segunda-feira, maio 06, 2013

Plantas e Usos Tradicionais nas memórias de Hoje - Ilha

Este trabalho consistiu no levantamento da flora aromática e medicinaL da Freguesia da Ilha (Santana), com a recuperação do conhecimento e saberes populares, pretendendo-se que contribuía para estimular a diversificação e valorização das atividades rurais.

Os autores e as instituições envolvidas declinam qualquer responsabilidade relativamente à utilização que possa ser dada às informações transmitidas, sendo este trabalho unicamente um registo do saber tradicional desta comunidade rural.

Esta comunidade rural, assim como um pouco por toda a ilha, refere-se a um chá à operação que consiste em deitar água fervente ou em ebulição, cerca de 2-5 minutos, sobre as partes da planta a extrair as propriedades medicinais. O termo infusão é aplicado, nesta freguesia, quando se refere à extração dos princípios ativos através da mistura do chá ou de partes das plantas com aguardente, durante alguns dias.
Nota: Por ser um trabalho no âmbito da etnobotânica, os nomes vulgares e os termos referidos no uso das plantas transcrevem na íntegra a informação transmitida pelos informantes, de acordo com a sua cultura e o seu conhecimento que passou de geração em geração.

Para mais informação é favor consultar o livro, em formato digital em www.pnm.pt.

Mais se informa que os autores desta publicação são: M. Menezes de Sequeira, S. Fontinha, F. Freitas, L. Ramos e Mª G. Mateus e os editores foram a Casa do Povo da Ilha e o Serviço do Parque Natural da Madeira.



CARVALHO



Nome científico

Quercus robur L.

Origem?

Planta introduzida da Europa, Norte de África e sudoeste da Ásia.
Distribuição?

Cultivada como ornamental e exploração de madeira, naturalizada em zonas de floresta, em locais montanhosos.
Uso tradicional?

O chá de algumas porções da casca foi referido para combater a diarreia.





CAVALEIRA, VISIGODES, CAVALOA



Nome científico

Bituminaria betuminosa (L.) C. H. Stirt.



Origem?

Planta autóctone.



Distribuição?

Frequente em locais secos, expostos, junto ao mar e no interior, ao longo de caminhos ou de terrenos agrícolas abandonados até aos 650 metros.



Uso tradicional?

O chá das folhas foi mencionado para febre e infeções urinárias, para lavar o cabelo com tendência para cair.





CEDRONHA



Nome científico

Chelidonium majus L.



Origem?

Planta autóctone.



Distribuição?

Comum em terrenos abandonados até aos 800m.



Uso tradicional?

O chá das folhas foi referido para o tratamento da gripe. No caso de chagas e verrugas mencionaram a aplicação, diretamente sobre as mesmas, do látex de 3-4-raminhos frescos. Para esquentamentos referiram um chá das folhas juntamente com malva do caminho, usado num banho de assento.



JM

Nenhum comentário: