quarta-feira, maio 12, 2010

Valor da Produção do limão aumentou 20%

Valor da produção do limão aumentou 20%
Na IX mostra do limão, licitação do produto reverterá para a ADBRAVA

Data: 12-05-2010


A partir desta sexta-feira e até domingo, a freguesia da Ilha acolhe a IX Exposição Regional do Limão. Este ano, a licitação do produto, que será exposto por todos os agricultores, vai reverter para a Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA), com o objectivo de ajudar as vítimas do temporal de 20 de Fevereiro, como explicou o presidente da casa do povo local, António Trindade, ontem de manhã, na apresentação do programa da mostra.

O director regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Araújo, referiu que, segundo estimativas, entre os anos de 2000 e 2009, a produção do limão sofreu um ligeiro acréscimo, de 828 para 800 toneladas. Contudo, o valor desta produção passou dos 568 mil euros para 680 mil euros, traduzindo um aumento de cerca de 20%, devido a uma maior valorização comercial.

"Este acréscimo de rendimento foi totalmente conseguido pela aposta dos agricultores numa produção de qualidade, com maior valor comercial, tendo sido também relevante o esforço na assistência aos fruticultores", apontou.

A par de diversas actuações musicais, desfiles e palestras, o certame contará ainda com a iniciativa 'Paladares Saudáveis da Madeira 2010', que permitirá mostrar o que de melhor se faz em hotéis e restaurantes com produtos hortofrutícolas de origem regional. Este ano, e pela primeira vez, haverá ainda a participação de um conjunto barmen, com o apoio da Associação de Barmen da Madeira, e de alunos da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.

António Trindade lançou ainda um apelo à adesão dos madeirenses a esta iniciativa, focando que o programa é "intergeracional", de forma a ir de encontro aos diferentes públicos.


Zélia Castro - Diário de Notícias da Madeira

Nenhum comentário: