terça-feira, agosto 16, 2011

Dia do Emigrante cresce de ano para ano



Um dos momentos mais marcantes do Dia do Emigrante foi a actuação dos Canta Brasil. Durante o dia e entre outras iniciativas, decorreu uma conferência sobre “Passos para criar uma empresa rural”.


O Dia do Emigrante, na Ilha, em Santana, voltou a ser coroado com sucesso, com «uma grande afluência» este fim-de-semana naquela freguesia. De acordo com o presidente da Casa do Povo da Ilha, muitas pessoas têm vindo a procurar cada vez mais este cartaz de ano para ano». António Trindade referiu que este ano, há muitos emigrantes naquela freguesia, «mas obviamente que esta iniciativa não se cinge apenas aos emigrantes da localidade», sendo que há uma afluência significativa de pessoas de vária partes da Madeira.
Como enalteceu António Trindade, o evento «é uma homenagem e um tributo aos emigrantes por aquilo que têm feito pela nossa terra. O povo da Ilha tem tentado todos os anos dinamizar esta iniciativa de forma a que seja cada vez mais participativa, em Agosto, que é quando os emigrantes regressam em maior número à Madeira». Actualmente, é «o único evento na Madeira direccionado para a emigração no geral e não apenas para uma comunidade específica». Mesmo assim, ressalvou, o cartaz, que tem crescido de ano para ano, é destinado à população em geral.
Ontem, e entre as diversas iniciativas, António Trindade destacou a conferência subordinada ao tema: ”Passos para criar uma Empresa Rural”, cujo objectivo foi o de dar a conhecer junto dos emigrantes e população local, os procedimentos para a criação de uma empresa num meio rural.
Na vertente lúdica, o responsável pela Casa do Povo da Ilha apontou como ponto alto a actuação à noite dos Canta Brasil. Em conversa com o JM durante a tarde de ontem, António Trindade mostrou-se convicto que a banda brasileira iria atrair muitas pessoas ao local, para assistir a um «espectáculo cheio de movimento, cor e dança».






Jornal da Madeira - 15/08/2011

Nenhum comentário: