segunda-feira, maio 06, 2013

Mostra projecta e promove a freguesia da Ilha

XII Exposição Regional do Limão - Uma organização da casa do povo que enaltece a actividade agrícola e homenageia os agricultores locais



PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA

Segunda-feira, 6 de Maio de 2013
Por JM

A “XII Exposição Regional do Limão” decorre hoje e amanhã na freguesia da Ilha, no concelho de Santana e é organizada pela casa do Povo local.

António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo, qualifica a iniciativa como um evento de projecção e promoção da freguesia, que enaltece a actividade agrícola e homenageia os agricultores locais.

A abertura agendada para hoje às 17 horas, será presidida pelo director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Melvill Araújo, enquanto amanhã, às 14 horas, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, preside à cerimónia de entrega de prémios aos agricultores.

O certame é marcado por uma forte componente da cultura tradicional, popular e artística madeirense, destacando-se a Festa do Despique Madeirense, que terá lugar amanhã ao início da tarde, no polidesportivo local, com a participação de repentistas de toda a Região e será acompanhado pelo grupo de cordas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha.

Hoje terá lugar uma Conferência para reflexão “Pensar Global, Agir Local: da produção à promoção do Limão”, em que participam os engenheiros agrónomos Paulo Santos, director de serviços do Comércio Agro-alimentar e Aurélia Sena.

Ainda no âmbito da animação, destaque-se o programa “Concurso de Dança” desta noite às 20:30 horas, que envolve 8 grupos de toda a Região.

António Trindade lembra que o trânsito automóvel foi melhorado com um novo acesso e uma nova centralidade, pelo que não haverá problemas de congestionamento, garantindo que o programa chamará muitas pessoas à freguesia da Ilha, estando agendadas, para amanhã, mais de 10 excursões com origem em diversos locais da Madeira.

A Exposição Regional do Limão reúne todas as características de um arraial madeirense, com barracas de comes-e-bebes, com bolo-do-caco e espetada, para que a Ilha se torne este fim-de-semana num local aprazível, onde acontece também, para além da missa ao fim da tarde de hoje, o teatro e discoteca ao ar livre.


JM

Nenhum comentário: