segunda-feira, maio 15, 2006

Produtores de limão queixam-se de preços baixos



Os agricultores produtores de limão da freguesia da Ilha queixaram-se no dia de ontem dos baixos preços com que são pagos pelos citrinos na origem, adiantando também desconhecerem qualquer tipo de apoio ou de incentivo à produção.

Ao DIÁRIO, um grupo de produtores de limão que também apresentava o seu produto na Exposição Regional do Limão, fez chegar o seu descontentamento com o preço que é pago à produção na origem, a qual muitas vezes não ultrapassa os quarenta cêntimos por quilo.
Além dos preços baixos, os agricultores queixaram-se também da falta de mão-de-obra para trabalhar na terra, sendo aquela que por vezes existe demasiado cara, aumentando de tal forma os custos de produção que em alguns casos há produtores que perdem parte da produção por não terem meios de a recolher.

A juntar ao quadro já de si difícil, estão as pragas que nos últimos anos têm atingido os limoeiros e diminuído os ganhos de produção do citrino. Perante este quadro, a festa do limão foi mais apreciada pelos forasteiros que na tarde de ontem se dirigiram em grande número à freguesia da Ilha e onde puderam assistir ao desfile da Associação Geringonça que apresentou uma coreografia alusiva ao limão que percorreu o centro da freguesia e o espaço onde esteve implantada a Exposição do Limão, a qual recebeu também o Encontro Repentista que juntou cantores ao desafio de Toda a Região.

Dinis Mendonça, Correspondente

Nenhum comentário: