quarta-feira, novembro 16, 2011

'XVII Semana Cultural' promove freguesia da Ilha


Evento decorre entre os dias 20 e 27 do corrente mês. Programa inclui conferências sobre vários temas, animação musical, corridas de carros de pau e uma reunião de todos os antigos párocos que passaram por esta freguesia.




Promover e divulgar o que se faz e produz na freguesia da Ilha em termos culturais, no concelho de Santana, e dar aos residentes e visitantes uma oportunidade para se enqiquecerem culturalmente são os principais objectivos da 'XVII Semana Cultural' desta freguesia, que se realiza entre os dias 20 e 27 deste mês. A apresentação oficial deste evento teve lugar esta manhã no Funchal, tendo o presidente da Casa do Povo da Ilha referido que o tema de este ano será 'Os valores e desenvolvimento local'.
A organização deste evento está à responsabilidade da Casa do Povo da Ilha, que conta com a parceria da Livraria Paulinas, Governo Regional, Câmara de Santana, ADRAMA e INATEL. "Falando de valores e dos 50 anos da paróquia esta é uma forma de juntar estas forças para este evento", disse António Trindade, acrescentando que esta iniciativa "é uma organização sem tabus, sem limitações geográficas porque o nosso objectivo enquanto instituição é gerir, afirmar e criar oportunidades".
António Trindade, que sublinhou o facto deste evento não acarretar quaisquer custos para a Casa do Povom, explciou que todas as actividades terão lugar no interior do Centro Cívico local e são abertas a todas as pessoas interessadas. "Este é um evento que tem primado pela qualidade, pela excelência e pela grandeza de todos aqueles que têm participado nas sucessivas edições."
O programa de este ano inclui a realização de conferências sobre variadas temáticas, exposições, encontrso da terceira idade, exibições de filmes, teatro e actuações musicais. "Esta é uma oportunidade que a instituição tem para oferecer uma diversidade cultural à localidade, sobretudo como forma de afirmação, mas também como forma para aproveitar as oportunidades que já existem a nível dos recuirsos humanos, logítico e de exposições e oportunidades. No fundo é potenciar o que já existe e os diversos recursos disponiveis."
Para além das actividades culturais e de animação previstas, a 'XVII Semana Cultural' vai também contar com um pequeno espaço de vendas ao público que contará com a participação de um stand de vendas da Livraria Paulinas e da associação 'Ao seu Lar'.
A oportunidade será também aproveitada pela paróqia local para assinalar o seu 50º aniversário. As comemorações, segundo explicou o pároco local, Afonso Rodrigues, terão lugar na segunda-feira, dia 21, serão simples e incluem a reunião de todos os sacerdotes que já passaram por aquela paróquia. Cada um dos sacerdotes presentes falará um puco sobre as experiências vividas naquela paróquia. Bernardino Trindade, Cónego António Rodrigues Rebola, Manuel Jorge Neves, Carlos Manuel Freitas, Rui Alberto Pontes e José Afonso Rodrigues são os sacerdotes convidados para estarem presentes.
"Este ano, por estarmos a comemorar os 50 anos da paróquia, achámos por bem que fosse realizada uma acção simples, mas que dissesse alguma coisa às pessoas locais e pensámos que uma das iniciativas seria congregar os sacerdotes que passaram por esta paróquia e recordar os que já partiram", explicou o pároco Afonso Rodrigues.




Diário de Notícias - 16/11/2011

Nenhum comentário: