sexta-feira, novembro 18, 2011

Ilha acolhe Semana Cultural

No próximo domingo, dia 20 tem início a XVII Semana Cultural da freguesia da Ilha. A iniciativa é promovida pela Casa do Povo da Ilha e decorre até o dia 27, este ano sob a temática “Valores e desenvolvimento local”.
O objectivo é reflectir sobre o que já foi a freguesia, o que é agora e o seu processo de evolução. O facto deste ano a paróquia estar a celebrar os seus 50 anos, vai ser incluído nesta temática.
A abertura está prevista para as 14.30h de domingo. Durante a semana vão decorrer várias conferências, a partir das 19.30 horas.Vão ser convidados os ex-párocos para darem o seu testemunho e falarem da sua experiência e recordar, sobretudo, o Pe. Geraldo, que foi um marco na paróquia, que esteve na origem da construção da igreja.
O Pe. Geraldo ficou na memória das pessoas, de então, porque empenhou-se muito na construção do templo religioso. Na altura, a Ilha era um sítio de São Jorge tendo sido elevada a freguesia há 21 anos. A construção da igreja veio trazer mais desenvolvimento àquela localidade.
Do programa, destaque ainda, no dia 26, para o circuito dos carros de pau e a demonstração de carros de rally. Na parte da manhã, vai ser feita uma demonstração das peças em vime, uma tradição que se está a perder. A cerimónia de encerramento está marcada para o dia 27, a partir das 14.30 horas.
O presidente da Casa do Povo da Ilha, António Trindade sublinha a importância deste evento que vai na sua XVII edição, porque “tem marcado a agenda local e regional, sendo gerido por uma instituição que tem como objectivo criar oportunidades e afirmar a localidade como pólo de atracção cultural que, apesar de pequena, tem qualidade sendo este evento o mote para todos quantos queiram participar”.
Por aqui já passaram diversas personalidades, com grande importância ao nível cultural e da arte. Este evento só é possível devido a um conjunto de sinergias, onde se destacam as exposições e iniciativas de importância e diversidade cultural que vão de encontro a todo o tipo de público e faixas etárias, que primam pela afirmação da localidade e das suas tradições.

Élia Freitas


Revista Olhar - Jornal da Madeira
18/11/2011

Nenhum comentário: