![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJKfFVbEhMK4g02PJgkZ5kfiM85O9K5A_nX-gnlJrATAup3QFT9G1PXbsY2SmDnWSlinhdsIs5zfTKXfZLuuoKmwfpT9JQfMp0DfSI1OAOWQ-mM5p4A5JG6hKheXGx7U98cg-s/s400/13_168847%255B1%255D.jpg)
A 16.ª edição da Semana Cultural da Ilha inicia-se esta quarta-feira e este ano o evento terá como tema de fundo a “Cultura sénior”.
Esta iniciativa já tem alguma história e pretende contribuir para oferecer oportunidades culturais às pessoas da freguesia, bem como promover e atrair a visita de muitos madeirenses a esta localidade do norte da Madeira. A abertura oficial deste evento ocorre pelas 14h e contará com a presença do edil de Santana.
A partir das 14h15 horas ocorrerá a abertura oficial da Semana Cultural com a inauguração de exposições temáticas na Casa do Povo da Ilha, a saber: mostras promovidas pelos centros de convívio do concelho; “Espaço Shopping: Livraria Bertrand e Ao Seu Lar”; “Materiais Jornal de Papel”, de Maria Luísa Pestana; “Ficha Técnica dos Idosos do Centro de Convívio da Casa do Povo da Ilha” e uma exposição de fotografia “Olhares sobre a Pobreza e Exclusão Social”, do Centro de Segurança Social da Madeira. Depois da actuação da Banda Municipal de Santana haverá o II Circuito de Carros de Pau e a V Demonstração de Carros de rally, sendo entregues prémios aos participantes no final do dia.
Durante toda esta semana cultural e a exemplo de edições anteriores, haverá um programa completo e recheado de debates temáticos. Assim, na quinta-feira, haverá uma conferência sobre a temática “Alfabetização sénior”, por Anabela Chá-Cha, especialista em Educação Sénior. A animação estará a cargo do Centro de Convívio da Casa do Povo do Arco de São Jorge, do Centro de Convívio de São Jorge e do Centro Comunitário da Câmara Municipal do Funchal, com a presença do Lar da Bela Vista.
Na sexta-feira haverá a conferência “Cidadania Sénior numa Sociedade em mudança”, por António Jorge Pinto, licenciado em Educação Sénior. A animação estará a cargo do Centro Social e Paroquial da Graça e estarão presentes a Casa da Sagrada Família de Gaula, o Centro de Convívio do Faial, Centro de Dia de Santana.
Os debates temáticos e a animação continuam durante toda a semana com a presença de diversos prelectores sobre a temática “Cultura sénior”.
No sábado haverá uma sessão de cinema do Inatel e um espectáculo de teatro com a presença do Curso Profissional de Artes de Espectáculo – Interpretação – Conservatório, Grupo de Teatro da Casa do Povo da Ilha, Grupo de Teatro da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos e Grupo de Teatro “Ao Minuto”, da Casa do Povo de Santa Cruz.
No domingo será projectado o filme “As memórias que nunca se apagam”.
Jornal da Madeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário