terça-feira, agosto 02, 2011

Dia do Emigrante com Canta Brasil


Os emigrantes serão homenageados, no próximo dia 14 de Agosto, na freguesia da Ilha, Santana pela Casa do Povo da Ilha. Durante todo o dia haverá muitas actividades de lazer, recreação e animação musical tendo como cabeça-de-cartaz a banda Canta Brasil.
Este ano haverá uma conferência subordinada ao tema: ”Passos para criar uma Empresa Rural”. Esta acção de informação insere-se no programa de comemorações do “Dia do Emigrante”, cujo objectivo primordial é divulgar e dar a conhecer junto dos emigrantes e população local, os procedimentos para a criação de uma empresa num meio rural, tendo em conta os benefícios e as estratégias a seguir.
Os oradores serão Susana Pinto, do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que falará dos procedimentos técnicos da criação de uma Empresa e Sidónio Fernandes, do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM que abordará os apoios para a criação de emprego, bem como dos apoios à contratação.
Para além da acção de informação, o programa contempla igualmente, a realização de jogos tradicionais. Esta actividade que, a par de proporcionar bons momentos de convívio, pretende contribuir para reactivar passatempos de outros tempos, e sobretudo incutir e fazer conhecer às novas gerações e aos luso – descendentes, as tradições e as brincadeiras ancestrais dos seus pais e avós.
Os jogos são diversos, desde a cabra cega, a corda até ao jogo da saca, entre outros. São formadas equipas de 4 elementos, em que pelo menos dois dos elementos são adultos. As inscrições estão abertas a todos quantos queiram participar, tendo que efectuar a inscrição na Casa do Povo da Ilha, em horário de expediente. Normalmente participam equipas representantes das diversas freguesias do concelho de Santana, bem como de emigrantes e residentes da Freguesia. Nesta edição, os jogos tradicionais irão decorrer pelas 11 horas, no Polidesportivo da Freguesia da Ilha.
O Dia do Emigrante, iniciativa que se realiza pelo oitavo ano consecutivo, estão agendadas diversas actividades, entre elas Teatro, Música, Dança, Folclore, Gastronomia, sorteios e contará com a actuação da banda convidada – Canta Brasil.

Nenhum comentário: