quinta-feira, maio 11, 2006

Exposição Regional do Limão com Festa do Despique

Organização estima que este ano a produção de citrinos se aproxime das 100 toneladas
O programa da V exposição Regional do Limão foi apresentado, ontem, pelo presidente da Casa do Povo da Ilha (Santana), junto ao Jardim de Santa Luzia.
A principal inovação deste ano é a Festa do Despique, que terá lugar na Junta de Freguesia da Ilha, onde haverá canto e rima por improviso no próximo domingo, no dia 14.
As três vertentes do programa são a tradição, a valorização e a promoção da freguesia. O certame envolve ainda três sectores importantes, nomeadamente a economia, o social e o cultural na agricultura.
O presidente António Ascensão Trindade diz que a Festa e Exposição Regional do Limão é uma «homenagem aos agricultores», e que este é «um contributo positivo para a valorização dos produtos regionais».
O programa será diversificado e o evento abre ao público na tarde de hoje.
Pelas 19h00, será a abertura oficial com a presença do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia.
Para além de António Ascensão Trindade, estiveram presentes na apresentação do programa o vereador da Câmara Municipal de Santana, José António Freitas, e o presidente da Junta de Freguesia da Ilha, Manuel João Jesus.
Outra das inovações deste evento foi a imagem de marca do troféu da autoria do artista plástico Marcelino Caldeira, obra que apela ao movimento e que servirá de marca para as várias edições da Exposição Regional do Limão.
Foi também feita a apresentação da canção oficial da exposição, intitulada "Limão Dourado", música que servirá para o desfile que irá realizar-se no dia 14.
António Ascensão Trindade adiantou ainda que, para este ano, espera que sejam vendidas «100 toneladas de limão».
A V Exposição Regional do Limão encerra domingo, às 19h00, com o grupo musical Banda D´Além.
Nádia Franco

Nenhum comentário: