sábado, agosto 13, 2011

Emigrantes gratificados e homenageados



António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, referiu ao Jornal da Madeira que “o evento é já referência na freguesia e este ano muitos emigrantes estão cá na sua terra. Esta é uma forma de gratificar e homenagear os emigrantes”.



Os emigrantes madeirenses serão homenageados, este domingo, na freguesia da Ilha, Santana pela Casa do Povo local. Durante todo o dia haverá muitas actividades de lazer, recreação e animação musical tendo como cabeça-de-cartaz a banda Canta Brasil. Este evento é uma forma de “gratificar e homenagear os emigrantes”, destaca o presidente da Casa do Povo da Ilha.

António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, referiu ao Jornal da Madeira que “o evento é já referência na freguesia e este ano muitos emigrantes estão cá na sua terra. Esta é uma forma de gratificar e homenagear os emigrantes”.

Este ano haverá, como sempre uma componente de formação, com a realização de uma conferência subordinada ao tema: ”Passos para criar uma Empresa Rural”, cujo objectivo primordial é divulgar e dar a conhecer junto dos emigrantes e população local, os procedimentos para a criação de uma empresa num meio rural, tendo em conta os benefícios e as estratégias a seguir.

Os oradores serão Susana Pinto, do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que falará dos procedimentos técnicos da criação de uma Empresa e Sidónio Fernandes, do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM que abordará os apoios para a criação de emprego, bem como dos apoios à contratação, esta conferência ocorrerá pelas 15:30 horas.

Antes, na parte da manhã, haverá uma caminhada integrada no projecto “Mexa-se pela sua Saúde”, com início na Casa do Povo da Ilha, e seguindo o trajecto - Miradouro do Cabeço do Resto - Cova dos Moleiros e chegada ao Polidesportivo local, ainda de manhã decorrem os Jogos Tradicionais, bem como a transmissão em directo da freguesia da Ilha, do programa “Músicas do Arco da Velha” da Rádio Festival, que se prolonga até ao início da tarde. Pelas 14h00, na Igreja local decorre a celebração da missa dominical em honra a Nossa Senhora do Rosário. Logo após, segue-se a recepção às entidades oficiais, emigrantes e residentes com a interpretação dos hinos pela voz de Mónica Ascensão.

O programa contempla igualmente, a realização de jogos tradicionais. Esta actividade que, a par de proporcionar bons momentos de convívio, pretende contribuir para reactivar passatempos de outros tempos, e sobretudo incutir e fazer conhecer às novas gerações e aos luso-descendentes, as tradições e as brincadeiras ancestrais dos seus pais e avós. Os jogos são diversos, desde a cabra cega, a corda até ao jogo da saca, entre outros. São formadas equipas de 4 elementos, em que pelo menos dois dos elementos são adultos.

Durante a tarde existirá o folclore, com o Grupo “Amigos Populares de Londres”, o Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava e o Grupo Folclórico Luso Venezuelano Encantos de Portugal.

Relativamente à dança, contaremos com o grupo da Casa do Povo Ilha, da Casa do Povo da Quinta Grande, “Soul´s Dance”, do grupo de danças africanas e do ventre da Associação de Africanos da Madeira, bem como com a presença da luso-descendente Anne Sophie Ascensão. Por seu lado, a arte de representar fica a cargo do grupo de teatro da Casa do Povo local.



Animação está garantida

Aproveitando a presença de muitos emigrantes madeirenses de visita à terra, a Casa do Povo da Freguesia da Ilha, em Santana, promovem um tributo àqueles que por razões diversas, procuraram melhores condições de vida em diversos cantos do mundo.

A homenagem ao emigrante é já um acontecimento para a localidade do concelho de Santana, dinamizada pela casa do povo, presidida por António Trindade.

Além da sessão alusiva ao Dia do Emigrante, o programa contempla muitas horas de animação. A oferta tem sido diversificada todos os anos, contando nas diversas edições com a participação individual ou em grupo de luso-descendentes.

O programa da festa dedicada ao Emigrante, conta este ano, além do grupo Canta Brasil, com a participação de grupos luso-descendentes da Venezuela, o Grupo Folclórico Luso Venezuelano Encantos de Portugal e de Londres, o Grupo Amigos Populares de Londres, bem como a participação individual da luso descendente Anne Sophie Ascensão que trará aos presentes um espectáculo de dança.




Canta Brasil é cabeça-de-cartaz

A grande atracção deste dia centra-se na actuação do artista nacional Canta Brasil. Este será um espectáculo com muita cor e movimento, sendo uma estreia absoluta num concerto completo com artista e banda na Freguesia da Ilha, pelas 21 horas.

Esta banda, com mais de década e meia, é oriunda de Salvados – Bahia e continua a surpreender com muito swing e alegria. Com 4 álbuns editados em Portugal e várias colectâneas essa banda que contagia tudo e todos, com músicas cheias de ritmos e boa disposição. Na Ilha, o grupo deve cantar os sucessos "Swing de Rua", "Ana Júlia", "Dormir na praça". Para além da sensualidade das bailarinas, o grupo tem a dança contagiante dos capoeiristas.

As festividades e o programa de animação terminam com as batidas e o som do DJ Andy Lux.

A programação do Dia do Emigrante, reúne todas as condições para que se possa homenagear e recordar outros tempos e outras realidades da ruralidade madeirense. António Trindade considera o certame “importante para a economia local e também regional”, pois movimenta largas centenas de pessoas.


Jornal da Madeira - 13/08/2011

Nenhum comentário: