domingo, novembro 20, 2011

Desenvolvimento marca Semana Cultural da Ilha



“Valores e Desenvolvimento Local” é o tema central da XVII Semana Cultural da Ilha, que irá decorrer no Centro Cívico desta freguesia, de hoje até ao próximo dia 27 de Novembro.




O director regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva, abre hoje, oficialmente, pelas 15h00, a Semana Cultural da Ilha, com uma visita às exposições patentes na Casa do Povo daquela localidade, seguindo-se um concerto pelo grupo Ensemble de Precursão do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Promover e divulgar o que se faz e produz na freguesia da Ilha em termos culturais, no concelho de Santana, e dar aos residentes e visitantes uma oportunidade para se enriquecerem culturalmente, são os principais objectivos da “XVII Semana Cultural”. Esta iniciativa, segundo o presidente da direcção da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do evento, António Trindade, «é uma organização sem tabus, sem limitações geográficas, porque o objectivo principal é gerir, congregar, afirmar e criar oportunidades». Acrescenta ainda que «este evento, como todas as iniciativas organizadas por esta entidade são abertos ao Concelho e à Região».

Ao longo desta semana de elevação da cultura e da localidade decorrerão acções relacionadas com as comemorações do 50.º aniversário da paróquia da Ilha, da responsabilidade do Pároco local, Afonso Rodrigues.

As comemorações associadas à Paróquia terão lugar na segunda-feira, dia 21, a partir das 19h, e incluem um encontro com todos os sacerdotes, vivos e residentes na Região. Os sacerdotes, Bernardino Trindade, Cónego António Rodrigues Rebola, Manuel Jorge Neves, Carlos Manuel Freitas, Rui Alberto Pontes e José Afonso Rodrigues, darão o seu testemunho integrando um painel denominado “Paróquia da Ilha: 50 anos de vida e de história”.

A par disso, estarão patentes vários trabalhos, nomeadamente, réplicas feitas com fósforos do artesão António Dinis, exposição e passagem de um vídeo do projecto “arte de portas abertas” sendo responsável do projecto José Maria Montero, a artista plástica Nubélia Sá com o trabalho “Correntes Mentais” e as “Maquetas de Escultura” da autoria de Luís Paixão. É também possível ver uma exposição fotográfica “Retrospectiva da Paróquia e da Freguesia da Ilha”.

O painel de oradores conta com a participação de Jerónima Carvalho e Rui Carita, que, no dia 22, irão abordar o “Percurso, Desenvolvimento e Notoriedade da Freguesia da Ilha”. Por seu lado, Luís Paixão, no dia 24, falará sobre “A arte e o desenvolvimento local”. Sara André, Directora da Fundação da Juventude será oradora do tema “Juventude e o Desenvolvimento Local” na Sexta-feira, e no encerramento da Semana, no dia 27, Sérgio Marques aborda “Os Desafios ao Desenvolvimento Local”. Exceptuando a conferência do encerramento que decorrerá pelas 15h, todas as outras palestras decorrerão a partir das 19h.

No âmbito desta “XVII Semana Cultural” haverá um pequeno espaço de vendas ao público da responsabilidade da Livraria Paulinas, da paróquia e do projecto social “Ao seu Lar”.

A organização deste evento está à responsabilidade da Casa do Povo da Ilha, que conta com a parceria do Governo Regional, da Paróquia da Ilha, Livraria Paulinas, Câmara Municipal de Santana, INATEL e dos Apoios Comunitários do PRODERAM.

Fazendo uma retrospectiva da Semana Cultural, o presidente da entidade organizadora dia que «têm participado nesta semana dezenas de ilustres personalidades ligadas à cultura e à arte, debateram-se temas pioneiros e em voga, ao nível cultural e de desenvolvimento, sendo que estiveram patentes trabalhos plásticos artísticos de excelência. Temos o orgulho em dizer que passou por cá do melhor que se faz na Região». Por seu turno, afirmou estar ciente que «esta iniciativa tem sido congregadora de sinergias, tendo contribuído para desenvolver e criar oportunidades para a instituição e para a população da Ilha».

Refre ainda que, «a concretização da Semana Cultural deve-se, em muito, ao intercâmbio associativo e ao espírito altruísta e voluntário de artistas e oradores, daí que os custos inerentes à organização do evento são reduzidos, uma vez que decorrem no interior do Centro Cívico da Ilha. Aliás, Semana que é o esplendor da rentabilização das magníficas instalações que o Centro Cívico e a Casa do Povo têm, desde 2004».

Nenhum comentário: