados por pragas e doenças».
De acordo com as estimativas da tutela, entre os anos de 2000 e 2009, a produção de limão sofreu um ligeiro decréscimo, de 828 para 800 toneladas, menos 3,4 por cento. «No entanto, o valor desta produção passou de 568 mil euros para 680 mil euros. Ou seja, aumentou cerca de 20 por cento, devido a uma maior valorização comercial». Segundo Bernardo Araújo, o acréscimo no rendimento «foi totalmente conseguido pela aposta dos agricultores numa produção de qualidade, com maior valor comercial, tendo sido também relevante o forte esforço na assistência técnica aos fruticultores».
Já António Trindade, da Casa do Povo da Ilha, sublinhou que a Festa do Limão é uma homenagem aos agricultores daquela produção, sendo que o evento tem «grande importância» para aquela localidade. O responsável anunciou ainda que a edição deste ano tem fins sociais, com alguns donativos de receitas recolhidas durante o certame a serem entregues à ADBRAVA.
António Trindade e Gonçalo Jardim, vereador da Câmara Municipal de Santana, fizeram ainda um apelo para que a a população madeirense adira à iniciativa. Haverá excursões de toda a ilha para aquela freguesia.
Saliente-se que a Exposição do Limão tem início na sexta, pelas 15 horas. Serão várias as iniciativas a decorrerem até domingo. No dia de abertura, estará o secretário regional de Ambiente e Recursos Naturais. Palestras, actuações musicais, animação diversa, concurso de dança e demonstração de vozes talentosas, despique, romarias e excursões, demonstração “Paladares Saudáveis da Madeira”, espectáculo de bandas juvenis são alguns dos motivos, entre muitos outros, para se visitar a Ilha neste fim-de-semana


Jornal da Madeira / Região / 2010-05-12
Paula Abreu

Nenhum comentário: